Canudos de metal, papel, inox ou macarrão, copo de silicone reutilizável, guardanapo de tecido, talher de bambu e por aí vai. A lista dos produtos sustentáveis que vêm ganhando cada vez mais a adesão dos consumidores nos últimos anos pode ser extensa. Isso porque inovação e sustentabilidade estão, mesmo, cada vez mais relevantes – e, especialmente, indissociáveis. E o mais curioso é que os dois termos trazem um importante ponto em comum: ambos estão relacionados à sobrevivência – inovar para se manter e ser sustentável para preservar.

Isso vale para qualquer área, desde a educação até o comércio. E comprovação é o que não falta: o modo de se alimentar do brasileiro mudou, e, de acordo com a pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2019, feita pela Organis, “88% dos compradores de orgânicos e 67% dos que não são compradores estão dispostos a aumentar esse consumo nos próximos 6 meses”. E mais: a Organização das Nações Unidas (ONU) homenageou inovadores do desenvolvimento sustentável, que incluiu vencedores do Prêmio Campeões da Terra da ONU Meio Ambiente, uma das mais importantes premiações ambientais do mundo.

Fato é que a realidade tem avisado aos empreendedores que inovação e sustentabilidade precisam, mais do que nunca, estar em pauta no negócio – seja ele qual for. Mas como colocar isso em prática? Preparamos algumas dicas abaixo. Acompanhe!

 

7 dicas de inovação e sustentabilidade para empresas

1 – Promova ações para estimular o público interno

Nada melhor do que os próprios colaboradores para consolidarem uma cultura, certo? Por isso, é importante que a equipe esteja por dentro do assunto e, sempre que possível, apresente propostas inovadoras e sustentáveis. Engajá-la, contudo, pode não ser tão simples. Promover maratonas de inovação – semelhantes ao hackaton –, incentivar criação de protótipos que sejam úteis para a empresa e benéficas para o meio ambiente ou mesmo difundir programas de open innovation pode ser um bom caminho. Isso, além de trazer novas visões do assunto e dar espaço para que boas propostas surjam, pode criar interesse natural pelo assunto. Esse panorama, sem dúvida, refletirá em toda a empresa.

2 – Reveja os seus processos e materiais

Que tal inovar avaliando a possibilidade de reestruturar os processos da sua empresa? Será que é possível, por exemplo, substituir materiais ou reorganizar o fluxo de algum procedimento para economizar água, luz e até diminuir custos com deslocamentos? Ou, quem sabe, pensar em uma forma de dar um novo fim a produtos utilizados no processo que, até então, eram descartados?

3 – Aposte no upcycling

O termo que vem ganhando notoriedade nos últimos anos significa recriar algo a partir de materiais já utilizados. Diferentemente da reciclagem ou da reutilização, a ideia é exatamente melhorar o produto original. Lançar esse olhar sobre os seus produtos (ou processos desenvolvidos para oferecer os serviços) pode resultar em um produto que, além de inovador, traz resultados sustentáveis.

4 – Foque em pequenas mudanças

Quando pensamos em inovação e sustentabilidade, normalmente imaginamos ser necessário ter um insight revolucionário ou de grandes proporções. Não necessariamente. A transformação pode estar nas pequenas mudanças – e é assim que começa. Para inovar, não é preciso criar um produto que vai mudar o mundo ou oferecer um serviço extraordinário.

O simples fato de otimizar processos já é uma prática inovadora, por exemplo. E ser sustentável nada mais é do que levar em conta a preservação da vida. Isso envolve o meio ambiente, sim, mas não só: além de atitudes ecologicamente corretas, é importante levar em consideração atitudes que são social e economicamente viáveis.

5 – Não faça apenas, mostre também

Produtos e serviços sustentáveis importam para os consumidores – que valorizam isso cada vez mais. Entretanto, para que o seu negócio seja atraente e os potenciais clientes levem isso em conta, eles precisam saber, certo? Portanto, faça questão de mostrar como as ações que envolvem inovação e sustentabilidade acontecem em sua empresa na prática. Apostar nas redes sociais pode ser um ótimo jeito de tornar pública a valorização que o seu negócio emprega nesses assuntos.

6 – Fuja do greenwashing

Muitas vezes, um discurso sustentável e inovador funciona apenas como ação de marketing. As empresas querem passar a imagem de ecologicamente corretas para convencerem o consumidor enquanto, na prática, não há iniciativas efetivas que beneficiem o ecossistema ou reduzam o impacto ambiental – isso é o que resume o significado do termo “greenwashing”. Tenha atenção para que a sua empresa passe bem longe disso. Caso contrário, o resultado pode ser um desastre.

7 – Lembre-se de que as oportunidades podem estar nos detalhes

A mesma pesquisa da Organis que citamos no início deste post revela que o preço é o principal motivo para o público não consumir maior quantidade de produtos orgânicos no dia a dia – seguido pelos itens dificuldade de encontrar os produtos e falta de costume. Em 2017, 62% dos entrevistados indicaram o preço como maior empecilho; em 2019, o número subiu três pontos percentuais. Você já pensou em como isso pode ser uma oportunidade para o seu segmento? Talvez seja o momento de focar no “ponto fraco” do consumidor. É possível propor um produto ou serviço sustentável, mas que leve em conta a acessibilidade do preço, por exemplo? Se a resposta for sim, é possível que muitas novas portas se abram a partir disso.

A inovação aliada à sustentabilidade no dia a dia da sua empresa não só colabora para os seus resultados, como também favorece a competitividade do negócio e o seu posicionamento no mercado. Com essas dicas, é possível perceber que levar inovação e sustentabilidade para a sua empresa não é tão difícil assim. Para que isso seja cada vez mais palpável na sua rotina, entenda também o funcionamento da logística reversa. Outra dica que pode ajudar é adotar processos lean em seu negócio.

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