Como usar o Google Ads
Você provavelmente já ouviu falar em Google Ads. A plataforma de anúncios do Google é a maior ferramenta de links patrocinados da internet e permite que empresas de todos os tamanhos tenham seu espaço de anúncio na Jornada do Cliente.
Você provavelmente já ouviu falar em Google Ads. Ou já foi público-alvo de algum anúncio, mesmo sem perceber. A plataforma de anúncios do Google é a maior ferramenta de links patrocinados da internet e permite que empresas de todos os tamanhos tenham seu espaço de anúncio na Jornada do Cliente.Sim, é isso mesmo: empresas pequenas, médias e grandes podem investir em anúncios do Google, mesmo com orçamento limitado, tendo resultados satisfatórios – dependendo, claro, da sua estratégia e o tipo de público-alvo.Neste artigo, vamos introduzir o assunto para você que nunca utilizou a ferramenta, explicar como usar o Google Ads, e dar algumas dicas que vão ajudar a afinar a sua estratégia.
O que é o Google Ads?
A plataforma do Google é utilizada para gerenciar anúncios em produtos do Google, tanto o mecanismo de busca (pesquisa, display), quanto YouTube, Gmail e até a PlayStore.Quem deseja anunciar por lá deve criar uma conta e inserir os dados da sua empresa, como o site ou a landing page, por exemplo. O Google então gera um código que deve ser inserido na página da empresa para coletar dados de análise. Existem muitas formas de divulgar produtos e serviços por lá. Veja alguns formatos a seguir.
Anúncios da rede de pesquisa
Aparecem toda vez que você busca alguma palavra-chave no Google. É feito apenas em formato de um texto curto, com título e algumas outras informações, como telefone, por exemplo.A rede de pesquisa ainda permite anúncios no qual o usuário clica e já faz uma chamada ou baixa um aplicativo, dentre outras ações.
Anúncios da rede de display
É veiculado em sites que vendem espaço para anúncios do Google e abre mais possibilidades de formato, como imagens, ilustrações, produtos com preço, etc.A rede de display ainda conta com possibilidades de anunciar dentro da PlayStore, usar o Google Shopping (abaixo), fazer anúncios em vídeo no YouTube, etc.Esses são apenas alguns dos recursos que o Google Ads permite. Mas você tem que começar de algum lugar, certo? Veja, então, como usar o Google Ads desde o começo.
Como usar o Google Ads: criando uma conta
A primeira coisa que você tem de saber é que, para usar o Google Ads, você precisa ter um e-mail Google e um site ao qual você tem acesso ao código (pode ser uma landing page também, contanto que você tenha o acesso ao código ou a algum tipo de inserção no código).Veja o passo a passo:
- Clique neste link e clique em “Começar Agora”.
- Ele então vai abrir a tela de login do Google: faça login com o e-mail que pretende usar para gerenciar suas campanhas.
- Configure agora os dados da empresa, informando o nome e o endereço do site.
- Logo depois disso, o Google vai pedir para que você crie a primeira campanha. Encare isso como um teste para ver como tudo funciona.
- Crie a campanha pensando em algum produto ou serviço que você queira vender. Começando pelo objetivo: seria gerar mais chamadas por telefone ou vendas pelo site?
- Siga preenchendo o que a plataforma solicitar. Não se preocupe, tudo pode ser alterado depois.
Leia também: Ferramentas gratuitas do Google para impulsionar seus resultadosPronto. Agora você tem uma conta-base no Google Ads. O que fazer a seguir?
Como usar o Google Ads: dicas para uma estratégia eficiente
Veja algumas dicas para começar a usar o Google Ads e refinar a sua estratégia conforme os resultados vão chegando.
Organize a conta por grupo de anúncios
Pode ser desafiador lidar com tantas informações dentro da plataforma do Google Ads. Uma das ações básicas que você deve ter em mente é organizar a sua conta por grupos de anúncio. Assim, as campanhas ficam separadas, e cada uma pode ter suas metas específicas.Por exemplo: vamos supor que a sua empresa venda lingerie tanto para o varejo quanto para o atacado. Cada grupo de anúncios terá, portanto, seu público-alvo específico. Dentro da campanha para o varejo, você pode incluir anúncios no Google Shopping, além da rede de display com fotos dos produtos. Já a campanha para o atacado terá a própria landing page, mostrando as vantagens para outras empresas (vendas no último ano, condições de negociação, etc.).Dentro de cada uma dessas campanhas, você poderá separar as palavras-chave (“sutiã”, para varejo, e “moda íntima de atacado”, para a outra). O orçamento diário também pode ter valores distintos – se o forte da empresa é o atacado, talvez seja uma boa ideia direcionar mais dinheiro para essa vertente.O importante é ter em mente que são jornadas de compra distintas. Por isso, as campanhas devem estar segmentadas também de formas diferentes.Leia também: Entenda o que é jornada do cliente
Aprenda sobre remarketing
Você com certeza já passou pela seguinte situação: procurou um produto no Google e começou a receber anúncios desse mesmo produto “por todos os lados”. Essas campanhas são chamadas de “remarketing” e utilizam a segmentação de público para aumentar a capacidade de convencimento das campanhas.O remarketing é feito por meio da insistência da tag dentro das páginas do seu site. Essa tag vai verificar quais contas tiveram contato com o site e então fará a segmentação para você, mostrando o anúncio para elas.Existem muitos tipos de remarketing dentro do Google Ads. Para se aprofundar no assunto, leia este artigo do Google.
Eduque-se com a ajuda do Google
O Google gera renda por meio da venda desses anúncios que listamos até aqui. Assim, ele quer que você tenha sucesso em suas campanhas e veja valor na compra desses espaços publicitários. Por isso, a própria empresa disponibiliza uma infinidade de recursos para quem quer se tornar um expert no Google Ads.Confira, por exemplo, este treinamento gratuito para todos os tipos de anunciante. É uma ótima ideia fazer uso desses recursos e refinar suas campanhas conforme você vai aprendendo.
Combine estratégias para resultados impressionantes
Por fim, não deixe de casar todas as suas estratégias. Se você lançou um e-book, por exemplo, que tal colocar um anúncio sobre ele para quem procura algo relacionado ao assunto? Você ainda pode divulgar esse material nas suas redes sociais, enviar para seus contatos via newsletters, dentre outras ações.Dentro do marketing, uma ação fortalece a outra e assim você cria possibilidades infinitas para resultados de venda muito positivos. Aqui, mesmo dentro do Inovação Sebrae Minas, você encontra muitos recursos e materiais educativos para todo tipo de estratégia, seja só de marketing, seja de negócio como um todo. Confira aqui nossos e-books, infográficos e outros materiais e continue aprendendo!