O que faz com que as pessoas comprem o produto da sua empresa, em vez de comprar o dos concorrentes? É o preço mais baixo? Uma ótima experiência de atendimento? Um produto de qualidade superior? Maior facilidade de encontrar a sua loja? Maior possibilidade de receber assistência técnica, caso o produto apresente falhas? Para se manter no mercado e fazer a sua empresa crescer, é preciso ter vantagem competitiva, algo que só você oferece e que a concorrência não tenha.

Neste post, confira 4 dicas sobre como adquirir vantagem competitiva. Esse diferencial trará a possibilidade de estabelecer a sua marca no mercado, ter perspectiva melhor de futuro para a empresa, conquistar a liderança e superar seus concorrentes.

4 dicas para adquirir vantagem competitiva

A vantagem competitiva sempre gera valor ao cliente, atendendo às suas necessidades; é insubstituível, diferente do que pode ser encontrado em outras empresas por aí; e é sustentável, pois precisa ser mantida ao longo do tempo para alcançar o efeito desejado. Considerando isso, confira 5 dicas visando adquirir vantagem competitiva:

Mantenha sua equipe de vendas motivada

Uma ótima experiência de atendimento muitas vezes é o motivo pelo qual as pessoas escolhem determinados lugares para fazer suas compras e posteriormente retornar. Mesmo os vendedores mais competentes podem fazer a qualidade do atendimento decair caso estejam desmotivados. Por isso, mantenha sempre a motivação da equipe de vendas.

No ambiente das organizações, normalmente a motivação surge ou se dispersa em função das atitudes da liderança. O primeiro passo a fim de manter a equipe motivada é investir em um bom relacionamento entre a liderança e os vendedores. Estes precisam se sentir ouvidos e reconhecidos por seu mérito no serviço. Outros aspectos importantes que afetam muito a motivação dos colaboradores é o pagamento de salários justos, a adequação correta dos cargos às funções exercidas e a possibilidade de crescimento dentro da empresa.

Reduza os custos progressivamente

Reduzir custos é uma tarefa central para praticamente qualquer estratégia de vantagem competitiva. Com maior disponibilidade de recursos antes desperdiçados com itens desnecessários ou escolhas ruins de fornecedores, é possível investir mais nos aspectos em que se procura garantir vantagem competitiva, como na reestruturação do sistema de preços, por exemplo.

A dica máxima para reduzir custos é descobrir de onde retirar o excesso, mas atento para não afetar a qualidade. Para isso, é necessário revisar cuidadosamente todos os destinos do dinheiro e se há alguma alternativa que possa diminuir os gastos sem nenhum prejuízo para a empresa.

Lembre-se de que, mesmo que sua empresa esteja indo bem, isso não é motivo para se acomodar e parar de procurar por despesas que possam ser reduzidas ou cortadas. A redução progressiva dos custos é o objetivo para quem deseja ampliar sua vantagem competitiva e, assim, assumir ou manter a liderança no mercado.

Faça um plano de sustentabilidade

Diversos consumidores se preocupam com os impactos ambiental e social do que compram, evitando empresas que poluam o meio ambiente, que produzam muito lixo com suas embalagens, que contratem trabalho análogo à escravidão ou que causem sofrimento animal, dentre outros. Muitos também preferem optar por empresas que se responsabilizem pela reciclagem dos seus produtos e possuam outras ações para diminuir o impacto de sua produção.

De fato, um artigo do jornal britânico The Guardian aponta que as nove empresas que mais têm investimento em sustentabilidade no mundo  apresentam vantagem competitiva de cerca de 12% em relação às demais.

Por isso, elaborar um plano simples de sustentabilidade para a sua empresa já pode fazer uma grande diferença, sendo uma vantagem competitiva para o seu produto, que será o preferido por aqueles consumidores mais conscientes. Clique aqui e saiba como fazer um plano de sustentabilidade.

Utilize o algoritmo do Google a seu favor

Hoje em dia, a internet é um dos principais meios pelos quais as pessoas procuram os objetos ou serviços de que precisam, mesmo que prefiram comprá-los pessoalmente, e não online. A presença digital já virou item essencial para qualquer negócio, sendo o website a forma mais profissional de garantir isso. Por meio dele também é possível ter uma estratégia de marketing digital que faça sua marca ser encontrada no Google quando um consumidor estiver procurando, no mecanismo de busca, aquilo que a sua empresa oferece.

Uma forma de ter vantagem competitiva é utilizar o algoritmo do Google que faz com que sua empresa apareça nas primeiras respostas dadas pelo buscador. Para isso, é necessário investir em SEO (Search Engine Optimization), sigla em inglês para Otimização de Mecanismo de Busca, estratégia que pode fazer seu site se posicionar melhor no Google.

Viu só como essas ações que, embora demandem tempo, são simples, podem fazer sua empresa adquirir vantagem competitiva e sair à frente dos concorrentes? Para ler mais conteúdos sobre como aumentar o sucesso do seu negócio, confira também nosso artigo sobre quais indicadores de desempenho utilizar.

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