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Modelo de negócios de assinatura: entenda essa tendência no mundo dos negócios

O modelo de negócios de assinatura traz maior estabilidade para as empresas, com diversas vantagens para os usuários também. Saiba mais sobre este modelo.

Mais conhecidos por serem utilizados por empresas de mídia de entretenimento e de software, como Netflix, Spotify e Adobe, o modelo de negócios de assinatura tem ficado mais comum nos últimos anos. Com grandes vantagens para as empresas, ele permite personalização maior dos serviços, além de sua evolução e aprimoramento constantes, trazendo benefícios para os usuários, que também podem pagar um valor mensal mais enxuto do que seria se tivessem de comprar o serviço de uma vez só. Esse modelo funciona muito bem também para as empresas que oferecem acesso a conteúdo ou a um serviço repetitivo ou contínuo, seja do tipo B2B (business to business – que oferece serviços ou produtos para outras empresas), seja do tipo B2C (que vende diretamente ao consumidor final). Neste post, entenda o que é o modelo de negócios de assinatura e quais são as suas vantagens para as empresas.

4 tipos de modelo de negócios de assinatura

Não existe apenas um tipo de negócio de assinatura. Conheça 4 tipos que se têm tornado comuns no Brasil:

1. Modelo de associação de membros

Muito utilizado em sites, no modelo de associação de membros (conhecido em inglês como “membership”) as pessoas precisam fazer um cadastro e pagar regularmente para ter acesso ao conteúdo disponibilizado. A vantagem desse modelo de negócios de assinatura é que ele ajuda a criar uma comunidade de pessoas ativas e interessadas naquele nicho específico.

2. Modelo de restrição de conteúdo para não assinantes

Esse modelo é muito empregado por sites de mídia e por produtores de conteúdo em geral que desejam gerar renda com seu trabalho. Algum conteúdo disponibilizado é gratuito, mas o acesso tem limite de conteúdos que podem ser acessados por mês e/ou parte do conteúdo é exclusivo para as pessoas que pagam recorrentemente por aquele serviço. O modelo também é chamado de “paywall” poroso. O conteúdo gratuito é uma maneira de atrair e agradar o consumidor, tentando fazer com que ele se torne um assinante e, assim, possa ter acesso ilimitado ao seu melhor conteúdo.O modelo de assinatura freemium, praticado pelo Spotify, funciona de forma semelhante. O conteúdo das músicas é disponibilizado gratuitamente pela empresa com várias limitações, sendo que é necessário obter uma conta premium, que é paga, para ter acesso à experiência completa.

3. Modelo do box de assinatura

Modelo muito utilizado por empresas de curadoria de livros, artigos de beleza, vinhos e até mesmo objetos direcionados a animais de estimação. Ao pagarem mensalmente um valor determinado, essas empresas enviam caixas com conteúdo surpresa daquele nicho no qual o cliente tem interesse. Algumas empresas conseguem enviar até produtos exclusivos, como livros que ainda não foram lançados pelas editoras, além de brindes que têm a ver com aquele universo. O box é entregue diretamente na porta do cliente. Além disso, existem as caixas de reposição, em que os mesmos produtos são entregues aos clientes todo o mês. São muitas as possibilidades de criatividade e personalização com este modelo.

4. Modelo de mentoria

Outro modelo de negócios de assinatura que tem surgido recentemente é o de mentoria. Profissionais referência na sua área oferecem pacotes que incluem sessões de mentoria ao vivo ou por Skype, atendimento online e acesso a aulas ou vídeos com dicas e informações preciosas que só uma pessoa com muita experiência teria para transmitir. É voltado para aquelas pessoas que buscam transformação pessoal, mais desenvolvimento, orientação vocacional, conhecimento prático sobre alguma área, auxílio com a realização de projetos pessoais ou profissionais, dentre outros.

Crescimento acelerado

De acordo com um estudo realizado pela empresa americana Zuora, o crescimento das vendas de negócios de assinatura nos últimos cinco anos foi até nove vezes mais rápido do que os de outras empresas. A pesquisa comparou o crescimento das vendas das empresas com modelo de negócios de assinatura, das empresas com os 500 ativos mais importantes na bolsa de valores e das empresas de varejo dos EUA. As vendas do primeiro grupo cresceram nove vezes mais rápido do que as do segundo, e quatro vezes mais rápido do que as do terceiro.As previsões da Zuora são de que, em 2020, mais de 80% dos softwares terão modelos de vendas de assinatura.

Estabilidade e previsibilidade para as empresas

A maior vantagem do modelo de negócios de assinatura é gerar uma receita constante para as empresas, garantindo sustentabilidade financeira e estabilidade. Este modelo sofre menos com  variação de receita em seu fluxo de caixa. As renovações automáticas e a oferta de produtos e serviços de maneira contínua fazem com que seja possível ter uma previsão muito melhor da receita a ser gerada. Com isso, é possível programar com maior eficácia custos, gastos e investimentos.

Como o modelo funciona

O modelo de negócios de assinatura requer grande engajamento dos clientes, a fim de que eles continuem motivados a pagar pelo serviço e a taxa de cancelamento (churn) não seja muito alta. Para manter esse engajamento, é primeiramente necessário conhecer o público muito bem, entender como ele se comunica e quais são suas dores, visando oferecer soluções da maneira mais eficiente possível  e construir bom relacionamento.É necessário ter opções de pagamento facilitadas, para que o cliente contrate o serviço sem impedimentos e consiga continuar pagando sem atropelos nos próximos meses ou anos. É importante trabalhar com várias formas de pagamento, como débito, crédito e boleto, garantindo a segurança das transações online.No que diz respeito a esse modelo, é interessante oferecer opções de planos mensais, trimestrais e semestrais, com preço reduzido ou mais benefícios àqueles que fecham um contrato de longo prazo. Contudo, opções demais podem confundir o consumidor e causar dúvidas e desistência. Por isso, deve-se atentar à quantidade de opções e deixar suas condições bem claras.O modelo de negócios de assinatura é uma opção interessante para empresas que oferecem serviços recorrentes e buscam maior estabilidade nas receitas. Veja também nosso artigo em que abordamos como ter sucesso com o modelo freemium.

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