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Dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce

Dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce

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Não importa se você está começando agora ou se já tem um negócio bem estabelecido: sempre há espaço para crescer e vender mais no seu e-commerce. Pensando nisso, separamos algumas dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce.Lembre-se de que o ideal é avaliar em qual momento você está com o seu negócio e quais são suas prioridades para alcançar o melhor desempenho possível. E, se você ainda tem dificuldade para visualizar qual é o principal problema que impede seu e-commerce de crescer, sugerimos que leia nosso artigo sobre KPIs ou indicadoresVamos às dicas?

1 - Atente-se à qualidade da sua vitrine

Para aumentar as suas vendas, é primordial investir na boa qualidade das fotos de seus produtos e na descrição do produto.Certifique-se de que as fotos dos produtos estejam nítidas e que as descrições estejam completas. Quanto menos dúvidas o consumidor tiver, maior a chance de ele efetuar uma compra. Mapeie as principais perguntas dos seus clientes sobre determinados produtos e incorpore isso na descrição. Isso é uma forma de combater as potenciais objeções (ou fatores que impedem a compra) e de melhorar a sua taxa de conversão (ou de fechamento de negócios).Pensando ainda na melhor experiência do usuário, elabore um FAQ sobre trocas, devoluções e garantia. Ele pode ser feito no seu site, caso você tenha um, ou até mesmo como um destaque no seu perfil do instagram, por exemplo. Esse tipo de ação facilita no processo de transmissão de mais credibilidade e segurança. Por fim, a última dica valiosa é, se possível, adicione direcionamentos síncronos via WhatsApp ou de chat e responda rapidamente aos contatos. Você pode tanto inserir botões no seu site ou, no caso das redes sociais, adicionar opção de contato direto na bio ou construir um linktree com os links mais importantes, para que o usuário consiga se comunicar com você da maneira mais rápida e simples possível.

2 - Atue em todas as fases do funil de vendas

Quando pensamos em vendas, é fundamental ter em mente em qual momento de compra o usuário se encontra e que tipo de informação pode ser mais assertiva para ele naquele momento decisão de compra. A proporção entre as pessoas que chegam até você e as que compram, normalmente, é pequena, em torno de 1% a 5%. Por isso, trabalhar todas as etapas do funil de vendas é extremamente relevante, com o objetivo de aumentar ainda mais esse percentual de quem procura o seu produto e realmente efetua uma compra.

GUIA: o que é funil de vendas de marketing digital + dicas

Objetivando entender melhor cada uma das etapas, continue a leitura.

Topo de funil: atraia mais clientes para o seu e-commerce ou loja virtual

Aumente o raio de alcance do seu produto para o maior número de pessoas dentro do seu segmento. Este é o estágio em que seus clientes em potencial estão tentando aprender mais sobre o problemaPara isso, você pode:

  • Investir em estratégias de SEO. Mostre para os mecanismos de busca a qualidade e a relevância do seu produto, a fim de que seu e-commerce apareça nas principais sugestões de pesquisa.
  • Investir em estratégias de mídia paga.
  • Utilizar as redes sociais como um canal de captação de clientes. Escolha as redes sociais que fazem mais sentido para a sua persona e produto e faça uma divulgação ativa. Não fique apenas esperando que as pessoas encontrem o seu site.
  • Produzir conteúdo relevante voltados para o seu segmento de mercado – seja em publicações nas redes sociais, seja no blog do seu site.

Meio de funil: mostre as soluções que seu produto oferece

Esta etapa é quando o potencial cliente provavelmente já reconheceu o seu problema e está de fato interessado em resolvê-lo, começando a tomar a decisão de comprar. O usuário não está mais no topo (fazendo pesquisas gerais sobre um determinado segmento), mas também ainda não está pronto para a tomada de decisão de compra. Nesta fase já temos pessoas de fato interessadas em comprar e certamente vão se aprofundar nas características do produto.Por isso, alguns cuidados precisam ser tomados do ponto de vista de estética do site – torne o seu e-commerce convidativo e escolha cores estratégicas – e do ponto de vista de velocidade de carregamento. Cuidado para que sua página não fique lenta e isso estimule que as pessoas saiam.Por fim, uma dica é colocar um pop-up para as pessoas que levam o mouse até a aba “Fechar”, convidando-as a permanecer no site ou a se inscrever em alguma lista de e-mails, com o intuito de ganhar um cupom de desconto para a primeira compra.É importante estimular que mais pessoas adicionem o produto no carrinho. Vale também ter botões de “Adicionar ao carrinho” bem posicionados e em destaque (alguma cor que gere contraste, por exemplo).

