Vendas

Dropshipping: solução para simplificar suas vendas on-line

Dropshipping

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo! 🙂

Além de gigantes no mercado virtual, Amazon, eBay e Mercado Livre têm uma prática em comum: todas utilizam o Dropshipping como parte do modelo de negócio. O que isso quer dizer? Que a cadeia logística é completamente diferente da que ocorre em uma loja virtual tradicional.

Se você já comprou em alguma delas, porém, certamente nem sequer percebeu essas alterações, pois, em relação ao consumidor, a experiência segue a mesma: do site até a entrega, no Dropshipping, ele se relaciona apenas com a empresa onde adquiriu o produto.

Ainda não está claro o que é a solução de vendas e como funciona o Dropshipping? Não se preocupe, pois, neste artigo, trouxemos todos os detalhes sobre o método que pode ajudar a alavancar as vendas de um negócio on-line.

O que é o Dropshipping?

É um modelo de cadeia logística no qual o vendedor (e-commerce) atua como intermediador da relação entre fornecedores e clientes, sem a necessidade de fabricar ou armazenar produtos. Ao e-commerce cabe o papel de atender o cliente e vender; e ao fornecedor cabe manipular e entregar o produto, em nome do vendedor.

O passo a passo de como funciona o modelo de negócio

1. O e-commerce vende o produto.

2. O cliente faz o pagamento. O e-commerce retém parte do valor e envia o pedido ao fornecedor.

3. O fornecedor envia ao cliente o produto comprado, em nome do comércio eletrônico.

Simples assim. Durante a experiência de compra, o cliente não tem acesso às informações sobre o fornecedor do produto. Sabe apenas que adquiriu um item, em determinado e-commerce e que receberá sua compra no endereço informado.

Por trás da operação, contudo, o comércio virtual realiza a intermediação entre o consumidor e o fornecedor. A loja não precisa ter estoque ou galpão de armazenamento, já que os produtos são de terceiros; mas é responsável por divulgar o comércio virtual e prestar todo o atendimento ao consumidor até o pós-venda. Ela disponibiliza canais de comunicação e fica sob sua responsabilidade manter o usuário atualizado sobre o status do pedido. Se houver algum problema na relação, o vendedor será acionado. Existindo a necessidade de troca ou devolução do produto, o fornecedor se responsabiliza pela logística reversa.

Mas engana-se quem pensa que se trata de modelo de negócio duvidoso. No Dropshipping, a relação entre o e-commerce e os fabricantes ou distribuidores é transparente, regulamentada por contratos. E o lucro do negócio consiste na diferença entre o valor cobrado ao cliente e o preço cobrado pelo fornecedor.

Resumindo, as principais características do Dropshipping são:

  • Os vendedores não precisam produzir ou armazenar itens para se manterem no mercado.
  • O e-commerce atua como intermediador entre clientes e fornecedores.
  • A loja virtual é responsável por toda a cadeia de atendimento ao cliente.
  • O fornecedor é responsável por toda a cadeia de manuseio e entrega do produto.

Benefícios do Dropshipping

No que diz respeito aos fornecedores, um dos grandes benefícios do Dropshipping consiste na possibilidade de aumento das vendas. Em relação aos lojistas virtuais, a vantagem está na eliminação dos custos com a operação logística para operar.

Não é à toa que grandes marcas, como a Amazon, construiu boa parte do seu império mediante o modelo de negócio. Em 2012, o Dropshipping já era responsável por 34% das vendas.

Conheça agora os principais benefícios na prática de Dropshipping

 

Menos capital para começar

Como não há necessidade de investimento em estoque, já que os produtos vêm de terceiros, o dinheiro do negócio não fica parado em itens armazenados para a venda. Ao utilizar o Dropshipping, o empreendedor também se exime de custear aluguel de galpões e equipamentos de estoque. A atenção do negócio, então, pode ficar estritamente ligada a ações de operacionalização da plataforma e de Marketing.

Não há necessidade de operação logística

Outra vantagem do Dropshipping está na simplificação da cadeia logística para o e-commerce. Como não é necessário que o negócio manuseie os produtos vendidos, o foco pode permanecer na operação de vendas.

Não há necessidade também de gestão de aluguel de galpões ou contratação de pessoal da área logística. Afinal, cabe ao fornecedor toda a operação de envio e recebimento de mercadorias.

Mix maior de produtos

Considerando que não é necessário o armazenamento, é menos arriscado manter no catálogo produtos de nicho, cuja demanda é sazonal ou baixa. Isso porque o pagamento pelo item ao fornecedor somente será efetivado se o cliente concluir a compra no carrinho virtual.

Dessa forma, torna-se mais simples testar novos mix de produtos para o comércio, bem como avaliar a demanda de mercado, sem correr riscos de ficar com dinheiro parado em estoque.

Negócio escalável

O Dropshipping é uma prática que permite a escalada de um negócio. As vendas podem crescer substancialmente no e-commerce, sem que haja a necessidade de aumento de custos operacionais na mesma proporção. De acordo com pesquisa da 3Dcard, lojas virtuais que trabalham com o modelo podem ser até 50% mais rentáveis do que aquelas que dispõem de estoque próprio.

Afinal, estoque e logística são responsabilidades dos fornecedores. Logo, o que muda com o crescimento nas transações comerciais é a relação entre vendedor e fabricante, que deverão se ajustar contratualmente a fim de atender à nova demanda.

Por outro lado, vale ressaltar que, para o negócio escalar, é imprescindível que o e-commerce invista constantemente em publicidade, melhorias no atendimento e na plataforma de vendas.

Estimuladas pela pandemia, as vendas no comércio eletrônico estão em alta. A cada dia, novas ferramentas e tecnologias surgem no mercado como forma de melhorar a experiência do cliente. Embora não tão novo, o Dropshipping é uma dessas soluções que garantem mais competitividade aos negócios on-line ao possibilitar o aumento das transações.

Gostou?

Quer seguir por dentro das novidades no mercado virtual? Então, não deixe de conferir outros posts como este no blog de Inovação do Sebrae. Acesse agora mesmo!