Member Get Member: o que é e como essa estratégia alavanca o crescimento do negócio
Member Get Member é uma boa chance paraa sua empresa de vender mais e fidelizar clientes por meio dos próprios clientes. Entenda como!
Member Get Member é uma estratégia de Marketing na qual os clientes indicam amigos e pessoas próximas ao negócio e recebem alguma bonificação a cada novo cliente convertido. É uma relação ganha-ganha. A empresa amplia a base de novos consumidores a um custo baixo, fideliza os antigos e todos ganham vantagens nos produtos e serviços que utilizam.
Segundo dados levantados pela Nielsen, mais de 80% das pessoas consideram a recomendação de amigos como a fonte mais confiável de informação sobre um item. Já a pesquisa realizada pela B2B Marketing Mentor aponta que 50% dos entrevistados ficam mais inclinados a indicar um produto ou um serviço ao receberem um benefício por isso.
Em outras palavras, o Member Get Member é uma boa chance a sua empresa de vender mais e fidelizar clientes por meio dos próprios clientes. Maravilha, não é mesmo? Por isso, neste artigo, explicaremos exatamente o conceito de Member Get Member e como a estratégia de Marketing é uma ótima aliada para potencializar as vendas de um negócio.
Member Get Member: o que é
A tradução ao pé da letra de Member Get Member é “Membro leva Membro” e, no Brasil, também é conhecida como Marketing de Indicação. Sua aplicação no Marketing também está relacionada à ideia literal: trata-se de um programa de indicados que oferece comissões, bônus e/ou descontos ao cliente por cada pessoa indicada ao negócio.
É uma estratégia muito comum entre startups de tecnologia. No Uber, por exemplo, o cliente tem à sua disposição um código de 10 reais de desconto objetivando oferecer a cada amigo indicado. E melhor: o bônus tem retorno. Quando a pessoa indicada faz sua primeira viagem, o cliente também recebe um cupom de desconto na sua conta.
Deu para entender a dinâmica, correto? É uma prática boa para todos: o cliente da casa e o novo cliente satisfeitos, e a empresa escalando sua solução para mais e mais pessoas.
Como funciona
Clientes satisfeitos com algum produto ou serviço são potenciais defensores da marca. Isso porque eles estão dispostos a fazer uma recomendação aos amigos próximos ou aos familiares daquilo que consomem. Muitos, porém, não fazem de forma espontânea. Esse desejo de compartilhar a indicação precisa ser ativado de alguma maneira pelo próprio negócio.
É aí que a estratégia Member Get Member entra no cenário. Ela será o incentivo que faltava com a intenção de que o consumidor faça o famoso “boca a boca” mais estruturado. Afinal, dessa vez, ele não só indicará um produto ou um serviço porque gosta, mas também será recompensado por isso.
À empresa cabe traçar um programa de afiliados adequado à realidade do negócio. É importante ter métricas de acompanhamento, a fim de saber até quanto você pode investir em um programa de indicação. O Custo de Aquisição do Cliente (CAC), o Life Time Value (LTV) e o Net Promoter Score (NPS) costumam ser bons indicadores para calcular o limite das recompensas.
Vantagens do Member Get Member
Transformar clientes em embaixadores da marca
A credibilidade de uma marca aumenta à medida que os consumidores se tornam embaixadores do negócio. Ou seja, recomendam a amigos, a parentes e a pessoas próximas. Seu consumidor, portanto, torna-se um instrumento de venda da empresa.
Ampliar a base de novos cliente a baixo custo
Esta é a outra grande vantagem da estratégia Member Get Member: você atrai novos clientes ao negócio por um custo bem abaixo do que se investisse em publicidade tradicional ou em anúncios on-line.
Inovar no mercado de E-commerce
O E-commerce cresceu mais de 40% no Brasil somente durante a pandemia do novo coronavírus. E a expectativa é promissora para os próximos meses: o comportamento do consumidor mudou, ou seja, ele está mais confiante em comprar via internet. Por conseguinte, milhares de empresas também digitalizaram suas operações e ingressaram em plataformas de E-commerce e Marketplaces.
A concorrência está cada vez mais acirrada. Então, investir em estratégias de Inovação dentro do mercado virtual é essencial àqueles negócios que desejam se manter competitivos.
Aumentar o índice de retenção de clientes
A fidelização dos clientes é um desafio dentro de qualquer negócio. Embora não seja a única solução para tal, a estratégia Member Get Member é um ótimo aliado na retenção dos consumidores, uma vez que proporciona bonificações e descontos a cada indicação. O cliente indica e recebe vantagens na compra do seu produto ou serviço.
Member Get Member como aplicar no meu negócio?
Antes de adotar a estratégia de Member Get Member, é preciso avaliar se o negócio está no nível de maturidade ideal. Conheça os aspectos que devem ser observados para que você possa oferecer um programa de recompensas vantajoso ao cliente, como também adequado à realidade da empresa:
- Conheço bem o meu público?
Essa é a primeira pergunta. Se você vai oferecer uma recompensa, é necessário saber se ela agradará o seu público. Então, conhecer as pessoas a quem você vende seu serviço ou produto é o primeiro passo na jornada do Marketing de Indicação.
Reúna dados demográficos, como idade, gênero, escolaridade, profissão etc e busque informações sobre interesses, hobbies e passatempos, isto é, os dados socioculturais do seu cliente. Com isso, poderá visualizar melhor os benefícios que têm potencial de gerar valor dentro desse público, bem como saberá por quais meios de comunicação divulgá-los.
- Minha base de clientes está satisfeita?
É indispensável que a maior parte dos seus clientes esteja muito satisfeita com o produto ou o serviço que você comercializa. Por quê? Porque o consumidor só recomenda aquilo que ele aprova. Um dos caminhos, citados anteriormente, visando saber se o seu negócio é bem-visto no mercado de atuação é medir o nível de satisfação do cliente por meio do NPS. Somente depois disso, sua marca deverá pensar na estratégia Member Get Member.
O Marketing de Indicação ou Member Get Member é uma estratégia eficaz para o aumento da credibilidade do negócio, a retenção de consumidores e a ampliação da base de clientes. Se sua empresa já atingiu o nível de maturidade ideal, é hora de pensar em oferecê-la ao seu público.
E, então, a dica faz sentido pra você? Quer ficar por dentro de mais temas sobre Empreendedorismo e Inovação? Confira agora mesmo, em nosso blog, mais posts como este!