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Como o Data Driven Marketing pode alavancar suas vendas – entrevista com Lisiane Lemos

Como o Data Driven Marketing pode alavancar suas vendas|data driven marketing

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Os dados estão em todo lugar – praticamente tudo o que fazemos deixa rastros, virtuais ou físicos, que revelam padrões de comportamento, gostos, preferências e informações pessoais sobre nós mesmos. Esse mundo de dados passou a ser utilizado pelas empresas para aumentar as vendas, em ações chamadas de Data Driven, ou guiadas pelos dados, que tornam a publicidade mais assertiva, melhoram a experiência dos clientes e satisfazem suas necessidades, prevendo padrões de comportamento de compra usados a favor das marcas.Coletar, analisar e utilizar dados pode fazer a sua empresa crescer, ganhar mercado e aumentar a satisfação dos clientes. Realizar isso é mais simples do que se imagina, já que muita informação sobre a área pode ser encontrada com facilidade na internet. Neste artigo, entenda o que é Data Driven Marketing e seus benefícios para os negócios. Veja também as dicas dadas por Lisiane Lemos, executiva da Microsoft, sobre como começar a prática e sair na frente dos concorrentes.

O que é Data Driven Marketing?

Basear a estratégia de marketing em dados como faixa etária, escolaridade, localidade, perfil de consumo, gosto e preferência dos clientes, dentre outros, é o que se denomina de Data Driven Marketing. É o que ocorre, por exemplo, quando a Amazon personaliza a sua página inicial de acordo com o histórico de navegação de cada usuário, recomendando produtos que já foram pesquisados, mas não comprados, e categorias de produtos que têm a ver com os interesses dele. Ao fechar alguma compra, a Amazon também oferece recomendações de outros produtos que geralmente são comprados por quem adquire aquele objeto, aumentando as chances de vender mais pelo uso estratégico de dados.A Netflix é outra companhia que utiliza o Data Driven Marketing. Além de personalizar cada página inicial também com recomendações, a companhia lança mão até imagens diferentes para chamar a atenção para os conteúdos, dependendo do cliente. São realizados testes do tipo A/B (em que uma parte dos usuários receberá o site de um jeito, e outra parte, de outro jeito), visando verificar o que funciona mais para captar a atenção do cliente.Lojas físicas também empregam o Data Driven Marketing. Por meio de programas de fidelidade que oferecem vantagens, descontos e promoções, elas pedem o CPF dos clientes a cada compra e registram-nas. Dessa forma, podem ser oferecidos descontos personalizados a cada pessoa, estimulando-a a comprar outros produtos os quais ela não tinha a intenção inicial de adquirir. Isso leva em conta seu histórico de compra e suas preferências, o que pode aumentar as vendas ao mesmo tempo em que agrada o consumidor, que compra um produto a mais, pagando um valor menor por ele. Na entrevista a seguir, Lisiane dá dicas sobre as diversas possibilidades para o uso de dados nos negócios. Confira:

Benefícios do método

Conheça alguns benefícios do Data Driven Marketing para alavancar seu negócio:

Ações personalizadas

Como ficou claro com base nos exemplos dados acima, uma das principais vantagens do método é direcionar ações personalizadas para cada cliente, que podem ser feitas tanto online quanto offline. Ao receber recomendações de produtos e descontos específicos, ele se sentirá contemplado e satisfeito com a loja, ao mesmo tempo em que as chances de comprar algo ou comprar mais itens serão elevadas. Outro tipo de ação personalizada que o Data Driven Marketing possibilita é publicar anúncios em sites e locais os quais o público frequenta e que estão relacionados ao seu gosto, tornando a publicidade mais assertiva.

Possibilidade de prever comportamentos

Ao coletar e analisar dados dos clientes, é possível prever comportamentos de compra. Um exemplo é a prática da Amazon que citamos, em que a empresa vê o que os consumidores costumam comprar juntamente de cada produto e já oferece isso ao cliente que mostra interesse em tal produto.Os padrões de comportamento de compra descobertos pela análise de dados podem até mesmo ajudar a loja a melhorar a experiência do cliente e a aumentar seu poder de convencimento, verificando em quais situações as pessoas costumam desistir de adquirir seus produtos. Também é possível prever quando as vendas de determinados itens são mais baixas ou mais altas, ajudando na precificação conforme demanda e no planejamento de ações a fim de melhorar as vendas.

Desenvolvimento de produtos

Os dados permitem também prever as necessidades do público, fazendo com que a empresa consiga desenvolver produtos que atendam a essas necessidades, saindo à frente dos concorrentes. Coletar dados de comentários e reviews feitos por clientes na internet também contribui para verificar os pontos fortes e fracos dos produtos ou serviços oferecidos pela marca, contribuindo com a melhoria contínua da empresa.

Dicas de Lisiane Lemos, da Microsoft, sobre Data Driven Marketing

Durante a última edição do Reload, seminário de Marketing Digital do Sebrae Minas, a executiva da Microsoft Lisiane Lemos deu uma palestra sobre Big Data e como aplicar tecnologia e inovação ao pequeno negócio. Confira as dicas que a profissional apresentou sobre Data Driven Marketing, que podem ser aplicadas a negócios de todos os portes:

Não é preciso ser programador para trabalhar com dados

Para Lisiane, não é necessário ser um profissional de Tecnologia da Informação (TI) para coletar, analisar e aplicar dados ao seu negócio. A tecnologia só está presente para aumentar a capacidade do ser humano.Utilizar dados vem ficando cada vez mais barato, já que plataformas como EaD Sebrae, edX, Coursera, Udemy e AcademIA colocam à disposição cursos muito baratos ou gratuitos que ensinam qualquer um a trabalhar com eles do zero, e habilitam o empreendedor a pensar em soluções aplicadas a seus negócios. Na opinião de Lisiane, o importante é ter em mente que é necessário conhecer o público, conversar, perguntar, uma vez que trabalhar com dados não diz respeito a ter respostas, mas sim a fazer boas perguntas. Isso é que vai diferenciar a sua estratégia da dos demais concorrentes e torná-la assertiva e eficiente.

Invista em marketing em diversas plataformas

O número de smartphones está crescendo exponencialmente no Brasil. De acordo com Lisiane, 89% da população adulta possui um telefone móvel, e 71% utiliza smartphones. Esse crescimento da digitalização no país aponta para a necessidade de voltar as atenções ao marketing multiplataforma, em que a estratégia de marketing de uma empresa prevê ações voltadas para múltiplas plataformas, como televisão, redes sociais, websites, além de meios offline. O objetivo é estar onde o consumidor está, e a vantagem que isso traz para o Data Driven Marketing é a possibilidade de ter várias maneiras diferentes de coletar dados.Segundo Lisiane, uma plataforma pouco aproveitada pelo varejo é o e-commerce – apenas 5% trabalha com isso. Os e-commerces são uma boa oportunidade de crescimento, inclusive para micros e pequenos empreendedores, que costumam ter mais agilidade e facilidade para tentar novas estratégias. Eles podem até se dar ao luxo de interagir pessoa a pessoa no relacionamento com os clientes da loja virtual, ampliando as possibilidades de pesquisa do perfil do consumidor.Os dados oferecem inúmeras possibilidades para as estratégias de marketing das empresas, aumentando a assertividade das marcas e potencializando as vendas. Confira também Como trazer o marketing de dados para a sua empresa, com Rodrigo Nascimento, fundador e CEO da Buscar ID, empresa que já atendeu clientes como Drogaria Araujo, Grupon e Fundação Getúlio Vargas.