5 pontos de atenção para 2023 e como eles impactam o seu negócio
Prepare seu negócio para 2023 com esses 5 pontos cruciais. Fique à frente da concorrência!
Temos percebido, ao longo dos anos, como a inovação vem se tornando um dos temas necessários nos negócios, além de fazer parte da rotina de quem pensa e gerencia empresas. Mas é preciso entender por onde começar!Acreditamos que um bom caminho é pensar e entender o que as referências mundo afora estão desenvolvendo em inovação, para sabermos quais temas são mais relevantes aos novos consumidores e percebermos como as lideranças mundiais vêm trabalhando suas estratégias. É com esse objetivo que elencamos 5 pontos fundamentais que você precisa saber para adequar o seu modelo de negócio nos próximos anos, pois, de uma forma ou de outra, esses temas irão impacta-lo nesse futuro próximo, uma vez que irão moldar o comportamento das sociedades, das empresas e das pessoas.
1 – Mudança geracional
Os nascidos entre 1995 e 2010 são chamados de Geração Z, a primeira geração nativa digital. Com domínio da tecnologia, ampliaram suas relações tanto com pessoas, quanto com marcas, produtos e serviços para múltiplos canais, mas são ansiosos (senso de urgência em tudo). Essa geração atualmente já corresponde a 2,6 bilhões de pessoas, que têm cerca de 30% do poder global de consumo, além de influenciarem as compras da família. Os nativos digitais costumam viver num mundo individual e personalizado, mas, ao mesmo tempo, coletivo e colaborativo, sempre intermediados pelo mobile, uma vez que eles são “mobile first” (primeiro o smartphone).Com isso, percebe-se claramente que entender essa geração é importante para o futuro do seu negócio, pois estima-se que, no final dessa década, eles respondam por 50% do poder aquisitivo e sejam a grande força impulsionadora das estratégias de negócios das empresas. Ou seja, em 2030 a Geração X será "cinquentona" e sua sucessora, a Y, estará chegando aos 40 anos, portanto fica claro que será o momento da Geração Z comandar as decisões de compra do mundo.
2- Vida Digital
É importante ter claro que a vida multitela veio para ficar, há tempos ela já deixou de ser uma tendência e se tornou realidade em nossas vidas. Para bilhões de pessoas o digital é o principal meio de acesso ao conhecimento e de relacionamento com as pessoas. Nesse sentido, é claro que a Geração Z encabeça o movimento, mas ele se estende a todos, dos mais velhos aos mais novos.Além disso, nós naturalmente navegamos num mundo híbrido de várias telas, do smartphone ao computador, em seguida para a TV, tablet, wearable (equipamentos tecnológicos que se veste) e para dispositivos “invisíveis”, como os de comando de voz e os sensores que tomam decisões automaticamente. Essa nova realidade tende a definir o caminho para onde o seu negócio deve seguir, além de você, sua marca também precisa estar presente e posicionada no mundo híbrido. O "como" e "onde" você pode definir baseando no conhecimento do seu cliente.Para além do contexto de multitelas, percebemos um desdobramento para uma realidade “multividas”, isto é, em que o físico e o digital começam a se fundir e passam a existir simultaneamente. O avanço tecnológico, especialmente com o metaverso, está aperfeiçoando as conexões e experiências digitais, tornando-as tão reais e presentes em nossas vidas quanto as físicas. Dentro desse contexto, novas formas de consumo surgem, um novo mercado, com geração de oportunidade de consumo no mundo digital, em que a posse de bens ultrapassa as barreiras do concreto e pode existir inclusive dentro de um game.
3- Inteligência artificial presente na nossa vida
O ambiente digital é permeado pela tecnologia, com isso numa vida híbrida as fronteiras do uso da tecnologia serão tênues e as vezes pouco perceptível por nós. Já estamos usando inteligência artificial, algoritmos e bots para várias atividades do nosso dia a dia. E a tendência é que isso vire muito maior até o final dessa década. Portanto, IA, algoritmos e bots serão usados para identificação de pessoas nesse mundo cada vez mais digitalizado. Com isso surge a possibilidade e a oportunidade da hiperpersonaliação gerando assim o “eugoritmo” que poderá automatizar aspectos como alimentação, consumo, trabalho, entretenimento, equilíbrio e até mesmo afeto. Ou seja a identidade da pessoa se definirá cada vez mais com o uso da tecnologia, uma vez que haverá cada vez mais a interação com inteligência artificial, algoritmos e bots.
4- Mundo cripto
As criptomoedas não podem ser consideradas modismo mas sim uma nova forma de se fazer e desenvolver negócios. Representado pelos tokens e NFTs esse ambiente digital gera uma nova estética, chamada de criptoestética, que são essas artes digitais que vêm sendo comercializadas. Com isso surgem novos paradigmas e novos valores que irão determinar até mesmo o valor dos negócios. Surgem possibilidades de locação e compra de espaços virtuais e também possibilidade de consumo dos cripto ativos, além das artes digitais que serão o grande valor do metaverso. Logo os negócios não valerão somente pelo que entregam mas sim pela sua capacidade de gera impacto social relevante para a sociedade. Ou seja, surgem para os negócios novas possibilidades de produtos, de divulgação e de venda em novos universos como nos games por exemplo, Fortnite, Roblox, Minecraft são grandes comunidades de jogadores que podem ser consumidores de produtos físicos ou digitais.
5- Sustentabilidade reinventada
A sustentabilidade baseada somente na reciclagem não pegou e não atingiu os patamares necessários, com isso, surgem novas possibilidade de reuso, ressignificando o consumo e oferecendo uma nova forma de utilizar esses produtos, aumentando seu share of life (vida útil). Cuidar do planeta é uma pauta urgente e impõe processos produtivos adequados, recuperação do meio ambiente e reflexão quanto ao consumo. Os negócios deverão ser “as sustentable as possible”, ou seja fazer o possível para contribuir com a sustentabilidade, diminuindo resíduos, cuidando para o descarte seja feito corretamente e se atentando para as energias limpas. E lembre-se de divulgar suas ações, por menores que sejam, afinal, o cliente escolhe a marca que irá consumir pensando muito além do que o produto ou serviço que você vende, propósito e atitudes sustentáveis aumentam a identificação e o desejo do consumidor. Este conteúdo foi escrito pela Analista de Inovação do Sebrae Minas, Alessandra Simões.Não perca, também, conteúdos exclusivos sobre o futuro do varejo e as novidades que vão impulsionar o seu negócio. A NRF é o maior e mais importante encontro de varejo do mundo e o Sebrae Minas traz para você as tendências que serão apresentadas por lá. Acompanhe a cobertura NRF 2023 e fique por dentro das Grandes Tendências.Todos os registros também estão disponíveis na aba de vídeos do nosso Portal.