7 novas tecnologias que podem ajudar pequenas empresas

Compartilhe este conteúdo:

Como proprietário de uma pequena empresa, você pode olhar as novas tecnologias como algo distante, caro e que não traz tantos benefícios. Mas a verdade é que o investimento em tecnologia tem potencial de transformar o seu negócio. Segundo a Forbes, pequenas empresas devem investir em inovação tecnológica por pelo menos três motivos:

  • Vale a pena: a primeira coisa que você precisa saber é que não é algo necessariamente caro. As ferramentas as quais você pode ter acesso como pequena empresa trazem benefícios tão significativos para a produtividade e para a qualidade das entregas que o retorno pode ser mais rápido do que você imagina.
  • Desenvolvimento de software pode impulsionar o negócio: se deseja elevar o patamar da sua empresa, você precisa contar com o desenvolvimento de softwares. Ter essa inteligência pode resultar em novos clientes e parceiros, além de destaque no mercado.
  • Melhor interação com clientes: entregas mais rápidas e suporte otimizado se tornam um diferencial. Veja o caso dos chatbots: 60% dos millennials já utilizaram algum, e 70% desses ficaram satisfeitos com a experiência.

Com tais possibilidades em mente, que tal começar a investir em tecnologia? Se você não sabe por onde começar em meio a tantas opções que despontam no mercado, continue lendo para conhecer as oito maiores tendências na área para micros e pequenas empresas.

 

novas tecnologias

 

1 – Unificação de softwares

O dia a dia de uma empresa muitas vezes é repleto de ferramentas, como Slack e Trello, além de plataformas específicas, como Salesforce para vendas e RunRun.It para gestão de processos. Quando todos precisam ganhar familiaridade com os softwares, incluindo equipe, clientes e parceiros, existe perda de tempo e produtividade.

Por isso, a unificação de softwares se coloca como o futuro do trabalho. Novas tecnologias são capazes de conectar todas as ferramentas e criar uma experiência suave e sem interrupção. Um exemplo é o Zapier, que permite integração entre serviços.

 

2 – Marketing de influência

Apesar de não se tratar de uma nova tecnologia logo de cara, o marketing com influenciadores requer avanços para ser realmente efetivo. Temos aqui um e-book sobre esse tipo de marketing e por que razão você deve pensar em investir nisso.

Por meio de ferramentas que personalizam e segmentam a audiência, é possível designar os influencers certos, impactando usuários no momento correto. Veja a Hubble, por exemplo, que conecta empresas e produtores. Além disso, a medição de resultados pode ocorrer em tempo real, gerando insights para a empresa.

 

3 – Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)

VR é uma tecnologia que permite imersão virtual em um ambiente, ao passo que AR é a inclusão de elementos virtuais em um cenário real. Ambas as tecnologias trazem a possibilidade de visualização de produtos e serviços, com uma experiência expansiva para o cliente, algo muito valioso às empresas.

O Oculus Rift e o Pokémon Go foram dois casos muito conhecidos dessas tecnologias. Mas elas podem estar próximas de micros e pequenas empresas. Saiba mais neste post!

 

4 – Automação

A cada dia, as ferramentas de automação ficam mais robustas e complexas. Várias áreas do seu negócio podem ser automatizadas, o que faz com que os processos sejam mais eficientes, rápidos e baratos. Isso tem potencial de ficar ainda mais refinado, uma vez que a inteligência artificial entra na jogada.

Procure investir nessas tecnologias que, além de tornar o trabalho mais fácil, permitem a você e a sua equipe se concentrarem no que realmente importa. Em relação às empresas pequenas, isso é mais urgente ainda, já que a automação torna possível a plena utilização das habilidades dos colaboradores. Confira, por exemplo, a ferramenta RD Station, pela qual é possível automatizar todo o trabalho de marketing digital.

 

5 – Internet das Coisas

A Internet das Coisas cria conexões entre a web e os objetos do dia a dia por meio de sensores, redes e outros dispositivos. Isso expandiu as nossas possibilidades com produtos e serviços: smart homes e automação de veículos são alguns exemplos. Hoje, existem 14 bilhões de dispositivos impulsionados com a IoT no mundo.

Saiba mais sobre IoT baixando nosso e-book sobre tendências revolucionárias de mercado.

Essa tecnologia é valiosa para direcionar investimentos, encontrar novas oportunidades de negócio e reduzir o custo operacional de diversas formas. Assim, veremos a IoT cada vez mais, inclusive em micros e pequenas empresas.

 

6 – Computação em nuvem

Atualmente, é possível que negócios sejam geridos, e serviços sejam entregues totalmente pela internet. São os chamados SaaS – ou “software as a service” (saiba mais aqui). Para que funcionem bem, a computação em nuvem é essencial. No entanto, o potencial dessa tecnologia ainda não foi totalmente explorado pelos pequenos negócios.

A nuvem pode ser melhorada, alterada e atualizada com mais frequência em empresas menores, o que possibilita a entrega ainda mais otimizada. Já pensou quantos tipos de serviço estão a sua disposição para você adicionar ao seu mix por intermédio do modelo SaaS?

 

7 – Inteligência artificial (AI) e chatbots

Como vimos até aqui, muitas novas tecnologias são voltadas a maior eficiência do processo. No que tange à AI, não é diferente. Esse avanço chega às pequenas empresas com a possibilidade de aumentar a rapidez do processo. Além disso, pode oferecer uma experiência mais personalizada ao cliente.

Uma das práticas mais emergentes é a dos chatbots. Eles possibilitam que o atendimento ao consumidor seja filtrado e, com isso, gere resultados melhores. Saiba mais como utilizá-los no seu negócio.

 

Invista em novas tecnologias

Os novos avanços que começam a surgir no mercado trazem otimização para as entregas das empresas. Além disso, libera um esforço que pode ser concentrado em áreas mais assertivas. Assim, investindo em novas tecnologias, você orienta melhor as decisões do negócio e faz com que o lucro venha em forma de resultados mais fortalecidos.

Quer saber mais das tendências que podem levar sua empresa a outro patamar? Baixe a primeira parte do nosso e-book:

NEGÓCIOS E TECNOLOGIA: TENDÊNCIAS REVOLUCIONÁRIAS DE MERCADO – PARTE 1

Boa leitura!