Confira os highlights do Reload 2023 e saiba quando serão os próximos eventos
Entre os dias 5 e 6 de maio, profissionais, empreendedores e apaixonados por marketing digital se juntaram na edição 2023 do Reload.
Entre os dias 5 e 6 de maio, profissionais, empreendedores e apaixonados por marketing digital se juntaram na edição 2023 do Reload. O evento promovido pelo Sebrae Minas trouxe palestras, entrevistas, painéis e oficinas sobre as tendências mais recentes da área, gerando muita discussão e troca de conhecimento.As primeiras datas foram em Belo Horizonte, mas o Reload ainda passa por mais nove cidades mineiras nas próximas semanas. Confira aqui todas as informações para participar.Neste ano, contamos com a presença de diversas personalidades e profissionais carregados de insights sobre tecnologia, dados, redes sociais, vendas e relacionamento com o cliente. Galileu Nogueira, especialista em branding; Rafael Kiso da mLabs e Ari Gorenstein, co-fundador e CEO da Evino, foram alguns dos nomes participantes. Se você perdeu e quer conferir alguns highlights do Reload 2023, continue lendo!
Marcas com propósito
O consultor de branding Galileu Nogueira destacou a importância das marcas terem propósito e posicionamento. Segundo ele, as pessoas querem se conectar com marcas com as quais se identificam e mostrar que você está junto de causas justas, como o movimento antirracista, traz elas para perto de você. Além disso, ele comenta que não funciona mais dizer que você faz algo e não fazê-lo de fato. Com as redes sociais e o amplo alcance da internet, é muito fácil ser desmascarado. Para marcas que nasceram agora, é importante investir na construção do seu branding. Isso significa muito mais do que apenas falar sobre os diferenciais dos produtos ou o quanto você se destaca em relação à concorrência. É preciso construir uma marca forte, que crie conexões com sentido para os clientes.Conteúdo relacionado: 7 dicas para construir um bom branding
A tendência do vídeo marketing
Magno Martins, estrategista e consultor de Marketing Digital, contou sobre como é fundamental saber contar a sua história através dos vídeos. Segundo ele, a estratégia é pensar primeiro na sua história e no que você quer mostrar aos seus clientes, criando vídeos com isso em mente. A distribuição vem depois: “Crie vídeos para a sua empresa, depois para as plataformas”.Assim, o conteúdo tem mais chance de se conectar com a audiência, não foca apenas em propaganda, e ajuda a construir uma marca consistente. Pense em quem está do “outro lado da tela” e no que aquela pessoa quer, para depois fazer o conteúdo chegar até ela.Quer começar a investir em vídeo marketing? Veja aqui aplicativos de edição de vídeo.
A conversação e depois a conversão
Você sabia que as redes sociais são muito mais conversas que publicidade? É o que comentou Rafael Kiso, fundador da plataforma de gestão de redes mLabs, no painel de abertura do evento. Ele conta que as mensagens diretas e a interação são a chave para a geração de clientela. É por isso, de acordo com ele, que o “inbox” das redes está recebendo tanto investimento, com ferramentas de automação, por exemplo.Leia também: Como utilizar chatbots no seu negócioJá em sua palestra, que falou sobre análise de resultados e otimização nas redes sociais, ele comentou sobre como é importante acompanhar as métricas de cada etapa da jornada do cliente. Quando olhamos para a descoberta, por exemplo, observar alcance e likes pode ser o ideal. Já a fase de conversão ou compra precisa ser analisada de acordo com interações em inbox e visitas ao perfil.Ele ainda deu dicas sobre um tema que gera muita dúvida: com qual frequência postar em cada canal? Para Kiso, isso depende da lógica de cada canal. Aqueles que são indexados no Google, como Youtube, blog e Google Meu Negócio, merecem o maior número de frequência possível. Já para o stories, que tem uma lógica efêmera, o melhor é planejar blocos de conteúdo, com o mesmo tema ou que se interligam, e postar todo dia. Twitter, Facebook, LinkedIn e Instagram Feed possuem uma lógica mais “always on” e o melhor é programar um post por dia, sempre conectado ao momento atual.Leia também: Social Analytics e como analisar a performance da sua rede social
Excelência no atendimento ao cliente
Cristiano Chaves, head de SAC e Televendas na Raia Drogasil, participou do painel “Como construir marcas queridas” e por lá contou que mais da metade dos brasileiros declaram estarem dispostos a pagar mais por um produto ou serviço se o atendimento for bom. Em 2023, é preciso focar em criar excelência no atendimento ao cliente, pensar na jornada de compra e no pós-venda. Isso tem sido até comprovado: 77% das empresas que investiram em atendimento ao cliente em 2022 tiveram aumento de ROI (Retorno Sobre o Investimento). Isso indica que, quando você investe em atendimento, o retorno é muito grande e compensa cada centavo.Para Cristiano, é fundamental trazer o lado humano para o atendimento ao cliente: não deixar que as pessoas falem só com máquinas, mas conversem com seres humanos empáticos.Confira: 10 dicas para oferecer um bom atendimento ao cliente
Conhecendo a geração Z
Mari Galindo, fundadora da Nice House, especializada na produção de conteúdo para a geração Z, trouxe para o Reload 3 dicas fundamentais para entender melhor esses jovens:
- Essa é a primeira geração da história 100% conectada, que não conhece o mundo sem a internet. Seu comportamento é ligado à conexão virtual.
- Para eles, os games não são apenas meio de divertimento, mas também de socialização. Por lá, eles encontram pessoas com interesses parecidos e conversam, fazem novas amizades, etc.
- Por estar conectada o tempo inteiro, tal geração sabe analisar informações para decidir sobre uma compra. Em questão de segundos, estão aptas a olhar comentários, avaliações e outros recursos para definir se aquele produto vale mesmo a pena.
Leia também: Comportamento de compra da geração Z
De olho no Blockchain
Quer saber como se manter atento ao que vai surgir na tecnologia? Fique de olho no Blockchain e na Web3. Para o palestrante Juliano Kimura, esse é o futuro da internet, e quem quer se manter um passo à frente deve prestar atenção a essa indústria. Na opinião dele, os avanços que vão mudar a estrutura de negócios online e físicos virão dessas tecnologias. É a mesma coisa que passamos quando a internet começou a se popularizar: algumas pessoas viram primeiro o impacto que isso iria causar e como iria mudar nossas vidas. Além disso, para se manter atualizado, você pode conferir nosso e-book “Tendências de 2023”, que vai ajudar você e seu negócio a se prepararem para o futuro. Boa leitura!