Ideias inovadoras para reduzir custos de novas ou pequenas empresas 

Compartilhe este conteúdo:

A tarefa de reduzir custos não deve ser feita apenas de maneira emergencial nas empresas. Uma economia estratégica de recursos financeiros pode garantir a manutenção do negócio e mais possibilidades de que surjam ideias inovadoras para reduzir custos, seja em produtos, seja em serviços.

Cada ideia que possa gerar redução de custos é uma vantagem competitiva para a empresa. Os custos são definidos como gastos relacionados à aquisição de matéria-prima, mão de obra, fabricação, depreciação de equipamentos e máquinas, consumo de energia elétrica e material de limpeza. É tudo aquilo que se relaciona com a produção dos bens ou a prestação de serviços da companhia.

Pequenas e grandes ações podem reverter custos desnecessários em investimentos importantes. Neste artigo, confira ideias inovadoras direcionadas à redução de custos, úteis especialmente para novas ou pequenas empresas.

 

Antes de inovar… faça o básico

Não adianta muito criar ideias mirabolantes de corte de gastos quando ainda não se fez o básico para isso. Quando o assunto diz respeito a ideias inovadoras para reduzir custos, as atitudes simples e até mesmo batidas ou banais podem fazer uma grande diferença na hora de fechar as contas do mês.

Conscientize os funcionários

O primeiro passo é conscientizar os funcionários, já que você sozinho não conseguirá cortar todos os gastos desnecessários. Aproveite os cinco minutos finais de reuniões de rotina para alertá-los sobre atitudes que podem evitar desperdício e sobre a importância de reduzir gastos.

Outra medida eficiente de conscientização é instalar plaquinhas com orientação, que servirão para lembrar as pessoas sobre ações a serem praticadas sempre que estiverem no contexto ideal para isso. Tal alerta estimula a criação de hábitos econômicos. Alguns exemplos de placas são: “Apague a luz e desligue o ar-condicionado quando sair”, “Imprima somente o necessário”, “Não desperdice copos plásticos”, dentre outros.

Reavalie seus fornecedores

Tem certeza de que os seus fornecedores representam exatamente a melhor opção do mercado atual em termos de preço e prazo? Escolher fornecedores com custo-benefício superior pode melhorar muito o cenário dos gastos da empresa.

É importante sempre estar atento aos preços da concorrência e saber negociar com seu fornecedor de confiança.

Reavalie seu regime tributário

Existem diferentes formas de regime tributário, baseadas principalmente no tamanho e na receita do seu negócio. Verifique se seu regime é o mais adequado para a empresa, para não gastar além do que precisa. Evite, porém, problemas com o Fisco em razão de sonegação de impostos, o que vai sair mais caro no final, caso ocorra. Se precisar, contrate uma consultoria contábil para prestar auxílio nessa área.

 

Ideias inovadoras para reduzir custos

Uma vez que as medidas mais básicas já foram tomadas, o caminho está aberto para ampliar ainda mais o surgimento de ideias inovadoras visando à redução de custos.

Adote a onda verde

Faça sua empresa adotar o discurso e as práticas da sustentabilidade. Isso vai economizar recursos, incentivar ainda mais seus empregados a adotar comportamento econômico e ainda melhorar a imagem da marca aos olhos do consumidor. Implementar uma cultura de desperdício zero, por exemplo, é uma prática com alto potencial de retorno.

Troque os copos plásticos pelos de vidro ou por copos e canecas personalizadas para os colaboradores. Ajude sua comunidade a crescer contratando fornecedores locais, o que ajuda a reduzir custos com transporte. Esteja atento aos malefícios que os caminhões causam ao meio ambiente por meio do escapamento dos veículos.

Instale sensores de presença nas salas de reuniões, para que as luzes sejam apagadas automaticamente quando o ambiente estiver vazio.

Também abra as janelas e aproveite o ar fresco para climatizar e arejar o ambiente. Utilize o ar-condicionado apenas quando necessário.

LEIA TAMBÉM: FEITO NO BRASIL: COMO APROVEITAR A TENDÊNCIA DE CONSUMO CONSCIENTE

Você ainda pode adotar novas fontes de energia, mais econômicas e sustentáveis, como a energia solar, captada através de painéis fotovoltaicos. Gerar a própria energia demanda um investimento inicial, mas, em contrapartida, garante economia em longo prazo. Coloque os valores na ponta do lápis para analisar se a redução de custo com energia vai compensar o investimento e o aumento de impostos municipais sobre a propriedade, como ocorre em algumas cidades.

Compartilhe sua estrutura

Umas  ideia inovadora para reduzir custos que tem sido muito utilizada nos últimos tempos é o compartilhamento. Os espaços de coworking estão se multiplicando no Brasil e são uma ótima alternativa para economizar no que tange à estrutura. Neles, há a divisão de custos com serviços de limpeza, recepcionista e telefonia. O valor mensal pago pelo ambiente é bastante inferior ao de um escritório próprio e ainda com a vantagem de ter mais flexibilidade no contrato. Além disso, os espaços de coworking oferecem ótimas oportunidades de fazer networking.

Adote o home office

Outra medida que reduz custos com estrutura é adotar o regime de home office (escritório em casa) em vez de manter salas com poucas pessoas. Caso o negócio permita, você também pode oferecer a possibilidade de seus empregados trabalharem de casa integralmente ou em alguns dias da semana, o que pode ser vantajoso para eles também, que economizam tempo e dinheiro com transporte e babá para os filhos, e ainda podem trabalhar com mais conforto.

BAIXE NOSSO E-BOOK SOBRE TRABALHO REMOTO!

Crie campanhas internas de redução de custos

Incentive o time a participar com novas ideias buscando reduzir custos. Além de reuniões de brainstorming, você pode engajar os funcionários em uma campanha interna de economia, em que os autores das melhores ideias serão premiados com brindes e viagens.

Ideias inovadoras para reduzir custos geram economia do dinheiro da empresa, que pode ser investido na expansão do negócio. Ou seja, não se trata apenas de inovação, mas da sustentabilidade da empresa do mercado. Visando colocar a inovação de vez no mindset do seu negócio e colher esses e outros frutos, entenda como implementar a cultura da inovação em sua empresa.