Redes Sociais

Como pequenos empreendedores podem começar a vender pelas redes sociais

vender pelas redes sociais

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Quando um pequeno negócio começa, o primeiro canal a ser utilizado é o das redes sociais. À primeira vista, parece bem fácil: basta ter um perfil e criar conteúdos sobre o seu negócio.

Mas não para por aí. As redes sociais exigem investimento de tempo e criatividade, além de um conhecimento de público. Investir em anúncios também é uma boa opção, já que o conteúdo orgânico (sem impulsionamento pago) nem sempre consegue bom alcance.

Agora, se você tem uma boa estratégia, os resultados podem ser surpreendentes. É possível alcançar novas parcelas do seu público, lançar produtos, criar outras parcerias e, como resultado disso tudo, aumentar as vendas.

Veja algumas dicas para vender pelas redes sociais:

  • Comece com uma estratégia: faça pesquisas sobre a concorrência e observe o que estão fazendo e o que combina com o seu negócio. É importante também definir objetivos e metas para saber se as ações estão tendo sucesso. Por fim, não deixe de criar um Calendário de Conteúdo a fim de manter a produção ativa.
  • Construa relações com o seu público: uma das principais métricas que ajuda a vender pelas redes sociais é o engajamento. Por isso, procure criar conversas nas suas redes sociais. Peça opiniões, faça perguntas, solicite feedback.
  • Foque mais na qualidade do que na quantidade: fazer muitos posts pode ajudar na variedade, mas, se você não tem estrutura voltada a produzir muitos conteúdos, procure focar na qualidade. Não vale a pena pulverizar muito com pouca atenção ao visual e ao potencial de engajamento das suas peças.
  • Monitore e responda aos comentários e a interações: não deixe o seu cliente sem resposta. As redes sociais são feitas para que a conversa aconteça; por isso, é preciso mantê-la ativa.
  • Procure criar posts com bom visual: as redes sociais são muito focadas na imagem. E, para vender seus produtos, é preciso contar com boas fotografias e um bom design gráfico. Aqui, e em todas as frentes, sempre considere a contratação de um profissional qualificado.

Mais dicas para vender pelas redes sociais

Que tal acompanhar mais dicas sobre vendas nos canais sociais com uma consultora especialista do Sebrae?

Marina Moura concedeu uma entrevista ao Inovação Sebrae Minas e contou o que significa ter presença digital completa, qual a estrutura mínima que você precisa para fazer sucesso e como calcular o investimento em anúncios. Ela também discorreu um pouco sobre o que podemos esperar do Marketing para redes sociais em 2021.

Clique aqui e acesse a entrevista completa com Marina Moura.