O que é prompt, para que serve e como criá-lo
Em um mundo cada vez mais dominado pela IA, a capacidade de interagir com essas ferramentas de forma eficiente é um diferencial. Confira algumas dicas!
A palavra prompt, em português, pode ter diferentes significados dependendo do contexto. No entanto, ultimamente, ela se tornou popular por causa do avanço da inteligência artificial e das ferramentas de processamento de linguagem natural.
- No contexto de ferramentas como o ChatGPT, por exemplo, prompt é o comando ou pergunta que você faz para a IA.
Essa interação abre oportunidades para pequenas e médias empresas automatizarem processos, melhorarem o atendimento ao cliente e otimizarem operações (entenda mais adiante).
Acesse o e-book ChatGPT: Revolucione Seu Pequeno Negócio com o super poder da inteligência artificial e descubra como o ChatGPT pode transformar seu negócio, otimizando a comunicação e elevando a eficiência.
Mas, afinal, o que é prompt?
Basicamente, é uma instrução que você dá a um modelo de linguagem, como o ChatGPT, para que ele realize uma tarefa específica. É como se fosse uma conversa: você faz uma pergunta clara e objetiva, e o modelo responde com base nessa instrução. Dependendo de como você formula o prompt, a IA pode gerar textos, responder perguntas, criar ideias ou resolver problemas específicos.
Como criar bons prompts?
Gabriel Custódio, especialista em inteligência artificial listou durante o AI para Negócios, da StartSe, algumas dicas para criar prompts eficazes, com base num documento de diretrizes da própria OpenAI. Veja abaixo:
Escreva instruções claras
- Primeiro, é preciso pensar que o que é claro para um ser humano, não necessariamente é claro para a máquina
- Isso porque, nós sempre estamos dentro de um contexto. Ou seja, para criar um prompt claro, é preciso dar contexto ao modelo. Abaixo estão alguns exemplos de como criar contexto no prompt:
- Defina o público: para quem você está escrevendo? Crianças? Adultos? Especialistas?
- Estabeleça um cenário: onde e quando a ação se passa?
- Determine o formato: deseja uma lista, um parágrafo, um poema, uma história etc?
- Estabeleça o objetivo: o que você quer que a IA faça com a informação?
- Defina o tema: qual é o assunto principal do seu prompt.
Sempre dê textos de referência
Fornecer textos de referência a um modelo de linguagem é como dar a ele uma base de conhecimento sólida para trabalhar.
Além disso, fazer isso vai mitigar as alucinações da IA (que é o nome utilizado para quando a inteligência artificial inventa fatos).
Existem diversas formas de fornecer textos de referência a um modelo de linguagem, dependendo da ferramenta utilizada. Algumas opções comuns são:
- Upload de arquivos: carregar arquivos de texto diretamente na plataforma.
- URLs: fornecer links para páginas web com as informações relevantes.
- Inserir o contexto no próprio modelo, mas delimitar com colchetes ou aspas. Deixando claro para o modelo o que é referência e o que é comando. Divida tarefas complexas em tarefas menores.
Divida tarefas complexas em tarefas menores
Dividir uma grande solicitação em diversas tarefas menores ajuda na eficiência da resposta. Isso porque, tarefas menores são mais fáceis de processar para o modelo, o que resulta em respostas mais rápidas.
Além disso, permite com que o modelo identifique e corrija erros em etapas específicas, otimizando o processo.
Dê tempo para o modelo pensar
Deixar um modelo de IA pensar significa permitir que ele realize processos mais complexos e criativos, indo além de simples respostas baseadas em padrões. E você pode fazer isso seguindo os passos abaixo:
- Coletar e preparar os dados
- Escolher a arquitetura ou qual modelo de IA utilizar
- Expor o modelo aos dados de treinamento para que ele aprenda a identificar padrões e fazer previsões
- Avaliar o desempenho do modelo com testes
- Otimizar o modelo para melhorar o desempenho
Por que importa?
Em um mundo cada vez mais dominado pela IA, a capacidade de interagir com essas ferramentas de forma eficiente é um diferencial. Ao dominar a criação de prompts, você não apenas desbloqueia todo o potencial desses modelos, mas também se torna um usuário mais autônomo e capaz de explorar as diversas possibilidades que a inteligência artificial oferece.
Acesse, também, nosso e-book sobre Inteligência Artificial Generativa e suas aplicações nos negócios, explore as possibilidades da IA Generativa e veja como aplicá-las em qualquer tipo de empresa