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Algoritmo do Google: como funciona e como utilizar a seu favor

Entenda o algoritmo do Google. Otimize sua presença online! Clique para insights valiosos.

Você já recorreu ao Google hoje? Seja para qualquer tipo de dúvida, busca por uma notícia ou pesquisa por um produto ou preço na internet, é seguro dizer que o Google tem meios para decidir quais foram as respostas que você obteve. O responsável por filtrar o que você consumiu de informações na sua pesquisa é o algoritmo do Google.

algoritmo do google

O algoritmo do Google é um termo conhecido nos negócios e principalmente no marketing digital. Reconhecido como um ator importante na hora de divulgar uma empresa em vez da outra e de guiar os consumidores até elas.Mas o que significa de fato esse tão falado algoritmo? E o que o seu negócio tem a ver com ele?

Afinal, o que é o algoritmo do Google?

Quando você faz uma busca no Google, você quer uma resposta e não bilhões de páginas da internet, certo?É por isso que a empresa tem seus próprios sistemas de classificação, que organizam centenas de bilhões de páginas para mostrar aquelas com os resultados mais relevantes para o usuário. A cada pesquisa, o buscador utiliza uma série de critérios para exibir resultados úteis em uma fração de segundo. O que há por trás desses critérios é o que tratamos como o famoso algoritmo do Google.Na prática, o que existe é uma série de algoritmos que analisam o que você está procurando para exibir os resultados mais expressivos. Esses algoritmos existem, em teoria, para fazer continuamente uma análise mais detalhada das pesquisas realizadas. O objetivo do Google é mostrar para o usuário o que há de principal para ajudá-lo.

Como o algoritmo age sobre as buscas no Google

O próprio Google se esforça para explicar como funcionam seus mecanismos de busca. Na prática, o que a ferramenta faz para o usuário que realiza uma pesquisa envolve uma série de fórmulas e algoritmos executados muito rapidamente para gerar resultados.Os principais mecanismos e usos do algoritmo do Google para retornar uma pesquisa são:

  • Análise das palavras buscadas: o primeiro e mais óbvio ponto é que o algoritmo analisa todas as palavras digitadas na barra de busca. A partir daí, serão procuradas as correspondências.
  • Correspondências da pesquisa: agora, o algoritmo busca seus termos de pesquisa no índice para encontrar as páginas apropriadas. Ele analisa com que frequência e onde essas palavras-chave aparecem na página, seja em títulos, cabeçalhos ou no corpo do texto.
  • Classificação por utilidade: em seguida, o Google vai classificar os resultados de acordo com a utilidade para o usuário. A cada consulta, podem existir até mesmo milhões de páginas relevantes. Para encontrar as melhores informações de toda a web, o algoritmo do Google analisa centenas de fatores diferentes, como a data de criação dos conteúdos, o número de vezes que os termos de pesquisa aparecem e a experiência do usuário nas páginas.
  • Interpretação do contexto: enquanto isso, mais análises são rodadas nos seus termos de pesquisa em busca de uma contextualização melhor. Informações do local de onde é feita, histórico de buscas anteriores e configurações da pesquisa ajudam o Google a procurar os resultados mais úteis e relevantes naquele momento específico.
  • Exibição dos melhores resultados: chegou a etapa final. Considerando todas as fases anteriores, o algoritmo lista o que há de mais relevante. Porém, antes de exibir os resultados da busca mais análises são feitas: os resultados da pesquisa são sobre um ou vários tópicos? Há muitas páginas que se concentram em uma interpretação restrita? O Google busca oferecer um conjunto diversificado de informações nos formatos mais úteis para seu tipo de pesquisa.

O poder do algoritmo: por que ele é tão importante

O Google processa mais de 40.000 consultas de busca a cada segundo. Isso significa mais de 3,5 bilhões de buscas por dia e 1,2 trilhão de buscas por ano em todo o mundo. Segundo dados do próprio Google, o buscador encontrou mais de 30 trilhões de URLs na web, rastreia 20 bilhões de sites por dia e processa 100 bilhões de buscas por mês.Como buscador mais utilizado no mundo, nada mais natural do que o interesse das empresas em utilizar o algoritmo do Google a seu favor. Ser visto nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisas, então, virou um sinônimo de exposição positiva extremamente ampla – e até mesmo global. Por isso, todo negócio pode ganhar vantagem competitiva aparecendo no Google. E, para cumprir essa tarefa, claro, é importante saber como funciona o algoritmo na prática.

Como usar o algoritmo do Google – dicas para adotar no seu negócio

Dedique tempo e esforços para o SEO

A estratégia de SEO, ou search engine optimization, é o coração do trabalho com o algoritmo do Google. O termo significa otimização para mecanismos de busca, e é por meio das suas práticas que um negócio consegue ser reconhecido pelo buscador e figurar entre os principais resultados em qualquer pesquisa.A aplicação do SEO na prática se dá pela otimização de páginas e conteúdos digitais para que o algoritmo do Google o reconheça e o recompense com posições de destaque. Isso sem falar, claro, da produção de conteúdo de qualidade e relevante para seu público.Para usar o algoritmo do Google a seu favor, então, não deixe de praticar o SEO. Estude o conceito e capacite-se para ser notado e ganhar visibilidade pelo algoritmo.

Otimize para dispositivos móveis

O Google anunciou em 2018 que seu algoritmo deve focar cada vez mais as buscas realizadas por dispositivos móveis. A tendência da mobilidade tecnológica é real, e o buscador está pronto para recompensar quem a acompanha.Os negócios que têm um site próprio devem, o quanto antes, otimizar suas páginas para a visualização mobile. Adequar o visual, a navegação e, principalmente, a velocidade de carregamento das páginas é essencial. Lembre-se de que o Google já está recompensando quem desenvolve bem esse trabalho.

Nunca pare de trabalhar com o algoritmo

Outra informação que vem do próprio Google: o algoritmo sempre muda. O trabalho de atualização e otimização do mecanismo é constante – e o seu também precisa ser.O Google está sempre se modernizando a partir dos avanços da tecnologia e se adequando às mudanças no comportamento do consumidor. Quem quer fazer sucesso usando suas ferramentas, então, precisa fazer o mesmo.

Explore as vantagens da mídia paga

Aparecer organicamente nas primeiras posições do Google é o sonho de toda marca. Ser considerada a mais relevante pelo algoritmo do Google é um objetivo grande, mas não precisa ser o único caminho.Uma boa forma de aparecer no topo é investindo em anúncios via Google Adwords. Os anúncios do topo da página são mostrados de acordo com sua correspondência às palavras-chave buscadas pelos usuários – e pagos de acordo com essa veiculação.Aprenda mais aqui sobre mídia programática e veja como se capacitar a fazer essa modalidade do marketing.

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