Como vender mais em datas comemorativas: 7 dicas infalíveis

Compartilhe este conteúdo:

Algumas épocas do ano são mais aguardadas pelos varejistas, e os motivos são óbvios: são aquelas datas em que é possível vender muito, muito mais.

Estamos falando de datas comemorativas como o Natal, o Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia dos Namorados, é claro. Ocasiões como essas não são apenas para serem celebradas, mas também significam um aumento importante na busca por presentes e compras em geral.

Visando aproveitar essas comemorações do jeito certo, veja algumas dicas para seus clientes, a fim de otimizar o trabalho e aumentar as vendas nas principais ocasiões.

Dicas para vender mais nas datas comemorativas

Crie um calendário com as principais datas

Antes de começar a fazer marketing para datas comemorativas, você precisa dar uma olhada no calendário. Você sabe em que dia da semana cai o Natal deste ano? Quando será o Dia das Mães? E quanto tempo você tem entre o dia de hoje e a Black Friday?

Anotar e lembrar de todas as datas importantes colocará seu plano de marketing de datas comemorativas em perspectiva. Você poderá ver quantos fins de semana você tem antes do Natal e quando posicionar as vendas cruciais de última hora em dezembro, por exemplo.

Registre todas as datas que podem representar um aumento nas suas vendas. A partir daí, vamos seguir para as próximas dicas, ok?

Caso não saiba por onde começar, não se preocupe: o Sebrae tem o conteúdo mais completo com as datas comemorativas que você pode explorar.

Conheça nosso Calendário de Vendas 2022 e veja quais são as oportunidades que seu negócio pode aproveitar ao longo do ano. São 78 datas comerciais para você destacar com campanhas de venda, relacionamento e outras ações promocionais.

Planeje ações com antecedência

Quando tiver o seu calendário de datas comemorativas, você vai precisar pensar em planejamento.

Como você já se informou em que dia da semana será cada uma das datas especiais, aproveite para colocar seu plano em prática com antecedência. Lembre-se de que você precisa abastecer o estoque, preparar as promoções, pensar nas campanhas de marketing e treinar a equipe. Tudo isso demanda tempo, e, se você não se preparar antes, pode chegar até as vésperas da data sem ter tudo pronto.

Crie campanhas personalizadas

Caso você esteja pensando em vender mais no Dia dos Namorados, como você abordaria essa data? E no Dia das Crianças, você poderia aproveitar essa mesma temática?

A resposta é não, obviamente.

Cada data pede um plano de marketing próprio.

No Dia dos Namorados, por exemplo, você fará um apelo para casais apaixonados, e certamente o seu marketing deve refletir isso. Tanto em posts nas redes sociais quanto na decoração da sua loja e na escolha dos produtos que estarão em destaque, tudo deve remeter à data em questão.

Em seguida, quando chegar o Dia das Crianças, o planejamento deve ser pensado novamente em agradar o público de pais, mães e demais familiares que querem presentear os pequenos.

Ao criar suas campanhas, você poderá usar canais de mídia diversos. As principais aliadas nessa missão geralmente são as redes sociais. Plataformas como o Instagram, o Facebook ou até o WhatsApp podem ser decisivos para falar com seu público.

Avalie quais são as redes e os canais que seu público-alvo utiliza e use-os para falar com ele. Ao investir em canais como as mídias sociais, você consegue chegar até as pessoas que vão comprar seu produto gastando pouco ou até mesmo executando toda a sua campanha gratuitamente.

Não se esqueça de colocar o seu público-alvo em primeiro lugar e também de planejar suas ações para cada data com base no público que será atingido durante esse período.

Prepare o estoque

Mesmo em relação a uma loja física ou a um e-commerce, você sempre precisa ficar atento ao seu estoque.

Imagine que uma grande data como o Dia dos Pais está chegando. Com ela, virão muitos consumidores em busca de presentes para a ocasião. Você consegue imaginar o que aconteceria se você vendesse um produto que não pudesse entregar no prazo combinado?

Muitas pessoas procuram presentes durante as datas comemorativas. Então é inconcebível você vender algo e não ter mais em estoque para ser entregue a tempo do grande dia, não é mesmo?

Caso você tenha seguido as dicas até aqui, inclua esta no seu planejamento agora. Procure os fornecedores com antecedência e garanta que todos os itens chegarão até você um bom tempo antes da ocasião especial. Uma pesquisa sobre o Dia das Mães 2022, por exemplo, mostra que 38% dos consumidores já estavam procurando pelos presentes em abril. Portanto, quem já tem os itens no estoque sempre pode passar à frente dos concorrentes!

Ofereça dicas de presentes

Quando chegam as datas comemorativas, muitas pessoas não sabem o que dar de presente. É aí que entra nossa dica: você pode ajudar seu público a escolher com base nos itens que mais combinam com a data e que podem ser boas opções de presente.

Essas sugestões podem ser oferecidas ao cliente por vários canais. É necessário treinar sua equipe de vendas em relação às dicas, a criar conteúdos para as redes sociais da sua empresa com sugestões ou a mandar uma lista de ideias por e-mail marketing, por exemplo.

Essa dica pode ajudar até a impulsionar certos produtos que você pretende vender mais. Um cuidado, porém, é que você sempre deve pensar em sugestões de presentes que sejam úteis para quem está lendo. Não vale apenas “empurrar” o produto que mais interessa ao seu negócio, ok?

Distribua brindes

Oferecer algo de graça é uma ótima estratégia para aumentar as vendas porque os clientes adoram receber “presentinhos”. Durante as compras em datas comemorativas, as pessoas estão no modo de comprar/gastar dinheiro, então oferecer algo grátis a elas será como um presente a mais, e pode até incentivá-las a comprar de você! Você pode dar gratuitamente cartões-presente, produtos  ou frete a seus clientes.

O frete grátis também pode ser um diferencial importante para quem quer dar um “gás” nas vendas. Os consumidores são atraídos por esse tipo de oferta, e, com essa diferença competitiva , você não dá aos concorrentes a chance de eles  “roubarem” seus clientes.

Como o frete grátis pode pesar no bolso do varejista, uma boa opção é oferecer a gratuidade apenas a partir de um determinado valor. Assim, você estimula o cliente a comprar mais e, ao mesmo tempo, pode recompensá-lo com o brinde do frete gratuito.

Treine a sua equipe

Datas comemorativas são períodos em que bastante gente sai às compras, como você sabe. Como o número de pessoas aumenta muito nas lojas físicas e online, isso pode gerar certo desconforto aos clientes.

Esse é o momento em que você precisa garantir que seu negócio está preparado para receber todas essas pessoas – e nada melhor do que treinar toda a sua equipe de vendas para isso.

Comece a conversar com sua equipe com antecedência e explique que, durante aquelas datas, mais do que nunca, eles precisam ser ágeis e atender os desejos dos compradores da melhor forma possível.

Além disso, é fundamental focar na cordialidade do atendimento, pois é muito importante garantir que a experiência do comprador seja gratificante, para que, posteriormente, a pessoa sinta vontade de comprar de você novamente.

Quer continuar aprendendo como se planejar para aumentar as vendas? Então, lembre-se de se orientar pelo Calendário de Vendas 2022 do Sebrae e não perca as principais datas para vender! Seja nas datas comemorativas, seja no resto do ano, saiba como fazer uma promoção para vender mais!