Conheça fab labs de sucesso pelo mundo
Conheça alguns fab labs de sucesso pelo Brasil e pelo mundo e saiba o que cada um desses lugares tem de especial.
Você conhece algum fab lab? Esses laboratórios de inovação têm se espalhado pelo mundo. Para você ter uma ideia, já existem mais de 1.180 em todos os continentes e países das mais diversas economias.Se você não sabe o que são fab labs, uma explicação rápida: esses locais oferecem às pessoas várias máquinas, como a impressora 3D e a cortadora a laser, destinadas ao desenvolvimento de projetos. Foram criados no MIT, em 2003, e seguem padrões que permitem que as ideias sejam compartilhadas com qualquer pessoa no mundo.Principal atributo do movimento maker, os fab labs deram a oportunidade para que vários projetos inovadores pudessem começar e fossem prósperos.Selecionamos alguns de diferentes locais no mundo que têm feito sucesso. Confira abaixo a lista.
Fab Academy - Amsterdã
É a capital da Holanda, cidade onde são oferecidos vários serviços, desde a impressão 3D até a usinagem de precisão (processo utilizado para dar forma a matérias- -primas).O material disponível também inclui alguns itens de trabalho manual antigo como uma câmara de vapor, cinzéis japoneses, afiadores de canto e outros.O prédio que abriga o laboratório fica no centro da cidade, em uma das construções não religiosas mais antigas do país. Saiba mais nos canais:
- http://fabacademy.org
- http://facebook.com/fablab.amsterdam
- http://twitter.com/waag
- http://fablab.waag.org
Fab Lab Buenos Aires
Este é um dos doze fab labs da Argentina e é caracterizado por ter um formato menor e de bairro, aberto para vizinhos e pessoas do entorno, especialmente. Desenvolvido em conjunto com o projeto El Reactor, é um laboratório público. Por isso, propõe-se a democratizar o acesso à fabricação digital e às novas tecnologias de design.Dentre os projetos desenvolvidos, está a elaboração de um esquema padrão para a criação de “mini fab labs”, que possam ser reproduzidos no resto do país. A missão é estabelecer um pacote de iniciação com máquinas de fabricação abertas, como:
- Impressoras tipo 3d Prusa i3
- Kinect Scanner
- Media Router Board 1.2 mts x 1.2 mts
- Cortador laser pequeno (veja o projeto LaOS)
- Cortador de vinil
- Soldadores, Arduino e estação de medição eletrônica
Fique por dentro do Fab Lab Buenos Aires:
Digital Craft - Guizhou
Localizado na China, tem em sua essência a ideia de “design, fazer e compartilhar”. O objetivo é promover a democratização da fabricação digital no país. Além disso, a equipe auxilia pequenos projetos, especialmente de crowdfunding, a decolar.Um deles é o Nanocopter, que conseguiu meio milhão de dólares no Kickstarter. Trata-se de um pequeno robô com aplicativos de entretenimento e educação. O objetivo é criar um produto que quebre a monotonia do cotidiano enquanto demonstra o poder da tecnologia manual.
Roma Makers - Roma
Este é um dos mais de 140 fab labs da Itália e fica na capital, Roma. Especializado em arte, música e moda, o lugar oferece impressoras 3D, máquina de CNC, cortadora de vinil e um laboratório eletrônico.As pessoas que participam do Roma Makers são normalmente especializadas em construir com máquinas "DIY", mas também há, dentre eles, músicos e outros artistas.Saiba mais:
- http://www.youtube.com/romamakers
- http://www.twitter.com/romamakers
- http://www.facebook.com/romamakers
- http://officine.romamakers.org/blog
N2 - Riyadh
Este fica na Arábia Saudita e foi criado para funcionar junto de uma escola. O local é equipado com impressoras 3D, cortadoras a laser, ferramentas de CNC e vários eletrônicos. O fab lab ainda oferece um evento anual de verão aberto a estudantes habilidosos de 17 regiões diferentes, para que sejam treinados durante duas semanas com o apoio do Ministério da Educação. Eles podem participar de diferentes workshops no campo de “Fabricação e Design” e aprender a desenvolver projetos.Conheça mais um pouco:
Fab Lab Cidade do México
Este fab lab localizado na capital mexicana se tornou um dos maiores centros de inovação do país. Seu objetivo é absorver as oportunidades de avanço das tecnologias que esse tipo de espaço proporcionou.Junto a setores do governo e a instituições educacionais, o fab lab prioriza a aplicação de projetos inovadores para o bem comum. Saiba um pouco mais na página do Facebook.
Brasília Fab Lab
Por fim, vamos citar dois exemplos brasileiros (já falamos por aqui dos fab labs públicos de SP; não deixe de conferir esses também). Em Brasília, a comunidade do laboratório acredita em dividir o conhecimento e estimular a inovação na comunidade.Além disso, oferece cursos e workshops à noite, para dar às pessoas que trabalham de dia a oportunidade de participar. Há também times de designers e engenheiros prontos para ser consultados, caso haja necessidade. Saiba um pouco mais:
Fab Lab Newton - Belo Horizonte
Este foi o primeiro fab lab do Estado de Minas Gerais e é acadêmico, pertencente ao Centro Universitário Newton Paiva.Aqui, estudantes, parceiros e a comunidade externa podem criar vários projetos de forma rápida e colaborativa. Além disso, o corpo discente tem acesso a uma disciplina para que os alunos aprendam a utilizar o espaço.E aí, o que você acha dos fab labs? Gostaria de utilizar ou mesmo fundar um? Leia também nosso post sobre o movimento maker: