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Como dobrar as vendas usando o WhatsApp

Aplicativo de mensageria tornou-se uma opção para atendimento ao cliente e também como um poderoso canal de venda

Se há alguns anos o WhatsApp não era usado por PMEs, hoje o jogo mudou. O aplicativo de mensageria tornou-se uma opção para atendimento ao cliente e também como um poderoso canal de venda.

  • Varejistas de grande porte, como C&A e Renner, já estão aproveitando o potencial da ferramenta para mais do que dobrar suas vendas. E como você, pequeno ou médio empreendedor, pode fazer o mesmo? Confira algumas dicas práticas para usar o WhatsApp de forma estratégica: 

1 - Atendimento rápido e personalizado

Use o WhatsApp como uma ferramenta de comunicação direta com o seu cliente. Responda às dúvidas rapidamente e mostre-se disponível. Isso porque, um atendimento eficiente faz toda a diferença no momento da decisão de compra. Algumas dicas: 

  • Crie listas de transmissão para divulgar promoções e novidades
  • Crie mensagens automáticas para responder fora do horário de atendimento, mantendo o cliente informado

Veja as vantagens de ter um chatbot e qual o melhor chatbot para WhatsApp, além de dicas para não errar na escolha do seu no artigo: Qual o melhor chatbot para WhatsApp? Conheça as principais opções e escolha a melhor para contratar

2 - Divulgação de produtos e promoções

Aproveite as ferramentas do WhatsApp Business para criar um catálogo com fotos, descrições e preços. Isso facilita para o cliente ver tudo o que você oferece em um só lugar. Algumas dicas:

  • Envie fotos e vídeos de novos produtos
  • Ofereça promoções exclusivas para quem comprar diretamente pelo WhatsApp

Mergulhe na importância do WhatsApp como uma plataforma essencial para vídeos na aula: Tenha uma estratégia de vídeo para o WhatsApp

3 - Facilite o processo de compra

O WhatsApp também pode ser usado para fechar vendas diretamente. Facilite o processo de compra, permitindo que o cliente faça pedidos pelo aplicativo e escolha a melhor forma de pagamento e entrega. Algumas dicas:

  • Ofereça diferentes formas de pagamento, como PIX, transferências e boletos
  • Use o WhatsApp para acompanhar o status do pedido e confirmar entregas

4 - Relacionamento e fidelização

Use o WhatsApp para manter contato com seus clientes mesmo após a venda. O suporte pós-venda é fundamental para construir um relacionamento de confiança e fidelizar o cliente. Algumas dicas:

  • Envie mensagens de agradecimento e ofereça descontos para futuras compras
  • Peça feedback sobre o produto ou serviço e mostre que valoriza a opinião do cliente

5 - Crie um senso de urgência

Ofertas relâmpago funcionam muito bem no WhatsApp. Enviar promoções limitadas a um pequeno número de pessoas ou por um curto período de tempo pode aumentar as chances de conversão. Algumas dicas:

  • Utilize frases como “últimas unidades” ou “promoção válida até hoje” para incentivar a compra rápida

  • Envie lembretes para os clientes aproveitarem as promoções antes que acabem

6 - Grupos e listas de transmissão

Os grupos e listas de transmissão são ótimos para enviar mensagens para vários clientes de uma só vez. Crie grupos segmentados com base em interesses ou perfis de compra para enviar conteúdo relevante e personalizado. Algumas dicas:

  • Envie dicas, novidades e promoções diretamente para os seus melhores clientes.
  • Use os grupos para criar uma comunidade em torno da sua marca e estimular interações.

Talvez você também se interesse por: WhatsApp como ferramenta de relacionamento e negócio: entenda como isso é possível na entrevista com Raphael Capelão, um dos fundadores da startup ChatPay.

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