TikTok pode virar shopping: entenda qual é a importância da plataforma para os negócios
Empresa conta com uma equipe se dedicando intensivamente à preparação para transformar a plataforma no próximo grande e-commerce do Brasil
Apesar do TikTok ser conhecido por suas dancinhas, existe um mundo a ser explorado ― voltado ao negócio ― na rede social. E os dados mostram:
Apesar de o TikTok ser conhecido por suas dancinhas, existe uma série de oportunidades para os negócios. Para você ter uma noção, marcas como Cimed, Duolingo e Renner usam a rede social para aumentar as vendas. O Carmed Fini, produto de hidratação labial da Cimed em parceria com a Fini, viralizou tanto no TikTok que o produto foi vendido em 20 dias, o que esperava até o fim do ano de Carmed Fini (entenda mais adiante).
● O app tornou-se a rede social mais rápida a alcançar 1 bilhão de usuários ativos por mês, segundo o Semrush.
● Além disso, foi o app mais baixado do Brasil em janeiro de 2024, com 5,4 milhões de downloads, de acordo com dados do AppMagic.
Não à toa, segundo Vinicius Oliveira, head de operações da StartSe na China, a plataforma mira o Brasil para lançar sua funcionalidade de shopping, muito comum no seu app da China. Isso porque, “a empresa conta com uma equipe se dedicando intensivamente à preparação para transformar a plataforma no próximo grande e-commerce do Brasil”, conta ele que teve acesso exclusivo à informação.
Mas afinal, o que é o TikTok Shop?
Trata-se de uma ferramenta dentro do aplicativo TikTok que permite que marcas e empresas vendam seus produtos diretamente para os usuários ― sem a necessidade de sair do app ―, tornando a experiência de compra mais integrada e rápida. Foi criado com foco em vendedores, influenciadores e afiliados para facilitar o processo de divulgação e venda na plataforma.
● Para você ter uma noção, mais de 5 milhões de novos clientes compraram produtos no aplicativo nos EUA, especialmente durante as promoções da Black Friday e da Cyber Monday, de acordo com a empresa.
Como funciona o TikTok Shop e o que esperar do lançamento oficial no Brasil?
1 - Lançamento do e-commerce
● Marcas e criadores de conteúdo poderão ter uma loja virtual linkada aos seus vídeos curtos.
● “É esperado que os vendedores chineses, que já têm experiência em plataformas como AliExpress e Shopee, sejam atraídos em grande número para o TikTok Shop”, diz Oliveira.
Por quê: “Isso ocorrerá, especialmente, porque eles estarão migrando do formato tradicional de imagens e textos para vídeos curtos, o que pode gerar uma cooperação com os criadores de conteúdo brasileiros”, completa.
● Live commerce com compra em tempo real pelo app também pode ser disponibilizado.
Em outras palavras, nesta fase, o TikTok será consolidado como uma plataforma onde será cada vez mais comum as pessoas realizarem compras, desde a descoberta de um produto até o pagamento, sem sair da plataforma. A funcionalidade deve ser integrada nos próximos meses.
2 - Oferta de serviços
Na sequência, provavelmente em 2025, o objetivo é ampliar o TikTok Shop para serviços (algo que já acontece hoje na China).
● Ou seja, restaurantes, serviços de beleza, viagens, entre outros, poderão ser oferecidos por meio dos vídeos curtos. O cliente compra um token virtual para ser usado presencialmente.
3 - Mini apps
Esta deve demorar um pouco mais para chegar no Brasil. Isso porque, é a fase atual que o TikTok está vivenciando na China, onde praticamente tudo pode ser adquirido por meio das integrações dentro do ecossistema do TikTok.
● Em outras palavras: se você assiste a um vídeo curto de um hambúrguer da "Hamburgueria do José", você poderá clicar no vídeo para abrir um mini app do iFood e solicitar a entrega do hambúrguer.
● Esta seria a consolidação do TikTok como um ambiente onde os usuários se entretêm, se conectam, fazem compras e descobrem novos interesses, tudo dentro do mesmo app.
E como você pode se preparar para essa nova era? Atraindo clientes. Afinal, se as pessoas estão por lá, isso significa que, se usar as ferramentas de forma certa, é audiência para a sua marca, é aumento de visibilidade e é chance de fisgar novos consumidores.
Isso porque a plataforma transcende gerações (se você pensou que o TikTok só tinha a Geração Z, pensou errado, hein). É possível encontrar pessoas de todas as idades, desde criadores de conteúdo da Geração Z até avôs e avós.
Como atrair clientes pelo TikTok?
1 - Crie um storytelling antes do produto
Antes de pensar em vender diretamente o produto, conte uma história para chamar a atenção dos internautas.
2 - Use a criatividade
Use a criatividade e recursos que o TikTok oferece. Como, por exemplo, efeitos, música, locução, velocidade e participe das trends (temas virais do momento).
3 - Use a velocidade, não o perfeccionismo
Não se preocupe em tornar seu conteúdo perfeito ― apenas seja autêntico com sua marca e seja rápido. Embarque nas tendências e crie no momento.
4 - Use o TikTok For Business
Também é possível criar anúncios na rede social de vídeo curto. Mas antes de mais nada, é importante que a marca tenha objetivo, público e orçamento definido e, a partir disso, escolha entre uma gama de opções de anúncios e ferramentas para impactar seu público-alvo.
3 exemplos de marcas que usam o TikTok para atrair clientes
Duolingo
O Duolingo se tornou uma das referências mais populares. Tem mais de 5,2 milhões de seguidores e os vídeos chegam a ultrapassar 90 mil comentários. Como? Veja abaixo:
Conteúdo de humor: o Duolingo cria vídeos divertidos e engraçados, muitas vezes envolvendo seu mascote Duo, a coruja verde, em situações engraçadas e relevantes para a cultura pop. Isso ajuda a criar uma conexão emocional com os usuários e aumenta o engajamento.
Interação com os seguidores: a marca responde aos comentários dos usuários com o mesmo tom humorístico usado em seus vídeos, o que aumenta o senso de comunidade e faz com que os seguidores se sintam mais próximos da marca.
Renner
A varejista tem 1,6 milhão de seguidores e vídeos que ultrapassam 1,4 milhão de visualizações.
Qual é o conteúdo? Influenciadores digitais mostrando e explicando sobre os looks e dicas de looks.
Guaraná
O Guaraná Antarctica é outro exemplo de empresa que usa o TikTok de forma estratégica para aumentar a visibilidade e engajar-se com o público. A empresa tem cerca de 2,9 milhões de seguidores e vídeos que ultrapassam 4,8 milhões de visualizações.
Aqui estão algumas estratégias que a empresa usa:
Parceria com TikTok: o Guaraná Antarctica foi a primeira marca a integrar seu produto diretamente à rede do TikTok, lançando latas temáticas com mensagens especiais que direcionam os usuários ao seu perfil na plataforma.
Conteúdo original e autêntico: o conteúdo produzido pela marca é curto, criativo e visualmente atraente, frequentemente com ênfase na música, e é feito para atender às particularidades da plataforma. Isso inclui vídeos que apresentam a marca de forma divertida e autêntica, sem ser propaganda.
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