5 livros de não-ficção indicados pelo criador do Design Sprint
Leia os 5 livros de não ficção recomendados pelo criador do Design Sprint. Amplie seu conhecimento! Clique para a lista.
Se você teve contato com o design sprint, provavelmente já ouviu falar de Jake Knapp, o designer criador da metodologia. Jake trabalhou durante dez anos na Google e na Google Ventures, onde criou o sprint e ofereceu consultorias para empresas como Slack, Uber, LEGO e The New York Times.Se você ainda não conhece o design sprint, não deixe de conferir nosso e-book, que explica o passo a passo para criar produtos em cinco dias.
Neste artigo, listamos cinco livros de não ficção indicados por Jake em sua newsletter. São títulos perfeitos para quem está criando produtos e precisa de inspiração, dicas e ensinamentos de grandes escritores. Vamos lá!
Ideias que Colam, de Chip and Dan Heath
Os irmãos Heath possuem três livros de não ficção que se tornaram best-sellers (confira outro exemplo no próximo item da lista). Dan é professor da Duke University e Chip, da Stanford Graduate School of Business.Nesse livro, eles explicam o que faz algumas ideias se tornarem famosas e conquistarem o público. Você vai ver como elas são simples, inesperadas, concretas, críveis, emocionais e com bom storytelling.Se você precisa de inspiração para desenvolver um conceito marcante, precisa ler essa obra e descobrir o segredo das ideias duradouras. Adquira o livro aqui.
The Power of Moments, de Chip e Dan Heath
Outro best-seller dos irmãos Heath, The Power of Moments (o poder dos momentos, em tradução livre) explora como certos momentos podem alavancar nossas vidas e nos transformar para sempre.O livro é feito de histórias de pessoas que criaram esses momentos: donos de um hotel que reergueram a propriedade encantando hóspedes, o time que transformou escolas com uma intervenção que dura menos de uma hora e muitas outras.Você vai descobrir como minutos podem mudar vidas e o que faz esses momentos serem tão especiais. Não é à toa a indicação do criador do design sprint, afinal, a metodologia é uma forma de criar momentos especiais: soluções que surgem em cinco dias de trabalho.
Previsivelmente Irracional, de Dan Ariely
Dan é professor de psicologia e economia comportamental na Duke University. Ele sofreu um acidente com uma bomba que o deixou no hospital por muito tempo e passou por tratamentos dolorosos. Com isso, ficou obcecado por comportamentos irracionais e vem estudando-os desde então, procurando explicá-los em uma linguagem simples.Esse livro desvenda o que está por trás das nossas decisões. Por que damos o próximo passo em alguma direção? O que nos faz decidir por um caminho e não por outro? Essas questões, permeadas pelos estudos de economia, podem ajudar a entender porque lidamos com dinheiro da forma como lidamos.Você vai entender como a vida é complexa e como as nossas decisões não são só nossas, mas um produto do meio em que vivemos e das experiências que tivemos. Criar uma solução é tomar decisões, por isso, não deixe de ler. Adquira o livro aqui.
Roube como um Artista, de Austin Kleon
Você já deve ter ouvido: “nada é criado, tudo é copiado”. Neste livro, o autor mostra que copiar seus grandes ídolos e artistas favoritos não é antiético. Na verdade, isso é parte do universo criativo. Para se livrar do famoso medo da página branca, você pode combinar boas ideias que já existem e criar algo totalmente novo.Parece loucura, não é mesmo? Essa obra está entre os best-sellers de livros de não ficção do New York Times e pode ser o empurrão que você precisava para destravar o potencial artístico e criativo. Uma das fases do design sprint é observar as soluções que outras pessoas deram para o problema, o que tem tudo a ver com os ensinamentos do livro.Além de escritor e artista, Austin já falou sobre criatividade na era digital para equipes de grandes organizações como Pixar, Google, SXSW, TEDx e The Economist. Leia e saiba roubar como um artista.
Projeto Felicidade, de Gretchen Rubin
Você sente que os dias são longos, mas os anos são curtos? Tem a impressão de estar realizando o que realmente importa? Gretchen fez essas perguntas a si mesma em determinada altura de sua vida e resolveu fazer um projeto de um ano com o objetivo de voltar a se concentrar no que importa e mudar seu estilo de vida.A intenção não era causar uma reinvenção completa, mas olhar para sua vida de outra forma. Com base nos ensinamentos de grandes pensadores e na sabedoria popular, além de pesquisas científicas sobre a felicidade, ela passou a refletir sobre o que funcionava e o que poderia deixar de lado.Nesse livro, você vai conhecer 12 mandamentos, um para cada mês, que definem o que a autora aprendeu durante esse tempo. Os livros de Gretchen já venderam mais de dois milhões de cópias em todo o mundo. Leia e comece o seu projeto para a felicidade!E aí, pronto para colocar os livros de não ficção indicados pelo criador do design sprint na sua lista de leitura? Conheça mais indicações de livros:LIVROS PARA EMPREENDEDORES INICIANTES: O QUE LER NO SEU PRIMEIRO ANO EMPREENDENDO