Fundo de funil: transforme possíveis clientes em clientes reais

Nesta última etapa, de fato os clientes já tomaram a decisão de comprar. Aqui credibilidade, autoridade e resposta rápida a eventuais dúvidas podem ser decisivos para que você alcance o sucesso.É provável que nesse momento eles acabem por comparar a sua oferta com a concorrência. E algumas dúvidas como “será que é confiável”, “será que é para mim”, “em quanto tempo o produto vai chegar” podem aparecer. Por isso, é fundamental ter informações sobre frete bem descritas, depoimentos de clientes que já compraram (isso funciona como uma prova social) e também avaliações. Portanto, sempre que algum cliente concluir a compra, faça a ele um convite para que avalie o produto, isso ajudará você a conquistar novos clientes.Além disso, vale a pena inserir os botões de contato – seja para WhatsApp, seja para chat –, para que o cliente possa sanar rapidamente as eventuais dúvidas.Por fim, outro ponto de atenção nesta etapa é com o abandono de carrinho – no Brasil, cerca de 80% dos clientes que visitam e-commerces deixam seus carrinhos abandonados.Nesses casos, é possível investir, por exemplo, em estratégias de remarketing em tráfego pag ou no envio de e-mails de lembrete.Investir em tráfego pago seria usar estratégias patrocinadas, a fim de que os anúncios da sua loja apareçam para esse cliente que levou o produto até o carrinho, mas não concluiu a compra.Os e-mails podem ser lembretes de que os produtos ainda estão no carrinho esperando pelo cliente ou até mesmo algum desconto especial para esse cliente concluir a compra.E, por fim, estudos de design podem ajudar a entender qual a jornada de compra do usuário, a experiência de compra e sugerir alterações no layout.

3- Personalize experiências

Os clientes desejam uma experiência única. Segundo pesquisa feita com consumidores norte-americanos, cerca de 70% prefere comprar de lojas virtuais que ofereçam produtos personalizados.Para colocar à disposição esse tipo de experiência, você pode agregar ao seu e-commerce a oferta de produtos direcionados e parecidos com o que o cliente já comprou, contas de login que gravem o que foi comprado, além do endereço de entrega.Tudo isso torna a compra mais fácil, eliminando passos até a finalização com o propósito de aumentar as vendas do seu e-commerce.

4 - Mantenha um relacionamento com seus clientes

O custo de conquistar um novo cliente é entre 5 e 7 vezes maior do que o de manter o mesmo cliente. O que isso significa na prática? Que é muito fácil e barato vender para quem já comprou do seu e-commerce.Veja algumas dicas que podem ajudar você na estratégia de fidelização:

Construa uma base de contatos

É importante que a conversa com o cliente continue após a compra. Buscando garantir isso, faça a captação dos e-mails, e se possível até mesmo do WhatsApp. Assim, você poderá enviar outros conteúdos após a compra.Mas faça contatos ativos com parcimônia. Hoje em dia, o excesso de contatos, especialmente por WhastApp, pode ser cansativo e ter efeitos até mesmo negativos.

Utilize as datas comemorativas a seu favor

Pense em abordagens específicas para as datas comemorativas – como promoções (frete grátis, embalagens especiais, brindes) e até mesmo em produtos específicos que possam fazer sentido.

Tenha uma newsletter

Manter uma newsletter ativa pode ser estratégico para estreitar o relacionamento com o cliente que já comprou. O foco aqui deve ser em conteúdo de qualidade, e não em aparecer o tempo todo vendendo.

Implemente um Programa de Fidelidade

Um Programa de Fidelidade pode ser bastante interessante para engajar os clientes a continuarem comprando.

Peça feedbacks

Consumidores nem sempre deixam avaliação dos produtos que compraram ou sobre como foi a experiência de compra. Por isso, não tenha medo de buscar um feedback.Você pode, por exemplo, enviar um e-mail alguns dias depois da entrega para solicitar uma nota e um comentário. Assim, os futuros compradores poderão saber se aquele produto é bom e se atende às suas necessidades.Garanta que suas redes sociais tenham espaço para comentários e avaliações. Se houver problemas, nunca deixe de responder a elas. Afinal, mesmo que a avaliação seja ruim, pode ser útil para fazer mudanças e aumentar as vendas do seu e-commerce.

Venda ativamente produtos complementares

Faça sugestões direcionadas para o seu cliente. Por exemplo, o seu cliente acabou de comprar um brinco, talvez você tenha um colar que combine ou no mesmo estilo. Indo para outro setor: se você vende computadores, ofereça o suporte ergonômico, o mouse, o teclado, fones, cadeira e até mesmo um item próprio para o descanso dos pés. Entenda a necessidade e o contexto do seu cliente.Agora você já pode começar a listar algumas ações para colocar em prática. E, para ficar por dentro das tendências em e-commerce, sugerimos este material.