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Feito no Brasil: como aproveitar a tendência de consumo consciente

Entenda o que é consumo consciente, quais são as motivações por trás dessa escolha dos consumidores e como sua marca pode se destacar.

Especialistas alertam há alguns anos sobre a quantidade de lixo que geramos. O consumo desenfreado trouxe consequências para o planeta, e a consciência sobre isso tem conquistado espaço na mídia. Atentas à preservação do meio ambiente, as pessoas começam a se conscientizar e a questionar como podem comprar menos e melhor. Surge então a tendência do consumo consciente.Além da consciência ecológica, outros fatores estão ligados a essa onda: desigualdade social, processos de manufatura injustos, produção exagerada, dentre outras questões que tomam conta da cabeça do consumidor durante o processo de compra.Um estudo da Unilever concluiu que 21% das pessoas preferem apoiar marcas que adotem práticas sustentáveis na produção e na divulgação de produtos e serviços. Neste artigo, vamos falar sobre o que exatamente pode ser considerado consumo consciente, o que você deve mudar para praticá-lo e como divulgar essas ações para os clientes.

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O que é consumo consciente

Quando você vai ao supermercado comprar um detergente, a decisão é tomada com base em alguns princípios básicos como qualidade e preço. Você pode ainda escolher a marca que pareça mais confiável.Para o consumidor consciente, a escolha vai além disso. O detergente precisou ser transportado por grandes distâncias para chegar até aqui? A marca é conhecida por preservar os direitos trabalhistas? Cumpre com as normas ambientais? Os ingredientes são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde? São biodegradáveis?Essa mesma lógica pode permear todo tipo de consumo: roupas, acessórios, comida e até mesmo casa e carro. Claro, isso pode ocorrer em maior ou menor grau. Mas, de forma geral, o consumidor consciente é preocupado com a qualidade de vida das pessoas envolvidas na produção e com o impacto ao meio ambiente.As marcas que seguem esses preceitos e oferecem produtos que geram menos impacto e respeitam a qualidade de vida são as que mais têm chance de se tornarem favoritas pelo consumidor consciente.É importante destacar que o consumidor consciente opta frequentemente por produtos locais – o que favorece pequenas e médias empresas. Isso se dá porque as distâncias são menores até os pontos de venda, e a relação fortalece as comunidades. Entenda mais motivos para consumidores escolherem produtos locais.

Motivos para consumir localmente

Alguns motivos para consumidores preferirem produtos locais aos importados ou de regiões distantes:

  • Os alimentos locais, como legumes e verduras, são mais frescos e saborosos porque as distâncias percorridas são menores até os pontos de venda.
  • Cultivos voltados para o público local não precisam ser produzidos em grande escala, o que gera menos impacto ao meio ambiente.
  • Pequenas e médias empresas são responsáveis por 52% dos empregos formais. Quando consumidores optam por produtos locais, estão incentivando a economia da própria cidade e região.
  • Quando escolhemos produtos locais, diminuímos a quantidade de produtos que compramos. Reduzir a quantidade é um ato de consumo consciente.

Veja o que a sua marca pode fazer com vistas a ser parte da transformação.

Como sua marca pode fazer parte do consumo consciente

O consumo consciente deve fazer parte do marketing das empresas. Termos e expressões como "ecofriendly", "mercado justo" e "sustentável" já são parte do nosso dia a dia.Mas a verdade é que, conforme os consumidores se tornam mais bem informados, a preocupação em adquirir produtos de consumo consciente aumenta cada vez mais.Não basta mais ter uma embalagem 25% reciclável ou oferecer 1% dos seus lucros para instituições beneficentes. O consumo consciente deve estar integrado ao seu branding – saiba o que é isso aqui. Isso significa ter pensamento sustentável e socialmente responsável em todos os níveis da organização.Defina os valores, a missão e a visão da empresa com base na sua proposta sustentável. Garanta que essas ideias sejam divulgadas em todos os canais da empresa, prestando atenção à uniformidade do discurso.Contrate pessoas que estejam alinhadas com o seu propósito e ofereça um ambiente de trabalho favorável e seguro. Evite trabalhar com negócios que não sejam ambiental e socialmente responsáveis.

Aproveite a tendência do consumo consciente

Quando você se preocupa com o meio ambiente e com a comunidade, todos ganham, e seus resultados podem ser muito melhores.Não pense somente no lucro; invista na ideologia de consumo consciente e na responsabilidade social em todas as esferas da empresa. Confira outro de nossos conteúdos para inspirar sua construção de marca:

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