Impacto Social

Exemplos de iniciativas sociais que mudam as cidades

Exemplos de iniciativas sociais que mudam as cidades

O nosso futuro está nas cidades. Segundo pesquisas, mais da metade da população vive nelas, desde 2014, e a previsão para 2050 é termos 66% da população ocupando áreas urbanas. Com esse cenário, iniciativas sociais que ofereçam soluções para todos os habitantes são consideradas muito importantes.Muitas delas se tornaram referência, com resultados excelentes, e merecem ser replicadas. Confira alguns exemplos abaixo e inspire-se!

Pimp My Carroça

Este movimento, de São Paulo, procura oferecer mais visibilidade a catadores de material reciclável por meio da arte. São ações criativas, dentre elas a aplicação de grafite nas carroças, que promovem a elevação da autoestima dos trabalhadores, além de conscientizar a população sobre o trabalho.Já são quase 1.500 catadores atendidos, mas as ações não param por aí. O Pimp My Carroça também realiza eventos, intervenções artísticas nas ruas, competições, dentre outras iniciativas sociais.Confira o site do movimento.

Skate no Asilo e Corrida Maluca

O Smile Flame é uma empresa baseada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que cria projetos disruptivos e de alto astral para auxiliar a população local.Um exemplo é o “Skate no Asilo”, campeonato de skate realizado em asilos em que os residentes são os avaliadores. O evento conta com música e descontração – tudo para proporcionar um dia divertido aos senhores e às senhoras.Além disso, o Smile Flame realiza a “Corrida Maluca”. Focada em cadeirantes infantis, a corrida promove a “decoração” das cadeiras, criando fantasias divertidas para as crianças, de acordo com as próprias preferências.Se quiser conhecer mais, acesse o site do Smile Flame.

Teto

Esta é uma das iniciativas sociais replicadas pelo mundo, mais especificamente em 19 países da América Latina e do Caribe, incluindo no Brasil, com ações em São Paulo e em Belo Horizonte.O foco é superar a situação de pobreza que atinge as grandes cidades, mais precisamente em assentamentos precários. A associação é formada por jovens voluntários e, em conjunto com moradores, busca atender milhões de pessoas com melhores condições de moradia e fornecimento de água e energia, além de outros problemas.Para auxiliar a população, o Teto usa três pontos estratégicos: desenvolvimento de lideranças representativas, promoção do voluntariado crítico e participação em políticas públicas.Para saber mais, acesse o site.

Bike anjo

Se você é motorista, atendendo às leis de trânsito do país, houve necessidade de um dia você ter um instrutor e ainda de realizar uma prova para tirar a carteira de habilitação. Em relação a andar de bicicleta, nenhuma dessas requisições é feita, a menos que haja regulação municipal.Pensando em incentivar o uso das bicicletas na cidade, iniciativas sociais como o Bike Anjo, que começou em São Paulo, capital, mas já se espalhou pelo Brasil, reúnem voluntários com o objetivo de ensinar quem não sabe pilotar as magrelas com mais segurança.Os “anjos” dão assistência acompanhando os ciclistas iniciantes, passando dicas dos melhores trajetos, ensinando medidas de segurança no trânsito e até mesmo ajudando com pequenos reparos.O objetivo final é tirar o medo das pessoas que têm vontade de pedalar, contudo hesitam em circular pelas áreas urbanas. Assim, é possível contribuir para o cultivo de cidades mais saudáveis, com menos poluição tanto do ar e quanto sonora.Saiba mais.

Bela Rua

Nós já falamos aqui, em outras ocasiões, sobre como espaços e parques públicos podem fazer a diferença em relação à felicidade de seus cidadãos e como cidades mais receptivas aos pedestres podem ter economia mais próspera.A iniciativa Bela Rua, presente em São Paulo, procura transformar os espaços públicos em locais mais bonitos, atraentes e divertidos. Para isso, promove intervenção urbana em praças, ruas e em outros locais pouco frequentados pelas pessoas.São shows e cafés temporários, por exemplo, que buscam engajar a população a participar de mudanças nos espaços.Conheça melhor a iniciativa aqui.

Inspire-se com iniciativas sociais

Aos poucos, é possível transformar as cidades em locais cada vez melhores para as pessoas. Todos têm muito a ganhar: empresas, cidadãos, administração e a própria economia.Quer fortalecer ainda mais sua cidade? Confira outro de nossos conteúdos:

DICAS PARA FAZER DA SUA CIDADE UM HUB DE EMPREENDEDORISMO