Newsletters como ferramenta de marketing: como usar e otimizar a sua!
As newsletters, que podem ser traduzidas como boletins informativos, estão entre as ferramentas de marketing digital mais poderosas à sua disposição.
As newsletters, que podem ser traduzidas como boletins informativos, estão entre as ferramentas de marketing digital mais poderosas à sua disposição.Esse formato de comunicação permite que você se comunique diretamente com seus clientes atuais e potenciais de maneira personalizada, fornecendo conteúdo valioso e promoções relevantes diretamente em suas caixas de entrada.As newsletters são mais adequadas para educar e entreter seus assinantes do que para fazer uma venda, mas ainda assim existe um mundo de possibilidades para elas!Receber um boletim informativo deve ser como receber uma atualização de um amigo interessante e útil, em vez de uma venda de um vendedor insistente. Mas isso não quer dizer que não dá para usá-las para impulsionar a jornada de compra dos seus clientes.Neste artigo, vamos falar sobre o poder das newsletters e como elas podem ajudar na sua estratégia de negócios.
O conceito: o que é uma newsletter?
Em poucas palavras, uma newsletter é um e-mail enviado periodicamente que informa seu público sobre as últimas notícias, dicas ou atualizações relacionadas a seus produtos ou serviços.Newsletters podem ter temas, design e funções diversas, assim como seus objetivos. O importante é que elas sejam usadas do jeito certo visando se conectar com seu público e, então, se tornarem uma ferramenta poderosa de marketing.
5 razões para começar uma newsletter
Para quem ainda duvida do poder de uma newsletter, é importante pontuar que 87% dos profissionais de marketing confiam em campanhas de e-mail para promover negócios.Sabendo disso e do que se trata uma newsletter, vamos seguir o aprendizado citando 5 motivos pelos quais você deve considerar essa estratégia.
Você constrói confiança e credibilidade
Um boletim informativo é uma ótima maneira de compartilhar tudo sobre você, como você pode ajudar as pessoas e o que você representa. Ao compartilhar seus pensamentos, opiniões e conhecimentos ao longo do tempo, seus assinantes conhecerão e confiarão em você de maneira mais profunda.
Você tem o controle
Ao contrário das plataformas de mídia social, por exemplo, nas quais você está à mercê de algoritmos e alteração de recursos, uma newsletter oferece mais controle. Você não precisa cruzar os dedos e esperar que suas palavras apareçam no feed de alguém. Em vez disso, vai direto para a caixa de entrada. Você também tem acesso total aos seus dados de assinante, para que possa fazer backup facilmente ou mudar para um provedor de e-mail diferente a qualquer momento.
É pessoal
Longe do burburinho das mídias sociais, os boletins são íntimos e diretos. Assim como receber uma carta pelo correio, eles convidam a uma maneira mais profunda e reflexiva de se comunicar com seu público.
Estabelece sua experiência
Quando você compartilha conteúdo útil e interessante que fornece valor genuíno, isso mostra a seus assinantes que você realmente conhece o que faz.
É uma ótima ferramenta de vendas.
Como você leu aqui, isso não significa bombardear as pessoas com e-mails anunciando ofertas e promoções o dia todo, mas sim ver um boletim informativo como um embaixador de confiança, lembrando as pessoas cada vez que você envia uma mensagem quem você é e como você trabalha.Portanto, quando você tiver uma nova oferta para compartilhar ou um assinante decidir que precisa de ajuda em sua área de especialização, você estará fresco em sua mente.
