Inovação e sustentabilidade: dicas para aplicar nos negócios
Inovar com foco na sustentabilidade é um diferencial competitivo. Entenda como conciliar inovação e sustentabilidade no seu negócio.
Canudos de metal, papel, inox ou macarrão, copo de silicone reutilizável, guardanapo de tecido, talher de bambu e por aí vai. A lista dos produtos sustentáveis que vêm ganhando cada vez mais a adesão dos consumidores nos últimos anos pode ser extensa. Isso porque inovação e sustentabilidade estão, mesmo, cada vez mais relevantes – e, especialmente, indissociáveis. E o mais curioso é que os dois termos trazem um importante ponto em comum: ambos estão relacionados à sobrevivência – inovar para se manter e ser sustentável para preservar.Isso vale para qualquer área, desde a educação até o comércio. E comprovação é o que não falta: o modo de se alimentar do brasileiro mudou, e, de acordo com a pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2019, feita pela Organis, “88% dos compradores de orgânicos e 67% dos que não são compradores estão dispostos a aumentar esse consumo nos próximos 6 meses”. E mais: a Organização das Nações Unidas (ONU) homenageou inovadores do desenvolvimento sustentável, que incluiu vencedores do Prêmio Campeões da Terra da ONU Meio Ambiente, uma das mais importantes premiações ambientais do mundo.Fato é que a realidade tem avisado aos empreendedores que inovação e sustentabilidade precisam, mais do que nunca, estar em pauta no negócio – seja ele qual for. Mas como colocar isso em prática? Preparamos algumas dicas abaixo. Acompanhe!
7 dicas de inovação e sustentabilidade para empresas
1 - Promova ações para estimular o público interno
Nada melhor do que os próprios colaboradores para consolidarem uma cultura, certo? Por isso, é importante que a equipe esteja por dentro do assunto e, sempre que possível, apresente propostas inovadoras e sustentáveis. Engajá-la, contudo, pode não ser tão simples. Promover maratonas de inovação – semelhantes ao hackaton –, incentivar criação de protótipos que sejam úteis para a empresa e benéficas para o meio ambiente ou mesmo difundir programas de open innovation pode ser um bom caminho. Isso, além de trazer novas visões do assunto e dar espaço para que boas propostas surjam, pode criar interesse natural pelo assunto. Esse panorama, sem dúvida, refletirá em toda a empresa.
2 - Reveja os seus processos e materiais
Que tal inovar avaliando a possibilidade de reestruturar os processos da sua empresa? Será que é possível, por exemplo, substituir materiais ou reorganizar o fluxo de algum procedimento para economizar água, luz e até diminuir custos com deslocamentos? Ou, quem sabe, pensar em uma forma de dar um novo fim a produtos utilizados no processo que, até então, eram descartados?
3 - Aposte no upcycling
O termo que vem ganhando notoriedade nos últimos anos significa recriar algo a partir de materiais já utilizados. Diferentemente da reciclagem ou da reutilização, a ideia é exatamente melhorar o produto original. Lançar esse olhar sobre os seus produtos (ou processos desenvolvidos para oferecer os serviços) pode resultar em um produto que, além de inovador, traz resultados sustentáveis.
4 - Foque em pequenas mudanças
Quando pensamos em inovação e sustentabilidade, normalmente imaginamos ser necessário ter um insight revolucionário ou de grandes proporções. Não necessariamente. A transformação pode estar nas pequenas mudanças – e é assim que começa. Para inovar, não é preciso criar um produto que vai mudar o mundo ou oferecer um serviço extraordinário.O simples fato de otimizar processos já é uma prática inovadora, por exemplo. E ser sustentável nada mais é do que levar em conta a preservação da vida. Isso envolve o meio ambiente, sim, mas não só: além de atitudes ecologicamente corretas, é importante levar em consideração atitudes que são social e economicamente viáveis.
5 - Não faça apenas, mostre também
Produtos e serviços sustentáveis importam para os consumidores – que valorizam isso cada vez mais. Entretanto, para que o seu negócio seja atraente e os potenciais clientes levem isso em conta, eles precisam saber, certo? Portanto, faça questão de mostrar como as ações que envolvem inovação e sustentabilidade acontecem em sua empresa na prática. Apostar nas redes sociais pode ser um ótimo jeito de tornar pública a valorização que o seu negócio emprega nesses assuntos.
6 - Fuja do greenwashing
Muitas vezes, um discurso sustentável e inovador funciona apenas como ação de marketing. As empresas querem passar a imagem de ecologicamente corretas para convencerem o consumidor enquanto, na prática, não há iniciativas efetivas que beneficiem o ecossistema ou reduzam o impacto ambiental – isso é o que resume o significado do termo “greenwashing”. Tenha atenção para que a sua empresa passe bem longe disso. Caso contrário, o resultado pode ser um desastre.
7 - Lembre-se de que as oportunidades podem estar nos detalhes
A mesma pesquisa da Organis que citamos no início deste post revela que o preço é o principal motivo para o público não consumir maior quantidade de produtos orgânicos no dia a dia – seguido pelos itens dificuldade de encontrar os produtos e falta de costume. Em 2017, 62% dos entrevistados indicaram o preço como maior empecilho; em 2019, o número subiu três pontos percentuais. Você já pensou em como isso pode ser uma oportunidade para o seu segmento? Talvez seja o momento de focar no “ponto fraco” do consumidor. É possível propor um produto ou serviço sustentável, mas que leve em conta a acessibilidade do preço, por exemplo? Se a resposta for sim, é possível que muitas novas portas se abram a partir disso.A inovação aliada à sustentabilidade no dia a dia da sua empresa não só colabora para os seus resultados, como também favorece a competitividade do negócio e o seu posicionamento no mercado. Com essas dicas, é possível perceber que levar inovação e sustentabilidade para a sua empresa não é tão difícil assim. Para que isso seja cada vez mais palpável na sua rotina, entenda também o funcionamento da logística reversa. Outra dica que pode ajudar é adotar processos lean em seu negócio.Conheça nosso Guia completo de práticas sustentáveis para qualquer negócio. São 26 infográficos com práticas realmente aplicáveis que economizam recursos e aumentam seu lucro. Clique aqui e faça o download.