Não é de se espantar! Afinal, são mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação no país. Com o passar dos anos, esses animais ganharam status de membros da família; por isso, os donos sentem cada vez mais necessidade de oferecer a eles tudo do bom e do melhor.

Mas não são apenas os pet shops que levam vantagens dessa mudança de comportamento. Propostas de negócios inovadores, já presentes em outros setores, também começam a conquistar seu espaço no mercado pet.

As novas estratégias de produtos e serviços inovam na experiência do cliente, tornam a entrega mais eficiente e adicionam valor. Conheça alguns desses negócios a seguir!

 

DogHero

DogHero é uma plataforma que utiliza o conceito de economia compartilhada. Trata-se de uma comunidade de donos de cães (também com opção para gatos) que precisam de um lugar para seu animal ficar durante viagens e anfitriões que podem recebê-los.

Presente no Brasil, na Argentina e no México, a DogHero conta com mais de 15 mil anfitriões. Toda a negociação é realizada dentro da plataforma, inclusive o pagamento. Recentemente, a DogHero adicionou o serviço de passeio de cães, ainda limitado, porém, a algumas cidades.

 

Zee Dog

A Zee Dog é uma marca de design de coleiras que também vende outros produtos, como camas, brinquedos e roupas. Apesar do nome, também oferece produtos para os felinos e possui coleções especiais, com temas como Star Wars. Além disso, existem alguns produtos para os  “pet lovers”.

O diferencial da loja são os modelos, que possuem estampas variadas e divertidas. Afinal, se nós podemos nos vestir com estilo, por que os animais não podem?

 

Pet Love

Este e-commerce voltado para o mercado pet existe desde 1999, mas implementou mudanças inovadoras no decorrer dos anos. Uma das principais é o serviço de assinaturas que permite que você programe compras periódicas de ração ou areia sanitária, por exemplo.

Basta controlar as assinaturas pelo aplicativo e deixar a preocupação de lado, mantendo seu bichinho sempre alimentado. Outro diferencial é que o site oferece milhares de produtos de várias marcas, permitindo uma experiência de compras agradável.

 

Tudo de Cão

Cães podem ser o melhor amigo do homem, todavia alguns apresentam comportamento um pouco complicado. No entanto, com o estímulo certo, é possível adestrar seu cão em casa. É isso que a Tudo de Cão oferece: cursos on-line de adestramento.

E mais: existem opções presenciais individuais e em grupo e treinamento em domicílio. Assim, donos podem ensinar seus cães, sem punição e com técnicas embasadas pela ciência.

 

Flat Nose Dog School e Dog Company

A Flat Nose Dog School une o serviço de hotel para cães ao treinamento e adestramento. Donos que ficam fora de casa muito tempo podem deixar seus animais no local, onde terão convivência com outros cães e passarão por treino diário.

Outra vantagem é que as pessoas podem aprender truques para realizar em casa, aumentando o potencial da metodologia. Outros produtos incluem cursos de adestramento presencial, individual e em grupo.

Já a Dog Company é um e-commerce de produtos com design exclusivo, incluindo coleiras, roupas, skin care, brinquedos e outros.

 

FitBark

Os wearables (tecnologias vestíveis) também encontraram seu espaço no mercado pet. O FitBark funciona como as pulseiras fitness utilizadas em humanos. Trata-se de um dispositivo que, colocado na coleira do animal, fornece informações sobre sua saúde e bem-estar.

Assim, é possível controlar, diretamente no celular, por meio dos aplicativos, a quantidade de exercício e a comida ingerida. Os dados podem ser compreendidos por leigos, mas também auxiliam veterinários em tratamentos.

 

PinMyPet

Um dos maiores pesadelos de donos de animais é ver seu pet perdido sem saber onde está. Infelizmente, isso pode acontecer. Basta um breve descuido. A PinMyPet oferece uma solução para o problema: um rastreador GPS para a coleira de cães e gatos.

Caso ocorra uma fuga, é só olhar no mapa da plataforma e descobrir onde o bichinho pode estar. E também é possível monitorar as atividades, como distância percorrida durante o passeio.

 

Litter Kwitter

Você já viu algum vídeo na internet de gatos fazendo xixi na privada humana? Isso é trabalho da Litter Kwitter. A empresa oferece uma caixinha própria para ajustar no vaso sanitário comum, a fim de fazer com que o animal se acostume com o local.

Com o treinamento explicado passo a passo no site, com duração de oito semanas, é viável ensinar o gato a se aliviar sem sujar nada. Alguns até mesmo dão descarga!

 

Vet Calculator

As inovações no mercado pet não são feitas apenas para donos de animais de estimação. Os veterinários também ganham produtos, como o Vet Calculator. O aplicativo oferece a possibilidade de realizar cálculos com base nas informações dos exames e verificar a saúde dos bichos com facilidade.

 

Inovação em todos os setores

Como você viu, é possível criar vários negócios inovadores para o mercado pet. Na verdade, a inovação pode estar em todos os lugares. Exige-se somente a criação de processos mais eficientes e voltados para as necessidades do público.

Mas como inovar? Conheça o canvas modelo de negócio:

O QUE É BUSINESS MODEL CANVAS E COMO APLICÁ-LO NO SEU NEGÓCIO

 

Leia mais sobre Inspiração Para seu negócio


Quer receber mais
conteúdos como esses?

cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email:

Obrigado por cadastrar o seu e-mail. Seja bem-vindo à comunidade Inovação Sebrae Minas.