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O que é market share e como você pode calculá-lo

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Como mensurar o crescimento da sua empresa perante o mercado? Para muitos negócios, não basta utilizar métricas internas. É preciso observar o contexto para conhecer a real performance da empresa. É aqui que entra o market share.Market share é a cota de participação no mercado que uma empresa detém. Ao aferi-lo, podemos compreender o tamanho da concorrência e traçar estratégias para conquistar mais fatias dele.Calcular o market share é relativamente simples, dependendo da disponibilidade de dados da sua indústria. Neste artigo, vamos entender melhor o que é isso e como calcular.

O que é market share

O market share representa a porcentagem de uma indústria ou a quantidade total de vendas de um mercado que pertence a uma só empresa. Esse número é utilizado para comparar o tamanho do negócio diante do seu mercado e de seus competidores.Por exemplo: se uma companhia vende R$ 100 milhões em tratores, por ano, no Brasil, e o total de tratores vendidos no país, por ano, é de R$ 200 milhões, o market share brasileiro da empresa é de 50%.Investidores e analistas observam os menores movimentos no market share das empresas, visto que é um indicador forte do cenário competitivo e, portanto, do potencial lucrativo. Se um negócio perde market share para determinado produto de forma relativamente brusca, pode ser que um produto inovador tenha o substituído, por exemplo. Agora, se o mercado para um produto ou um serviço cresce, e a empresa mantém o market share, quer dizer que seu faturamento cresce junto com o mercado. Se o índice sobe, isso indica que você está vencendo a concorrência.Quando o market share de uma empresa está alto, abrem-se possibilidades de escalar os produtos e serviços por meio da melhoria da estrutura, o que resulta em aumento de lucratividade. Há ainda legislação que impede a aquisição de empresas com base no market share, já que a competição pode se tornar desleal.Para calcular o market share, é preciso selecionar um recorte de mercado, que pode ser país, estado ou cidade, exemplificando. Vamos detalhar o processo, um pouco mais, a seguir.[caption id="attachment_1917" align="alignleft" width="1216"]

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Market share do Google em comparação com outros mecanismos de busca no mundo.[/caption]

Como calcular o market share

Vamos observar o processo de cálculo do market share passo a passo.

Passo 1 - determinar o recorte de período e local

Pode ser o trimestre, o ano ou mesmo múltiplos anos. Se o seu mercado é inovador, talvez seja preciso calcular mês a mês, pois a tendência é mudar rapidamente. Se seus OKRs são acompanhados por quarter, talvez seja uma boa ideia manter nesse período.Para o cálculo, também é necessário definir qual é o recorte geográfico. Se uma farmácia atende apenas uma cidade, não faz sentido comparar seus resultados ao de todas as farmácias do Brasil.Você ainda pode basear a segmentação em apenas um produto, a fim de conseguir o market share dele em específico, ao invés de a empresa inteira.Área geográficaOnde estão seus clientes e quantos eles são? Por exemplo: Uma farmácia pode definir que seus clientes estão em um raio de 2 km do seu ponto comercial (você precisa validar essa informação). Ou ainda uma farmácia de uma cidade pequena poderia definir que seus clientes potenciais seria toda a população da cidade. Por exemplo: 20 mil habitantes distribuídos em 8 mil residências. Você pode obter todos esses dados geográficos para calcular seu market share no site do IBGE Cidades.

Passo 2 - calcular o total de vendas da companhia naquele período

Aqui, é preciso escolher um tipo de métrica. Pode ser o faturamento com vendas ou o número de itens. Isso depende das informações que se ajustam ao seu tipo de mercado.

Passo 3 - pegar o total de vendas do mercado no período

É possível obter dados em fontes variadas, de acordo com o mercado e o setor. Normalmente, são instituições regulatórias ou de pesquisa. Confira algumas delas:

Nessa lista estão instituições que divulgaram os dados referentes a 2017, no Brasil. Pequenos e médios negócios podem procurar dados nos representantes de suas cidades, como em Juntas Comerciais.

Passo 4 - Dividir o total de vendas da companhia pelo total de vendas do mercado

Com os números em mãos, utilize a seguinte fórmula:Vendas da empresa ÷ Vendas totais do mercado = Market shareOutro exemplo: supomos que você deseja calcular o market share de uma fábrica de brinquedos para um ano fiscal. O total de vendas da empresa foi de R$ 20 milhões, e a indústria de brinquedos teve um total de R$ 200 milhões em vendas naquele ano. Para encontrar o market share, divida 20 por 200. O market share será de 10%.[caption id="attachment_1918" align="alignleft" width="695"]

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Market share de companhias produtoras de equipamentos para a construção, na América do Norte, em 2011.[/caption]

Quando se preocupar com market share

Por mais que seja importante, nem sempre o market share é a sua métrica principal. Se a empresa for muito nova ainda, sem históricos fortes de vendas, pode não ser uma boa olhar para ele como única forma de medida de crescimento.Você pode conhecer outras formas de avaliar o sucesso do seu empreendimento lendo outro de nossos conteúdos:

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