Como diferenciar seu negócio por meio das embalagens
Saiba como as embalagens podem ser um instrumento de marketing, diferenciação, reconhecimento e reafirmação da sua marca.
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Não julgue um livro pela capa. O famoso ditado pode realmente aplicar-se às obras literárias, mas, quando falamos de embalagens, não é uma verdade. Aqui, a apresentação conta – e muito.Tanto em e-commerces quanto em pontos comerciais físicos, a forma como seu produto chega ao consumidor é muito importante. Pode significar, até mesmo, o aumento de valor e facilitar a decisão pela compra. Ou, caso não seja bem pensado, afastar o cliente.O motivo disso é simples. Nós temos cada vez menos tempo de pesar os prós e os contras de novos produtos. Acabamos, então, escolhendo o caminho mais fácil e nos guiando pela apresentação.Já no caso de e-commerces, esse é o único ponto de contato entre a marca e o cliente. Depois de esperar o produto chegar no seu endereço, ter uma surpresa ruim estraga toda a experiência. Por isso, as embalagens precisam ser bem pensadas.No post de hoje, vamos analisar a importância do design de embalagens e como você pode pensar em algo que vai diferenciar o seu negócio no mercado.
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A importância do design de embalagens
Com uma embalagem bem pensada, você pode comunicar muitas coisas sobre a sua empresa, desde a funcionalidade do produto até os valores da sua marca. Podemos até dizer que é quase tão importante quanto o próprio produto.Imagine que uma pessoa se depare com uma embalagem bem desenhada e que representa bem aquele produto. Ela vai escolher essa em detrimento de outra que pareça mal feita e não representa o que contém.Algumas razões para você começar a pensar nas suas embalagens com mais carinho:
➔ Diferenciação: para conseguir a atenção do consumidor, você precisa de uma boa apresentação. Afinal, a concorrência é cada vez maior. Faça com que o consumidor se lembre da sua empresa por meio da embalagem.
➔ Convencimento: nosso cérebro responde a formas e cores de vários jeitos diferentes. Uma embalagem branca, por exemplo, passa a mensagem de algo puro e simples. Já o azul claro significa algo mais divertido, enquanto o azul marinho é mais profissional.
➔ Marketing: a apresentação do produto pode ser uma poderosa ferramenta de marketing. Na verdade, ela é parte do seu branding e da sua identidade visual e é um item de reconhecimento de marca por parte do público.
Ou seja, com uma embalagem bem construída, você pode destacar o seu produto, ter mais chances de vender e ainda colocar a sua mensagem para as pessoas verem e tocarem.Um exemplo é a empresa de cosméticos L’oreal, que mudou a embalagem dos desodorantes Garnier Bí-O, apostando em embalagens com cores chamativas. O produto atingiu em apenas quatro meses 10% de participação de mercado na região do Rio de Janeiro.
Como bolar embalagens para seus produtos
Um bom design de embalagem deve refletir a criatividade e a personalidade da companhia. Não basta fazer apenas um pacote “bonito”. Tudo precisa ser estudado, desde o formato e o material até as promoções que podem vir junto, como produtos combinados em kits. É preciso ainda que o conteúdo da embalagem esteja bem protegido, e sua abertura seja funcional. Confira algumas dicas para fazer da sua embalagem um item vencedor:
➔ Aposte na simplicidade. Informações demais atrapalham o entendimento e podem prejudicar a embalagem. E não vale apenas para a parte gráfica: procure manter o pacote o mais leve possível.
➔ Seja honesto. As pessoas que compram seu produto querem saber exatamente o que estão adquirindo. Por isso, não tente disfarçar pontos fracos ou omitir informações.
➔ Priorize a autenticidade. Você também deve querer que a embalagem tenha a cara da sua empresa, que é só dela.
➔ Invista em segurança. Especialmente em e-commerces, manter a segurança dos produtos é importante. Coloque almofadas de ar, fitas adesivas e tudo o que for necessário para garantir um transporte sem danos.
➔ Faça o pacote ser parte da experiência. Desempacotar um celular novo tem uma sensação boa para seu dono. Pense que você pode oferecer o mesmo tipo de experiência para seu cliente. Por isso, seja criativo na hora de montar a embalagem.
➔ Lembre-se da sustentabilidade. Fazer um pacote com muitos itens não recicláveis pode demonstrar para seu consumidor que você não se importa com o meio ambiente. Não deixe que isso aconteça e utilize material eco friendly. E mais: se você conseguir fazer uma embalagem que possa ser utilizada para outra coisa mais tarde, será uma ótima ideia
Tendências
Visando complementar a ideia, listamos algumas tendências das embalagens de hoje. Confira para ver se alguma delas se aplica ao seu negócio:
Feito à mão
Os produtos apresentados com um toque feito à mão, com uma caligrafia em letra cursiva ou passando a impressão de que foi feito manualmente têm conquistado espaço no mercado. Essas embalagens parecem ser mais próximas do público, com um toque pessoal e sem muita industrialização. Produtos de comida com uma proposta mais natural podem adotar esse tipo de embalagem.
Textura
Adicionar um pouco de textura à sua embalagem também pode ser uma boa ideia. Isso oferece uma sensação a mais para a pessoa que tem contato com o seu produto.Se a proposta gráfica ainda tiver padrões que se repetem, você pode reforçar ainda mais a sua marca, enviando uma mensagem ainda mais forte aos seus clientes.
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Cortes
Algumas marcas ainda apostam nos cortes estratégicos da embalagem. Com eles, você pode mostrar um pouco do que há lá dentro, passando a confiança que citamos acima, ou mesmo criar uma brincadeira interessante.
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Diversão
Por falar em diversão, esta é outra tendência das embalagens, despertando o lado infantil das pessoas – ou mesmo chamando a atenção das próprias crianças. Isso inclui cores fortes, ilustrações e imaginação à solta.Você pode usar esse tipo se quiser demonstrar que é um negócio divertido e ousado, ligado às referências da cultura pop e à internet.
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Dá para fazer mais com embalagens
Esperamos que com essas informações você já comece a pensar nas novas embalagens para seus produtos. Lembre-se: manter a personalidade da sua empresa é importante e demonstrar consistência é essencial para ter a garantia de ser reconhecido.Procure gastar mais tempo pensando em novos pacotes e apresentações. E, depois de definir, evite mudar sempre, para que os consumidores conservem a sua marca em mente.Quando estiver definido, é só aproveitar os benefícios que uma boa embalagem pode oferecer.Não deixe de ler também: