A importância de planejar um calendário de vendas com datas comemorativas
Se você quer alavancar seus resultados e ainda não utiliza um calendário de vendas, é preciso começar logo.
Se você quer alavancar seus resultados e ainda não utiliza um calendário de vendas, é preciso começar logo. Por meio dele, você pode planejar melhor as ações de acordo com as datas comemorativas e garantir o crescimento do seu negócio.Para você ter uma ideia de como as datas comemorativas são importantes em relação ao varejo, no Dia das Mães de 2022 o e-commerce teve alta de 5% em relação ao ano anterior, enquanto as lojas físicas cresceram 20%.A Páscoa, que deve estar no calendário de vendas de chocolaterias e de outras empresas alimentícias, trouxe faturamento de R$ 6,5 bilhões em vendas. E as vantagens não ficam só no primeiro semestre de cada ano: o Dia das Crianças em 2022 registrou 22% a mais em vendas em comparação a 2021.Seu calendário de vendas ainda pode ter muitas outras opções, como Black Friday, Natal, Dia dos Namorados e outros. Mas, para garantir uma fatia do bolo, é indispensável se preparar. Saiba, neste artigo, como fazer um planejamento e vender mais nas datas comemorativas.
Passo a passo do planejamento do calendário de vendas
Confira um passo a passo prático para gerenciar seu calendário. Mais abaixo, teremos dicas para cada um desses passos.
- Defina as datas comemorativas que farão parte do seu calendário de vendas do ano.
- Trace as estratégias de marketing para cada data e estabeleça o que será necessário adquirir (material publicitário, anúncios em redes sociais, etc.). Inclua objetivos e metas.
- Coloque uma data-limite para criação e implementação de cada estratégia de marketing e assinale o responsável por cada parte.
- Planeje a compra de estoque e as datas-limite para a entrega dos fornecedores.
- Logo depois que o período passar, avalie os resultados e os utilize para os próximos anos.
Essas são as etapas essenciais para usufruir bem de um calendário de vendas. Se ficou com dúvida sobre alguma etapa, continue lendo e confira nossas dicas.
Dicas para seu planejamento
Poucas ações de vendas têm sucesso sem planejamento. Confira nossas dicas:
- Avalie as datas do ano e escolha aquelas que fazem sentido para seu negócio. Será que o “Dia do Livro” pode passar despercebido se seu negócio é uma editora, por exemplo? Ao mesmo tempo, sua sorveteria espera aumentar muito as vendas no “Dia dos Pais”?
- Guie-se por dados. Faça uma avaliação das ações passadas relacionadas a datas comemorativas e confira o que realmente funcionou ou não e utilize essa inteligência para planejar as próximas ações.
Saiba como trazer o marketing de dados para a sua empresa.
- Maneje os recursos. Outro ponto positivo em se basear nos anos anteriores é saber qual será o retorno real de cada data comemorativa. Claro, você pode ser um pouco mais otimista a cada ano, já que estará mais preparado. No entanto, evite investir mais do que o necessário e além do que você espera gerar de lucro.
- Gerencie as promoções. É muito comum, em alguns casos fundamental, realizar promoções para vender mais nas datas comemorativas. É importante encontrar um balanço entre o desconto possível e seu lucro. Temos algumas dicas de promoção de vendas aqui.
- Para além das campanhas de marketing, você deve planejar o treinamento da equipe, a logística, o estoque e outras áreas, a fim de não deixar que nada falte ou que você tenha problemas com o suporte ao cliente.
- É uma boa ideia criar estratégias Omnichannel para seu negócio em datas comemorativas. Isso significa coordenar estratégias em todos os canais (de redes sociais a pontos de venda) de forma que eles conversem entre si. Leia este artigo para mais informações.
- Conheça o público de cada data comemorativa. Sem saber qual público tem mais tendência a comprar de você nas datas comemorativas, é difícil se planejar da forma certa. Saiba como definir público-alvo.
- Analise a concorrência. Neste quesito, sua empresa já tem a facilidade de conhecer a tendência das pessoas de efetuarem compras em cada data comemorativa. Seu trabalho será, então, o de se destacar em meio à concorrência. Entenda aqui como fazer uma análise da competitividade.
- Faça relatórios sobre cada uma das datas comemorativas que você incluir no seu planejamento. Eles servirão muito no futuro para mostrar como você se saiu e o que deve fazer buscando melhorar ainda mais.
Confira a seguir um exemplo para seu planejamento de vendas em data comemorativa.
Exemplo de uso do calendário de vendas para melhores resultados
Para você se inspirar, preparamos um exemplo prático de como funciona o uso do calendário de vendas nos pequenos e nos médios negócios.
- Tipo de negócio: salão de beleza
- Data escolhida: Dia do Esteticista
- Como foi em outros anos: conseguimos um aumento de 10% das vendas em comparação com o período do ano passado em que não houve ação. Fizemos promoções de “escova” com desconto e, se o cliente fizesse manicure com unha de gel, ganharia a pedicure.
- Objetivo e meta: aumentar em mais 10% as vendas.
- Estratégia: vamos aplicar a mesma lógica de desconto dos produtos mais vendidos, além de presente na compra de um item mais caro, mas ampliando para design de sobrancelha e massagem facial com peeling.
- Estoque e equipe: para isso, vamos aumentar o estoque dos produtos necessários, além de treinar mais 3 profissionais para realizar o peeling.
- Estratégia de marketing: utilizar os canais de redes sociais, flyers e ativar a base de clientes no WhatsApp.
Com isso, o aumento das vendas, mesmo em um dia tão específico, pode ser alcançado com mais facilidade. Leia também: Como fazer um calendário editorial
Calendário de vendas para seu comércio ou pequena empresa
Agora que você já sabe como utilizá-lo, o Sebrae preparou um calendário de vendas especial para o pequeno e médio empreendedor. Nele, você acompanha as principais datas comerciais e tem mais chances de conquistar seus clientes e fazer bons negócios. O calendário não conta apenas com feriados, mas também datas de segmentos, importantes para negócios e oportunidades interessantes de aumento das vendas que talvez você nem conheça.Acessando aqui, você pode baixar o calendário de vendas do Sebrae 2023 e adicionar à sua agenda do Google ou ao calendário Outlook. Boas vendas!E, se você gostou dessas dicas e quer aperfeiçoar ainda mais suas estratégias, confira também este artigo sobre Funil de Vendas. Boa leitura!