5 dicas de estratégia de conteúdo em vídeo no TikTok

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As marcas que têm uma estratégia de conteúdo personalizada para o TikTok conseguem conquistar o público e aumentar a presença na internet. São mais de 1,5 bilhão de pessoas usando a rede social.

Logo no início da pandemia, o aplicativo se popularizou e conquistou boa parte da audiência por meio das dancinhas divertidas. Foram mais de 2 milhões de downloads, ao redor do mundo, só nos primeiros três meses de 2020. No Brasil, já são mais de 7 milhões de pessoas cadastradas.

Hoje a quarta maior rede social do mundo é capaz de capturar boa parte da atenção dos internautas e se tornou um ótimo canal para a publicidade dos negócios.

Quer saber como construir a estratégia de conteúdo em vídeo para sua marca no TikTok? Vamos dar 5 dicas simples neste post que, certamente, você vai conseguir levar para o dia a dia do seu negócio. Siga a leitura!

Como planejar a estratégia de conteúdo no TikTok em 5 dicas

Qualquer pessoa consegue elaborar uma estratégia de conteúdo para o TikTok usando o próprio celular e as próximas 5 dicas que reunimos. No entanto, antes de continuar, vale conhecer o perfil de internautas que formam a rede social.

A maioria das pessoas ativas no TikTok tem entre 16 e 24 anos. Do total das contas em uso, a Geração Z é responsável por 69% delas. O restante do público é formado por pessoas de 25 anos ou mais, e a maioria dessas são mulheres, o que alcança a marca de 60% do total.

Agora você precisa se perguntar: essa audiência dialoga com o objetivo da sua marca? A faixa etária faz parte do seu público-alvo? As respostas para essas perguntas são determinantes para você seguir ou não com a estratégia de conteúdo para o TikTok.

Temos um conteúdo que pode ajudar você a responder essas perguntas: 

O QUE É PERSONA E COMO CRIAR UMA FORTALECE SUA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO

Agora, vamos às dicas?

Faça vídeos curtos na vertical

Uma estratégia de conteúdo é eficiente quando leva em conta as características de cada rede social. Com o TikTok, não é diferente. O primeiro passo para fazer sucesso na plataforma é criar vídeos na vertical.

O formato tem melhor desempenho e oferece boa experiência para quem usa a ferramenta, já que não precisa virar o celular para assistir ao conteúdo.

Outra dica importante é fazer vídeos com a duração entre 5 e 30 segundos. Conteúdos mais curtos tendem a funcionar melhor, visto que prendem a atenção do público com mais facilidade.

A edição e a locução são elementos importantes na construção de uma narrativa cativante. Invista em ferramentas e efeitos criativos. As legendas também ajudam a dar contexto para as pessoas. Por isso é importante escrever textos que complementam a informação do vídeo.

Mude sua conta para um perfil de criador

Analisar o desempenho dos materiais publicados é parte de uma boa estratégia de conteúdo para o TikTok. E isso só é possível quando o perfil da sua marca na rede social está configurado como “perfil de criador”.

Nessa modalidade é possível acompanhar quantas vezes seu perfil e seu vídeo foram exibidos, quantos seguidores a conta ganhou nos últimos 28 dias, bem como verificar o desempenho de cada postagem. Há ainda como visualizar o perfil da audiência que segue a conta. Maravilha, não é mesmo?

Nunca replique vídeos de outras redes sociais

Se existe uma estratégia de conteúdo que não deve ser desrespeitada, ela é esta: nunca replicar no TikTok o conteúdo usado no Facebook e no Instagram. Lembre-se: o público e o tipo de publicações da plataforma são bem criativos, dinâmicos e específicos. Então, nenhum dos formatos que performam bem nas outras redes sociais terão um bom desempenho no TikTok.

E isso vale não só para conteúdos externos ao TikTok. O Instagram, por exemplo, penaliza conteúdos e contas que compartilham contéudos do TikTok.

A dica de ouro é investir em vídeos originais, com a cara do seu negócio, mas também respeitando as características da plataforma. Dê preferência a conteúdos de curta duração, focados em entreter ou trazer alguma informação útil para quem usa a ferramenta.

Importante frisar também que as pessoas não esperam que o seu material audiovisual seja impecável tecnicamente. Pode investir em vídeos originais, gravados pela câmera do seu próprio celular mesmo. O que pode diferenciar seu negócio nesse caso é seguir as tendências que estão bombando e aproveitar o embalo com publicações.

Use diferentes formatos de conteúdo

O TikTok disponibiliza diversos formatos e recursos para uma produção audiovisual mais rica na plataforma. Conheça algumas possibilidades para você usar:

  • Efeitos visuais: são filtros, alteração na velocidade da imagem, efeitos de transição de cena, etc.
  • Duetos: uma funcionalidade em que uma conta interage ao lado da outra na tela, compartilhando a mesma trilha sonora.
  • Vídeos com danças: uma febre no TikTok, os vídeos que associam música e coreografias inusitadas dominam os perfis na plataforma.
  • Vídeos com curiosidades: sabe aquela peculiaridade ou aquele passo a passo que só você sabe da sua área de atuação? Esse formato costuma funcionar bem no TikTok.

Invista em hashtags e músicas para se conectar com seu público

Usar hashtags e músicas que estão em alta é uma estratégia de conteúdo essencial para quem quer se dar bem no TikTok. Assim quem busca por aquele assunto ou por aquele desafio musical, tem chances de visualizar os vídeos que você postou.

O importante é buscar opções que façam sentido para sua marca, ou seja, aquelas que vão aumentar as chances do consumidor encontrar seu negócio na rede social.

Utilize os desafios do TikTok

Os desafios do TikTok são uma estratégia de produção de conteúdo que podem envolver uma dança ou uma ação acompanhados de uma música específica. Quanto mais instigante for, maior a chance de compartilhamento desse conteúdo por outros usuários que podem também fazer o desafio. Isso é muito importante porque é uma forma de você disseminar sua marca e gerar engajamento.

É importante lembrar que o uso de hashtags ajuda a aumentar suas chances de se destacar dentro da plataforma.

Pronto! Agora você já conhece as principais estratégias de conteúdo para bombar no TikTok. Vale ressaltar que a criatividade e o entretenimento são os carros-chefe da produção audiovisual na plataforma.

Por isso, use todos os recursos oferecidos para acompanhar o que está funcionando ou não na hora de atrair e engajar a audiência. Quanto mais resultados na rede social, mais chances de conversão para a sua marca.

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