Caminhos para Inovação
Negócios Internacionais

Internacionalização de empresas: conheça algumas feiras

Neste artigo, vamos falar mais sobre os motivos para participar de uma feira internacional, como se preparar e também mostrar algumas das maiores que acontecem por aqui. Boa leitura!

As feiras de negócios acontecem pelo mundo todo e são a chave para a internacionalização de empresas. Especializadas em cada setor, essas feiras juntam empresários, fornecedores e outros players do mercado para ampliar seu alcance internacional.De acordo com o Portal Radar, as feiras de negócios geram, anualmente, mais de 500 bilhões de dólares de impacto nos mercados. Por meio delas, você pode lançar produtos, fazer contatos importantes e encontrar muitos clientes (no caso de empresas B2B).Leia também: Como vender de empresa para empresa O interessante é que você não precisa viajar para outro país a fim de investir na internacionalização de empresas através das feiras. Existem muitos eventos aqui no país e que atraem empresários de todas as partes do mundo.Neste artigo, vamos falar mais sobre os motivos para participar de uma feira internacional, como se preparar e também mostrar algumas das maiores que acontecem por aqui. Boa leitura!

Por que participar de uma feira internacional

Muitas empresas vivem bem focando apenas no mercado interno, ou até no mercado local. Não há nada de errado com isso – conhecer seu público e seus potenciais é o primeiro passo do sucesso. No entanto, para quem deseja exportar, importar ou buscar acordos com empresas de outros países, as feiras internacionais são fundamentais. Veja outros motivos:

  • Elas são o primeiro passo do processo de internacionalização de empresas. Se você quer alcançar novos mercados e não sabe de onde começar, comece por elas.
  • A feira líder do seu setor vai atrair não apenas clientes, como também concorrentes e fornecedores. Ter noção da sua rede de contatos no Brasil é uma coisa, conhecer os stakeholders em outro país é totalmente diferente. Com as feiras, você começa a entender melhor o cenário no mercado que deseja explorar.
  • Você pode testar novos produtos em feiras. Pessoas capacitadas e parceiras podem ajudar você a entender se sua nova ideia terá aderência no mercado, antes de investir em qualquer tipo de produção em larga escala.
  • É uma grande oportunidade de descobrir tendências de mercado específicas para seu setor e ficar por dentro das novas tecnologias que podem afetá-lo.

Conheça nossa série de podcasts sobre tendências de mercado

Quem pode participar

Geralmente, quem investe em internacionalização de empresas está em feiras internacionais. Isso significa empresários, profissionais da área, investidores, estudantes, dentre outros players.No geral, não existem muitas regras para participar, além do pagamento das taxas e de ingressos. Por falar nisso, lembre-se de que esse é um investimento no seu negócio e que deve gerar frutos. Por isso, calcule com cuidado as possíveis vantagens e quais serão os gastos, seja com hotéis, passagens, ingressos e até tempo dos funcionários. Você ainda vai precisar investir em um estande, caso queira participar dessa forma. O material publicitário também deve entrar aqui – falaremos, mais à frente, sobre os preparativos.Agora, uma coisa é certa: participar de feiras internacionais fora do país será bem mais caro. Conheça, então, as feiras internacionais mais famosas que ocorrem aqui no Brasil.

  • Intermodal South America: quem trabalha no setor de logística, transportes e comércio exterior geralmente participa dessa feira, que atraiu mais de 40 mil visitantes em sua edição de 2023, dentre eles representantes das maiores empresas latino-americanas do mercado. Ela ocorre anualmente, em São Paulo, no mês de março.
  • Agrishow: tem foco no segmento do agronegócio, envolvendo todos os negócios da produção agrícola, desde armazenamento até máquinas, financeiras e outros. O evento é realizado, anualmente, em Ribeirão Preto (São Paulo).
  • Anufood Brazil: quem é do setor alimentício e quer investir em internacionalização de empresas deve participar dessa feira, focada no mercado de alimentos e bebidas. O evento é realizado anualmente, em Santana, São Paulo.
  • Pet South America: esse é o principal evento da indústria pet na América Latina, e na sua última edição recebeu mais de 32 mil profissionais da área. Quem quer conhecer mais fornecedores, parceiros e clientes deve participar.
  • Motor Experience (Salão internacional do Automóvel): é o 4º maior evento do setor automobilístico no mundo e já recebeu mais de 715 mil visitantes. É a oportunidade para conhecer novos produtos e novas tecnologias do mercado. A Feira é realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo,
  • World Travel Market Latin America: o setor de viagens e turismo também tem sua própria feira internacional, na qual profissionais do mercado podem encontrar conexões importantes em busca de melhores preços e oportunidades. Esse evento também se realiza, anualmente, em São Paulo.

Leia também: Como a inovação em produtos pode levar seu negócio a conquistar novos mercados - Case TelevaleComo se preparar para uma feira internacionalAgora que você já sabe os motivos para participar de uma feira internacional e conhece algumas que se realizam no Brasil, saiba como se preparar para esses eventos.

  • Participe primeiro como observador: se você não tem nenhuma experiência com feiras internacionais, é uma boa ideia atuar apenas observando. Claro, ainda assim você poderá fazer boas conexões, mas antes de montar estandes, procure saber como as pessoas fazem os seus.
  • Faça com antecedência: dessa forma, você terá um ano para se preparar e planejar adequadamente a participação da sua empresa. Planeje os gastos com cuidado, fique atento às datas e ao deadline para reserva de hotéis e aluguel de veículos.
  • Organize a logística: se for levar material para expor (o que é recomendado), verifique com prestadores de serviço locais como esses itens serão enviados até o lugar. O seu estande também deve ter espaço para reuniões e ser confortável e atrativo.
  • Faça um bom pós-feira: o trabalho não acaba junto com a feira. Você deve se esforçar para fazer contato com as pessoas que conheceu por lá, além de elaborar um plano para compartilhar seu aprendizado com toda a empresa e aplicar os novos conhecimentos nas estratégias de negócio futuras.

A internacionalização de empresas e o networking

Agora que você tem conhecimento de como é importante participar de feiras internacionais, é necessário também saber mais sobre como fazer conexões importantes nesses eventos.Quer aprofundar ainda mais? Acesse nosso infográfico sobre tudo que sua startup precisa saber sobre internacionalização.Confira também um conteúdo sobre networking e saiba como formar parcerias frutíferas nas oportunidades certas. Boa leitura!

Artigos relacionados
Materiais Educativos