Existem várias formas de gerar engajamento com potenciais clientes por meio do conteúdo. A melhor estratégia é utilizar formatos e plataformas diferentes, mas que ainda tenham a ver com seu público. Você já pensou, por exemplo, em ter um podcast?

O formato era considerado como a alternativa ao rádio, que é uma mídia de massa. Agora, os podcasts se diferenciam exatamente por focar em nichos específicos. Quando surgiu, esse modelo parecia ser apenas uma moda. Mas chegou para ficar e hoje muitas empresas utilizam-no a fim de reforçar sua marca, divulgar produtos e muito mais.

Neste artigo, entenda melhor o que é podcast, quais são os benefícios que essa mídia pode trazer para empresas e como funciona a produção de um programa nesse formato.

O que é podcast

Podcasts são programas de áudio parecidos com uma conversa. Podem ser realizados com entrevistados, apresentadores e até mesmo por apenas uma pessoa.

É comum que podcasts tenham um nicho específico ou um modelo repetido entre os episódios. Alguns ainda abrangem vários temas ou têm cunho jornalístico – sempre assuntos do momento.

Mais importante do que aprender o que é podcast é compreender como a ferramenta pode favorecer a sua empresa. Confira abaixo mais detalhes sobre isso.

 

Por que criar um podcast para a sua companhia

Os podcasts podem ter valor para o marketing da empresa? Eles têm potencial para isso. Além de passar informações, você também divide com a audiência características da sua personalidade e tom de voz. Na identificação do público com a marca, isso tem muito valor.

Além disso, adicionar mais um formato de mídia à sua estratégia abre para a possibilidade de alcançar um público que não seria atingido com blog posts, por exemplo. Uma pessoa pode não gostar de ler ebooks, mas amar ouvir podcasts.

Veja outros benefícios:

Criar relações de confiança

Todos nós preferimos fazer negócio com alguém em quem confiamos. Podcasts são uma ótima oportunidade de mostrar para o seu público quem você é, isto é, dar voz à sua companhia. Assim, as pessoas vão sentir mais como se conhecessem as pessoas por trás daquela empresa.

Além disso, falar sobre seu negócio, as dores da sua persona e as soluções que podem resolvê-las demonstra a propriedade com que você trata o assunto. Isso cultiva a confiança do público.

Para aproximar ainda mais as pessoas do seu podcast, você pode incluir segmentos de comentários e discuti-los durante o programa.

Melhora suas habilidades de fala em público

Se você for o CEO ou o presidente da empresa e não tem costume de falar em público, o podcast pode ser uma ótima forma de começar. Como os programas são previamente gravados, em um primeiro momento será apenas você, o microfone e um convidado.

Aos poucos, quando a resposta da audiência for positiva, você ganhará mais confiança. Pode ser bom tanto para você quanto para o seu negócio.

Reconhecimento de marca

Manter episódios de podcast ajuda a desenvolver a marca. É possível integrar informações sobre produtos e serviços aos assuntos de cada episódio, aumentando a familiaridade e consequentemente o reconhecimento de marca.

Fáceis de criar

Além de tudo, criar um podcast não é um trabalho difícil. Você pode começar com um microfone, um apresentador e ir trabalhando melhor a produção ao longo do tempo.

A seguir, vamos listar alguns passos para você começar o seu podcast.

 

Como funciona um podcast

Agora que você já entendeu o que é podcast e como pode beneficiar a sua empresa, vamos observar alguns passos básicos para começar o seu.

Decida um tema

Comece definindo o tema e alguns assuntos possíveis para o seu podcast. O ideal é que você siga o mesmo caminho de outras ações de marketing digital. E assim como seus posts de blog, redes sociais e outros conteúdos, o podcast deve trazer valor para a audiência.

Defina um formato

Aqui você deve ser criativo e tentar adequar o seu podcast ao gosto da audiência. Os principais formatos são:

  • Monólogo (você falando para o microfone e dividindo histórias, dicas ou ideias).
  • Entrevistas (pelo menos um apresentador com um convidado diferente a cada episódio).
  • Vários apresentadores (pelo menos dois apresentadores dividem o conteúdo com a audiência em uma espécie de conversa).

Escolha um meio de gravação

Aqui, para soar mais profissional, você pode investir mais em equipamentos sofisticados. Mas isso depende do estilo da sua audiência, que pode estar acostumada a algo mais casual. Nada impede, por exemplo, de realizar uma entrevista por Skype.

De qualquer forma, tenha um microfone disponível ou pelo menos um smartphone com boa gravação. Ter bons headphones também ajuda. Você pode gravar nos seguintes programas:

  • App de gravação já instalado
  • Google Hangouts
  • Spreaker (várias formas de captura de áudio e programas de gravação)
  • Skype
  • GoToMeeting e Appear.in (como Skype, só que online)

Produza seu podcast

Com o arquivo de áudio em mãos, falta produzir o podcast. Isso significa cortar algumas partes, caso seja necessário, e adicionar transições e músicas para tornar os episódios mais interessantes.

Você pode utilizar programas gratuitos, como o Audacity ou o GarageBand, bem como o próprio celular. Não se esqueça de utilizar músicas com direitos autorais liberados. Acesse algumas aqui (em inglês).

Hospede o podcast

Agora que está tudo pronto, falta um lugar para colocar o seu podcast a fim de que as pessoas ouçam. Você pode colocar no próprio site, hospedando-o pelo Soundcloud, por exemplo. Ou em um site específico, como o Mundo Podcast. Spotify e iTunes também possuem base para isso. Entre em contato com as plataformas para saber as especificidades.

Não se esqueça de divulgar o seu podcast nas redes sociais, no blog e no site. Quanto mais ouvintes gostarem do seu programa, mais eles vão espalhar a notícia!

 

Mais uma forma de fazer marketing

E aí, gostou de aprender o que é podcast? Essa pode ser mais uma ferramenta visando a incrementar suas ações de marketing. Com uma boa pauta e bons apresentadores,  certamente fará sucesso. Boa sorte!

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