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Mobile first: conceito e aplicabilidade

Mobile first: conceito e aplicabilidade

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Ser mobile first significa construir projetos Web pensando primeiro no layout de celulares e em dispositivos móveis e depois nos formatos de web. Isto é, desenvolver páginas e aplicativos otimizados para os acessos realizadospor meio de equipamentos com telas menores.E por que precisamos pensar em mobile first? Tradicionalmente, é feito o contrário – primeiro as páginas são construídas para a web, e depois elas são adaptadas para os dispositivos com telas menores, o que normalmente, implica uma experiência de navegação pior para quem acessa via dispositivos móveis.No Brasil, porém, desde 2014, os acessos à internet via celulares já ultrapassam os acessos via PC; atualmente, 6 em cada 10 brasileiros acessam a internet somente pelo celular.Por isso, se você tem um e-commerce, produz conteúdos ou mesmo tem alguma estratégia que envolva o digital, pensar em mobile first se tornou urgente.E, para saber como, leia este post até o final.

Por que pensar em mobile first?

As telas de computadores apresentam dimensões maiores – a maior parte dos notebooks que encontramos no mercado tem telas de 27 a 43 centímetros – alguns profissionais usam até mesmo monitores maiores para facilitar o trabalho. Já os celulares, apresentam telas de mais ou menos 15 centímetros.Ocupar todo esse espaço de tela de computadores nos permite ser mais prolixos – ter mais imagens, links, conteúdos, botões e até mesmo textos. Além disso, como o uso do computador normalmente envolve teclado e mouse, podemos apostar em links, botões menores e até campos a serem preenchidos pelo cliente ou pelo leitor em menores dimensões.Já nos celulares, temos menos espaço visual e normalmente usamos os dedos, às vezes, escrevemos com uma só mão. Isso exige botões maiores e bem menos informações. As telas menores desafiam a capacidade de síntese, visto que elas exigem textos e imagens mais enxutas, um design mais otimizado e botões mais fáceis de serem clicados.É necessário pensar na experiência do usuário ou do cliente para otimizar o acesso. Um design mais simples pode favorecer que o usuário siga a jornada esperada, seja de compra, seja de acesso.Por outra via, adaptar de telas menores para as maiores é mais fácil do que o contrário.

Afinal, o que é mobile fisrt?

Este conceito de Mobile First foi criado por Luke Wroblewski, quando ele era diretor de produto da Google. Na prática, significa pensar primeiro nos dispositivos móveis ao criar páginas e aplicativos, e depois nos computadores.É uma forma diferente de pensar, invertendo a lógica da maioria das criações. Esse conceito afeta a experiência de navegação em:- e-commerces- sites e blogs- trabalhos com infoprodutos - eventos digitais- ou no uso de qualquer estratégia digital.

Vantagens de se optar pelo mobile first

Você deve estar se perguntando: quais são os benefícios do mobile first? Separamos os principais a seguir:O Brasil está entre os cinco países com mais celulares no mundo e temos mais celulares do que computadores – na prática, isso significa que a maior parte dos acessos das pessoas, especialmente no contexto de compras e lazer, tende a ser em celulares do que em computadores. Assim como a maior parte do tempo de conexão. Portanto, pensar em ser mobile first ou ter uma versão de páginas otimizada para celulares se tornou prioridade.

  • Aparecer primeiro no Google

Desde 2018, o algoritmo do Google prioriza as páginas otimizadas para mobile. Isto é, as buscas na internet são indexadas, e as páginas são ranqueadas pelo Google – algumas aparecem na primeira página outras nas segunda, e hoje, o Google prioriza as que são mobile first.Isso porque o acesso, no mundo, via celulares nas páginas de internet superou os via web.Ou seja, quem tem um site otimizado para dispositivos móveis sai à frente.

  • Melhorar a experiência dos usuários

Páginas construídas para dispositivos móveis apresentam melhores taxas de carregamento, isto é, o tempo que uma página demora para carregar por completo. Com o carregamento mais rápido e gradual, a experiência do usuário se torna mais agradável ,não havendo espaço para informações desnecessárias ou para páginas poluídas.Sites que não são feitos para dispositivos móveis ou não são adaptados não apresentam uma experiência boa para quem os acessa por meio desses dispositivos.

  • Mais praticidade e agilidade para quem está fora de casa

Além de melhorar a experiência de quem navega, ter páginas otimizadas para mobile consome menos os dados móveis.Vale lembrar que o pacote de dados móveis normalmente é menor do que o de banda larga (ou da internet que os computadores estão conectados). Por isso, precisamos de pensar em páginas mais ágeis, leves e que funcionam bem para quem está na rua ou sem acesso a internet banda larga.

  • Facilita a experiência de um consumidor omnichannel, isto é, múltiplos canais

O comportamento do consumidor tende a ser omnichannel. Isso significa que, da rede social dele, ele pode acessar diretamente o site, e isso ocorre por meio do celular. Portanto, pensar em mobile first melhora a experiência do usuário e permite que ele acesse rapidamente outros canais de contato e vendas.

  • Adaptar um tela pequena para uma grande é mais fácil

Uma vez que seu conteúdo e o layout foram construídos de forma mais prática e limpa, pode-se aproveitar dessa proposta com facilidade para as telas maiores. O contrário é mais difícil, porque, quando se constrói pensando em um espaço maior, normalmente, tem-se um excesso de informações.

Neste texto, vimos que:

  • Mobile first significa produzir páginas e aplicativos pensando primeiro em dispositivos móveis e telas menores, e depois em telas maiores. 
  • A maior parte dos acessos à internet no Brasil é feita pelos celulares.
  • Pensar mobile first quer dizer: aperfeiçoar a experiência do usuário, ter melhores taxas de carregamento, consumir menos pacote de dados, facilitar o acesso de quem está em vários canais.
  • E essa deve ser uma prioridade para todas as pessoas que possuem um negócio digital, inclusive micro, pequenos e médios negócios. 

Agora que você já está pensando em como otimizar as suas páginas para dispositivos móveis, vale a pena refletir sobre como adaptar a sua estratégia de marketing para mobile!Acesse também nosso infográfico sobre UX Design, com o objetivo de conquistar resultados melhores com seu site ou app.