Pilares de uma boa newsletter: design, conteúdo e valor
Newsletters são a base de qualquer estratégia de e-mail marketing. Empresas e pequenas empresas podem obter benefícios extremamente valiosos ao desenvolver um boletim informativo mensal. Para maximizar seus resultados, você precisa garantir que seu boletim informativo seja personalizado na busca de atingir os destinatários-alvo.Todo grande boletim informativo começa com o design. Sem uma estratégia de design elegante e responsiva, não importa quão bom e atraente seja o conteúdo. Seu boletim informativo deve ser fácil de navegar e ter frases de chamariz claras que levem os leitores de volta ao seu site, no qual eles podem se envolver com suas páginas de destino de conversão. Os principais elementos de um boletim informativo atraente incluem:Cabeçalhos: sua “news” deve ter um cabeçalho que reflita sua marca e incentive seu público a continuar lendo.Logotipos: o logotipo da sua marca deve definir o tom do esquema de cores e lembrar aos leitores quem é responsável pelo conteúdo valioso em sua caixa de entrada.Imagens: Dependendo da sua marca, seus boletins devem conter fotos vibrantes, ilustrações vívidas ou uma combinação dos dois.Layout do conteúdo: o uso de cabeçalhos e subtítulos garantirá que os leitores possam navegar facilmente no boletim informativo e entender o conteúdo rapidamente.Conteúdo personalizado: sempre que possível, inclua elementos de personalização como, por exemplo, endereçar a newsletter a cada subscritor pelo nome. Para isso, é claro, você precisará de uma ferramenta de e-mail marketing que ofereça essa funcionalidade. O conteúdo do seu boletim informativo deve ser altamente relevante para o seu público e fornecer valor imediato. Isso significa que o conteúdo precisa ajudar seus leitores de alguma forma, seja mantendo-os informados sobre as últimas tendências e notícias do setor, seja fornecendo dicas e informações sobre um tópico específico.
Construindo uma lista forte de assinantes
Cada leitor que você adiciona à sua lista de assinantes é uma nova oportunidade de converter um lead em um cliente pagante. Depois de criar o próprio boletim informativo, desenvolver uma estratégia para ganhar assinantes é o próximo aspecto mais importante de sua estratégia a ser considerado.Aqui estão algumas táticas que você pode usar para começar a aumentar sua lista de assinantes de newsletter hoje:Use frases de “chamada para ação (CTA)” baseadas em imagens: adicionar CTAs atraentes às postagens do seu blog incentivará os visitantes a se inscreverem em sua lista. Use imagens e linguagem orientada para a ação a fim de chamar a atenção dos leitores do blog.Peça endereços de e-mail no momento da compra: as pessoas que compram seus produtos hoje têm maior probabilidade de comprar de você no futuro em comparação com novos leads. Obtenha os endereços de e-mail de seus clientes para enviar recibos, atualizações e newsletters.Organize ou patrocine um evento: webinars, workshops e eventos de networking são plataformas perfeitas para construir sua base de assinantes. Ofereça um brinde, como um conteúdo de alto valor, para incentivar as inscrições.Atualize sua assinatura de e-mail: se você, como empreendedor, ou seus vendedores entrarem em contato regularmente com clientes em potencial por e-mail, você poderá obter mais assinantes adicionando um pequeno CTA à assinatura de e-mail de todos.Converta seus seguidores nas redes sociais: se alguém segue você nas redes sociais, há uma chance maior de que eles se interessem em se manter atualizados com sua marca por e-mail. Promova os benefícios do seu boletim informativo – como conteúdo exclusivo – em algumas postagens sociais todos os meses.Por fim, vale lembrar que comprar uma lista de assinantes nunca é uma boa ideia. Em um artigo especial sobre o tema, explicamos por que não comprar mailing e alternativas para construir uma lista organicamente.
Como escolher a melhor plataforma de newsletter
Encontrar a plataforma de e-mail para criar e distribuir sua newsletter é fundamental.Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer ao procurar em uma plataforma de newsletter:
- Quantos assinantes você pode ter em um plano gratuito?
- Quão fácil é escrever e criar um modelo de e-mail?
- Quanto espaço há para crescer?
- Quanto custa a ferramenta à medida que sua newsletter cresce?
- Ele tem todos os recursos que você deseja para sua experiência de newsletter?
- Existe um painel intuitivo para rastrear suas análises?
- Existem filtros de spam adequados para garantir que haja capacidade de entrega de e-mail bem-sucedida?
Considerando todos esses pontos cruciais, algumas ferramentas que você pode considerar são a versão gratuita para e-mail marketing da Hubspot, o MailChimp e a SendPulse. Todas as três ferramentas têm versões totalmente em português e planos gratuitos básicos com limitações de envios e quantidade de assinantes. Conheça as opções e, quando sua newsletter crescer de verdade, considere pagar pela assinatura dos serviços e desfrutar de mais funcionalidades.Quer continuar crescendo e otimizando sua estratégia de marketing? Então conheça mais ferramentas de marketing digital que podem ser decisivas para seus negócios!