Como inovar na sua proposta comercial
A proposta comercial éimportantíssima e pode selar o negócio com o cliente ou acabar com as chances de venda. Aprenda como inovar em sua proposta.
O envio da proposta comercial – aquele documento que detalha os produtos ou serviços oferecidos, esclarece dúvidas e apresenta preços – é um momento delicado para a empresas que o envia. É porque, nesse ponto, até mesmo um cliente que já estava encantado com a marca pode desistir dela se sentir que o preço não vale a pena ou que a empresa não vai entregar o que promete. Já um cliente que pediu dezenas de orçamentos pode desistir justamente do seu por estar incompleto, com design confuso ou não apresentar diferencial nenhum com relação a muitos outros.Nesse sentido, inovar é algo essencial para aumentar as chances de que a sua proposta seja a escolhida. Pequenas inovações podem fazer toda a diferença para que a sua marca se diferencie das demais e convença o cliente a contratá-lo. Nesse artigo, confira como você pode inovar na proposta comercial da sua empresa.
Itens essenciais em uma proposta comercial
Antes de pensar em inovar, é importante verificar se a sua proposta possui todos os itens essenciais. Eles são:
- Capa
- Sumário
- Introdução
- Argumentação (explicação do porquê o cliente precisa do seu produto ou serviço)
- Escopo da proposta comercial (detalhamento das características do que está sendo oferecido)
- Cronograma
- Valores
- Termo de Confidencialidade (ele existe caso queira que o cliente não divulgue as informações da proposta para outras pessoas e empresas)
- Informações sobre a sua empresa
Não se esqueça de sempre revisar o texto no final, procurando por erros gramaticais e checando os números do orçamento. Procure deixar a proposta comercial o mais direta possível, enxugando o texto. Após entregá-la ao cliente, guarde uma cópia do arquivo no computador ou em uma pasta para recorrer a ela facilmente.
5 formas de inovar na sua proposta comercial
Conforme falamos, pequenas mudanças podem fazer toda a diferença para que você se destaque em relação aos seus concorrentes e fazer com que você possa persuadir o cliente a contratar a sua empresa, evidenciando os benefícios que ela apresenta e seu diferencial. Veja, abaixo, cinco formas simples de inovar na sua proposta comercial.
1) Entenda com quem você está falando e personalize a proposta
Antes de redigir a proposta comercial, conheça a empresa com quem você está tentando negociar e, se possível, também o funcionário com quem você está mantendo contato. Uma boa passeada pelo site institucional do cliente, especialmente na parte de missão, visão e valores, já pode dar a você uma visão do que a empresa valoriza. Identifique quais valores a sua empresa tem em comum e use-os ao seu favor para conquistar a confiança do cliente.Veja também se a empresa disponibiliza ao público externo informativos e notícias sobre suas ações. Isso pode ajudá-lo a identificar no que eles estão investindo no momento (inovação? sustentabilidade? melhoria da qualidade?). E coloque na proposta como o seu produto ou serviço pode propiciar o alcance desses objetivos de curto e médio prazo.Além disso, uma pesquisa sobre o cliente em sites de notícias e portais de reclamação de consumidores pode mostrar pontos fracos e necessidades que talvez tenham condições de ser supridas pelo seu negócio, como melhorar a imagem da marca, melhorar o relacionamento com as comunidades ao redor, potencializar as vendas, dentre outros. Se você pode fazer parte da solução dos problemas no cliente, coloque isso na proposta.Tente ainda entender qual é o nível de conhecimento que a empresa interessada tem sobre a sua área de atuação. Pode ser que seja necessário explicar mais os conceitos, criar um glossário, ou até convencer mais sobre a importância e a necessidade de contratar o seu serviço ou comprar o seu produto.
2) Evidencie a relação custo-benefício
A proposta comercial é a última chance que se tem para conseguir conquistar o cliente que já está em fase de decisão. Por isso, é importante evidenciar que o seu produto ou serviço tem ótima relação custo-benefício, mostrando que os seus preços valem a pena e que, não contratando a sua empresa, pode, na verdade, sair mais caro em longo prazo.
3) Crie uma identidade visual estratégica
Visando transmitir confiança, sua proposta deve ter um aspecto profissional. A aparência conta muito nesse momento. A proposta precisa ser agradável ao olhar e ter um design consistente, que também passe a impressão que a sua empresa quer dar. Se a sua empresa oferece soluções ágeis para o problema do cliente, é melhor apostar em cores, fontes e outros elementos de design que reforcem tal ideia.Por isso, é interessante que um designer produza um modelo de proposta original para a sua empresa. Caso você não tenha um designer à disposição no seu quadro de funcionários para modificar o documento a cada nova proposta e tenha de contratar um, é importante pedir um modelo em que você possa editar o texto depois, a fim de poder usar em outras oportunidades.
4. Insira cases de sucesso
Nada melhor do que histórias bem-sucedidas para convencer seu cliente a contratar você, confiando que terá resultados semelhantes. Na proposta comercial, conte resumidamente como outras empresas que você atendeu tinham necessidades semelhantes às dele e que, com o seu atendimento, alcançaram bons resultados. Se puder, sustente sua história com números e depoimentos – mas lembrando de não ser prolixo no texto.
5. Aposte em vídeos, infográficos e outros recursos
Recursos audiovisuais podem ser uma boa forma de dar destaque a sua proposta perante as demais. Um vídeo curto explicando e exemplificando a sua proposta pode ser mais assertivo do que um longo texto escrito, mostrando as coisas com mais clareza. Além disso, a estimulação audiovisual faz o espectador reter muito mais o conteúdo na memória do que o texto comum.Já os infográficos, além de também cumprirem bem o papel de enfatizar a proposta, por serem chamativos, são um recurso que ajuda a tornar dados numéricos mais fáceis de ser compreendidos e têm o grande poder de síntese, enxugando a proposta e economizando o tempo do cliente.Viu como atitudes simples podem ajudar você a agir estrategicamente na elaboração da proposta comercial, fazendo com que ela se torne muito mais atraente e assertiva do que as dos concorrentes? Confira também nosso artigo com dicas para montar propostas comerciais.