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Pagespeed: como pode impactar a performance on-line do seu negócio

E existe uma ferramenta gratuita do Google, o Pagespeed Insights, que ajuda a identificar e a corrigir problemas que podem afetar a velocidade do site.

Você desiste de entrar em um site se ele demora a carregar? Provavelmente, a sua resposta e a da maioria dos internautas seja sim. Na internet, a instantaneidade reina, e os usuários costumam abandonar endereços eletrônicos lentos. Sabemos: tempo é dinheiro, e, no mundo virtual, velocidade significa mais conversões e vendas.

E existe uma ferramenta gratuita do Google, o Pagespeed Insights, que ajuda a identificar e a corrigir problemas que podem afetar a velocidade do site. Esse é um recurso de análise de desempenho essencial voltado a quem deseja diminuir a taxa de rejeição e aumentar a performance on-line do negócio.

Quer entender o que é o Pagespeed, por que é importante utilizá-lo e como ele funciona? Continue a leitura!

O que é Pagespeed

Pagespeed é um recurso gratuito oferecido pelo Google que avalia o desempenho do site na internet. A velocidade é um dos (vários) aspectos levados em conta pelo buscador na hora de rankear ou não um endereço eletrônico na página inicial. Então, quanto mais rápida e otimizada sua página na internet for, mais chances ela tem de aparecer entre os 10 primeiros resultados.

Reconhecendo essa importância, a ferramenta Pagespeed, também conhecida como PSI, não só analisa o tempo de carregamento, como também aponta problemas e sugere ações a fim de melhorar o desempenho da página. Com um clique e certo tempo de espera, é possível obter informações valiosas que impactem a performance on-line do seu negócio, seja em dispositivos móveis, seja em computadores. Basta digitar a URL e dar <enter>.

Pagespeed e a performance on-line do negócio

É essencial dar atenção às recomendações e aos resultados obtidos com a ferramenta Pagespeed do Google. Tais informações são valiosas para quem deseja potencializar o negócio na internet. Saiba por quê:

Conversões

Veja bem: se um e-commerce faturasse 100 mil dólares por dia, um atraso de 1 segundo no carregamento da página poderia custar a perda de 2,5 milhões de vendas a cada ano. Imaginou? Esses não são dados aleatórios. Trata-se de uma estatística trazida pela Kissmetrics ao analisar o impacto da performance do site no faturamento de um negócio. Ou seja, o tempo de carregamento do site está diretamente relacionado à sua capacidade de gerar receita.

Desempenho nos buscadores

Além disso, a velocidade do site influencia tanto a experiência do usuário quanto o desempenho do endereço nos buscadores. Se o internauta permanece pouco tempo no espaço virtual ou nem sequer espera o completo carregamento das páginas de navegação, o Google compreende que aquele site não é relevante para o usuário.

Isso porque o tempo em que o internauta permanece no site e a taxa de rejeição são dois dos principais fatores de indexação do buscador. Portanto, quando a presença digital não vai bem, as chances de rankear com êxito no principal motor de pesquisa do mundo diminuem.

Taxa de abandono

Segundo a pesquisa da Kissmetric, o comportamento do usuário na hora da compra também está relacionado à velocidade do site. Veja: 40% dos internautas decidem abandonar um website se o tempo de espera é maior que 3 segundos. Outro dado importante é que um segundo de atraso no carregamento da página pode resultar na queda de 7% da Taxa de Conversão.

Diante desse contexto, o Pagespeed é um recurso essencial de identificação de reparos e atualizações necessários em relação a esses aspectos de um site, responsáveis por melhorar a experiência do usuário. Ou seja, a ferramenta é um ótimo aliado para quem deseja converter visitantes em clientes.

Como funciona

O Pagespeed atribui uma pontuação de desempenho que vai de 0 a 100. De 0 a 49, a nota é classificada como baixa. De 50 a 89, o site está com um desempenho médio. Já de 90 a 100, o endereço eletrônico se enquadra na classificação de bom desempenho. Essas notas não são, claro, aleatórias.

Com o intuito de chegar aos resultados, o PSI analisa as informações sobre a página indicada na ferramenta e as compara com a média de todos os sites verificados. Depois é retornada a pontuação para o usuário, seguida de um Relatório com sugestões de melhorias.

Utilizar o Pagespeed é bem simples. Basta acessar a ferramenta e digitar a URL do site a ser verificado. Ao dar um <enter>, o recurso inicia a análise, e, em poucos segundos, o resultado está à disposição do usuário.

Imediatamente abaixo, começa o Relatório com as sugestões de alterações necessárias à melhoria de desempenho da página. Ao clicar no botão <Mostrar como corrigir>, há o indicativo dos arquivos e das ações para reparar possíveis erros.

2 dicas de ouro para melhorar a velocidade do site

Otimize as imagens

Como as imagens consomem muitos dados para armazenamento e nem sempre é possível padronizar o envio ao site, a otimização desse recurso representa significativa melhoria ao tempo de carregamento da página. Para isso, adote as seguintes ações:

  • Reduza o tamanho da imagem por meio de ferramentas recomendadas pelo próprio Google, como o ImageMagick e o TinyPNG.
  • Suba as imagens no tamanho necessário à exibição. Nem maiores, nem menores. Se, em um espaço deve conter uma foto de 200 px x 200 px, não faça o upload da imagem original com 1.000 px. Ou utilize o CSS com a finalidade de reduzi-la.

 

Utilize o AMP do Google

O Accelerated Mobile Pages (AMP) é mais um recurso para facilitar a garantia de boas taxas de velocidade do site. Ele adapta a versão desktop para a versão mobile, retirando recursos desnecessários que funcionam melhor somente no computador.

Dessa maneira, o usuário tem uma experiência mais básica, porém mais rápida da versão do endereço eletrônico.

Já deu para notar como o Pagespeed contribui com a melhora da performance on-line do seu negócio, não é mesmo? A ferramenta é gratuita e acessível a todas as empresas, independentemente do tamanho. Basta ter um site para acessar informações relevantes sobre como incrementar o desempenho da sua página na internet.

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