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O que é QR Code e como ele pode ser usado no Marketing para alavancar vendas

Entenda as aplicações do QR code, como ele auxilia os processos da sua empresa e de que forma ele pode ser aplicado nas estratégias de vendas e marketing.

O QR Code não é uma tecnologia nova. Existente desde 1994, ela tem o potencial de armazenar informação de forma bastante similar ao código de barras. Ele se popularizou bastante nos últimos anos, uma vez que smartphones já possuem um leitor de QR Code embutido nas câmeras de dispositivos IOS e Android, tornando essa tecnologia uma ferramenta bastante versátil e acessível.

No artigo a seguir, vamos entender melhor as aplicações práticas, como ele pode auxiliar nos processos da sua empresa e de que modo ele pode ser aplicado nas Estratégias de Vendas e Marketing.

O que é QR Code?

O QR Code funciona como um facilitador. Redireciona o usuário sem a necessidade de que ele execute etapas como abrir o navegador, digitar a URL do site ou procurar por um produto específico em sua loja virtual. Por meio da câmera do smartphone ou de um leitor, o processo de comunicação com o cliente se torna mais prático e seguro, aumentando o engajamento e trazendo praticidade ao seu serviço.

Como o QR Code se aplica no Marketing

Antigamente, o uso do QR Code no meio digital era bastante associado ao processo de levar um usuário para um site ou uma loja virtual. Hoje, a aplicabilidade dessa ferramenta vem se expandindo de jeito bastante criativa, reinventando-se para oferecer maior comodidade e praticidade, tanto para empresa quanto para o consumidor. É possível atrelar o QR Code a um serviço, produto, aplicativo, promoção e até mesmo a uma forma de pagamento.

Facilitar o acesso à informação

Uma das grandes facilidades é facilitar o acesso à informação. Isso pode ser feito de diversas maneiras. Galerias de arte, por exemplo, utilizam o QR Code próximo às obras como o intuito de que os visitantes tenham acesso a maiores informações das peças e até mesmo possam comprá-las. No ramo alimentício, pode ser usado na embalagem dos produtos, oferecendo informações nutricionais sobre eles, modo de preparo, validade, lote e até receitas para que o consumidor possa se inspirar.

Aumentar a interação do usuário com seu produto

Além de facilitar o acesso à informação, ele pode ser empregado para otimizar a interação do usuário com seu produto. Deve-se lançar mão dele para levar o usuário a uma landing page ou a uma tela de download de um aplicativo. É possível também oferecer cupons de desconto ou promoções que são acessados via leitura do QR Code.

Outro diferencial é facilitar o Sistema de Atendimento ao Consumidor. Por meio dessa ferramenta, é viável que o usuário envie um feedback em caso de problemas com um produto contratado de maneira automatizada ou entre em contato com a empresa de forma simples e eficaz. Outra estratégia bastante interessante é a de fidelização. Cada vez que o usuário compra seu produto, ele faz a leitura do QR Code e vai acumulando pontos, podendo ganhar brindes e descontos.

Alguns aplicativos também usam o QR Code para facilitar o acesso dos usuários e evitar a necessidade de login e senha. Para entrar na versão web do WhatsApp, basta abrir o aplicativo em seu desktop e ler com o celular. Outro que emprega o mesmo mecanismo com aplicação semelhante é o Nubank.

Otimizar o sistema de pagamento

Diversas plataformas de pagamento e sistemas bancários utilizam o QR Code para facilitar transações financeiras. Do ponto de vista prático, é muito mais simples apenas ler o QR Code em seu celular e autorizar uma transação do que ter de pegar um cartão de crédito e digitar a senha. Além disso, como alternativa de pagamento se popularizou bastante com a crise da Covid-19, uma vez que ele elimina a necessidade de contato para que a transação seja efetuada. Empresas como Ifood, Inter, MercadoPago e PagSeguro atualmente oferecem em seus formatos de pagamento a transação feita via QR Code.

Como iniciar uma estratégia usando o QR Code

Para iniciar uma estratégia é importante ter em mente o que você deseja otimizar ou oferecer ao usuário. Lembre-se de que, assim como qualquer tecnologia, ele é uma ferramenta e ela deve ser vista como resolução de problemas. Logo, se houver outra forma de atingir seus objetivos de maneira mais fácil, não opte pelo QR Code simplesmente porque você quer empregá-lo.

Com sua meta definida, seja ela facilitar o pagamento do consumidor, seja ela oferecer informações sobre um serviço, por exemplo, a aplicabilidade é bem simples. Existem diversas plataformas geradoras de QR Code que podem facilitar a execução da sua estratégia. Outro passo importante é fazer alguns experimentos antes de colocá-la 100% em prática. Teste com apenas um grupo de clientes, colete feedback e entenda se realmente está entregando valor ao usuário final ou se o processo pode ser aprimorado. Busque também levantar métricas e avaliar o quanto essa estratégia está agregando para o seu negócio, justificando seu uso contínuo.

O que achou das aplicações do QR Code na prática? Conheça também 10 estratégias para a fidelização de clientes e continue estudando opções de ampliar o seu negócio.

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