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Dropshipping: solução para simplificar suas vendas on-line

Ao conectar clientes e fornecedores, o dropshipping aumenta as chances de sucesso de um negócio. Saiba mais sobre o método de cadeia logística neste post!

Além de gigantes no mercado virtual, Amazon, eBay e Mercado Livre têm uma prática em comum: todas utilizam o Dropshipping como parte do modelo de negócio. O que isso quer dizer? Que a cadeia logística é completamente diferente da que ocorre em uma loja virtual tradicional.

Se você já comprou em alguma delas, porém, certamente nem sequer percebeu essas alterações, pois, em relação ao consumidor, a experiência segue a mesma: do site até a entrega, no Dropshipping, ele se relaciona apenas com a empresa onde adquiriu o produto.

Ainda não está claro o que é a solução de vendas e como funciona o Dropshipping? Não se preocupe, pois, neste artigo, trouxemos todos os detalhes sobre o método que pode ajudar a alavancar as vendas de um negócio on-line.

O que é o Dropshipping?

É um modelo de cadeia logística no qual o vendedor (e-commerce) atua como intermediador da relação entre fornecedores e clientes, sem a necessidade de fabricar ou armazenar produtos. Ao e-commerce cabe o papel de atender o cliente e vender; e ao fornecedor cabe manipular e entregar o produto, em nome do vendedor.

O passo a passo de como funciona o modelo de negócio

1. O e-commerce vende o produto.

2. O cliente faz o pagamento. O e-commerce retém parte do valor e envia o pedido ao fornecedor.

3. O fornecedor envia ao cliente o produto comprado, em nome do comércio eletrônico.

Simples assim. Durante a experiência de compra, o cliente não tem acesso às informações sobre o fornecedor do produto. Sabe apenas que adquiriu um item, em determinado e-commerce e que receberá sua compra no endereço informado.

Por trás da operação, contudo, o comércio virtual realiza a intermediação entre o consumidor e o fornecedor. A loja não precisa ter estoque ou galpão de armazenamento, já que os produtos são de terceiros; mas é responsável por divulgar o comércio virtual e prestar todo o atendimento ao consumidor até o pós-venda. Ela disponibiliza canais de comunicação e fica sob sua responsabilidade manter o usuário atualizado sobre o status do pedido. Se houver algum problema na relação, o vendedor será acionado. Existindo a necessidade de troca ou devolução do produto, o fornecedor se responsabiliza pela logística reversa.

Mas engana-se quem pensa que se trata de modelo de negócio duvidoso. No Dropshipping, a relação entre o e-commerce e os fabricantes ou distribuidores é transparente, regulamentada por contratos. E o lucro do negócio consiste na diferença entre o valor cobrado ao cliente e o preço cobrado pelo fornecedor.

Resumindo, as principais características do Dropshipping são:

  • Os vendedores não precisam produzir ou armazenar itens para se manterem no mercado.
  • O e-commerce atua como intermediador entre clientes e fornecedores.
  • A loja virtual é responsável por toda a cadeia de atendimento ao cliente.
  • O fornecedor é responsável por toda a cadeia de manuseio e entrega do produto.

Benefícios do Dropshipping

No que diz respeito aos fornecedores, um dos grandes benefícios do Dropshipping consiste na possibilidade de aumento das vendas. Em relação aos lojistas virtuais, a vantagem está na eliminação dos custos com a operação logística para operar.

Não é à toa que grandes marcas, como a Amazon, construiu boa parte do seu império mediante o modelo de negócio. Em 2012, o Dropshipping já era responsável por 34% das vendas.

Conheça agora os principais benefícios na prática de Dropshipping

 

Menos capital para começar

Como não há necessidade de investimento em estoque, já que os produtos vêm de terceiros, o dinheiro do negócio não fica parado em itens armazenados para a venda. Ao utilizar o Dropshipping, o empreendedor também se exime de custear aluguel de galpões e equipamentos de estoque. A atenção do negócio, então, pode ficar estritamente ligada a ações de operacionalização da plataforma e de Marketing.

Não há necessidade de operação logística

Outra vantagem do Dropshipping está na simplificação da cadeia logística para o e-commerce. Como não é necessário que o negócio manuseie os produtos vendidos, o foco pode permanecer na operação de vendas.

Não há necessidade também de gestão de aluguel de galpões ou contratação de pessoal da área logística. Afinal, cabe ao fornecedor toda a operação de envio e recebimento de mercadorias.

Mix maior de produtos

Considerando que não é necessário o armazenamento, é menos arriscado manter no catálogo produtos de nicho, cuja demanda é sazonal ou baixa. Isso porque o pagamento pelo item ao fornecedor somente será efetivado se o cliente concluir a compra no carrinho virtual.

Dessa forma, torna-se mais simples testar novos mix de produtos para o comércio, bem como avaliar a demanda de mercado, sem correr riscos de ficar com dinheiro parado em estoque.

Negócio escalável

O Dropshipping é uma prática que permite a escalada de um negócio. As vendas podem crescer substancialmente no e-commerce, sem que haja a necessidade de aumento de custos operacionais na mesma proporção. De acordo com pesquisa da 3Dcard, lojas virtuais que trabalham com o modelo podem ser até 50% mais rentáveis do que aquelas que dispõem de estoque próprio.

Afinal, estoque e logística são responsabilidades dos fornecedores. Logo, o que muda com o crescimento nas transações comerciais é a relação entre vendedor e fabricante, que deverão se ajustar contratualmente a fim de atender à nova demanda.

Por outro lado, vale ressaltar que, para o negócio escalar, é imprescindível que o e-commerce invista constantemente em publicidade, melhorias no atendimento e na plataforma de vendas.

Estimuladas pela pandemia, as vendas no comércio eletrônico estão em alta. A cada dia, novas ferramentas e tecnologias surgem no mercado como forma de melhorar a experiência do cliente. Embora não tão novo, o Dropshipping é uma dessas soluções que garantem mais competitividade aos negócios on-line ao possibilitar o aumento das transações.

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