Cultura de Inovação

Inovação no mercado pet: conheça iniciativas

Inovação no mercado pet: conheça iniciativas

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Você sabia que o mercado pet brasileiro é o terceiro maior no mundo? Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), ficamos atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido.

Não é de se espantar! Afinal, são mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação no país. Com o passar dos anos, esses animais ganharam status de membros da família; por isso, os donos sentem cada vez mais necessidade de oferecer a eles tudo do bom e do melhor.

Mas não são apenas os pet shops que levam vantagens dessa mudança de comportamento. Propostas de negócios inovadores, já presentes em outros setores, também começam a conquistar seu espaço no mercado pet.As novas estratégias de produtos e serviços inovam na experiência do cliente, tornam a entrega mais eficiente e adicionam valor. Conheça alguns desses negócios a seguir!

DOGHERO

DogHero é uma plataforma que utiliza o conceito de economia compartilhada. Conectando donos de pets – cachorros e gatos – com pessoas que prestam serviços diversos nessa área. Exemplos de serviços: hospedagem, creche, pet sitter, passeios e até mesmo idas ao veterinário.A DogHero conta com anfitriões distribuídos em mais de 750 cidades no Brasil. Toda a negociação é realizada dentro da plataforma, inclusive o pagamento.É uma oportunidade para se tornar anfitrião ou mesmo se basear nesse modelo de negócio para a sua cidade!

ZEE DOG

A Zee Dog é uma marca que inovou ao apostar em design diferenciado de acessórios para pets, como coleiras, camas, brinquedos e roupas.Apesar do nome, a empresa também oferece produtos aos felinos e criou coleções especiais, com temas como Star Wars. Além disso, existem alguns produtos para os  “pet lovers” para montar combinações entre os “pais” de pet e seus animais de estimação.O diferencial da loja são os modelos que exibem estampas variadas e divertidas. Afinal, se nós podemos nos vestir com estilo, por que os animais não poderiam?Se você tem um pet shop, levar itens com um design diferenciado e autoral pode ser uma inovação. É uma tendência em todos os mercados a customização. Assim, aposte em estampas diferentes, itens como possibilidade de gravação de nome, bordados e personagens que estão em alta.

PET LOVE

Pet Love é um exemplo de transformação digital, inovação e adaptabilidade. O negócio se iniciou em 1988 no formato físico e já, em 1999, ainda em tempos de web 1.0, eles lançaram um e-commerce. Uma verdadeira inspiração!Hoje eles mantêm um sistema de compras com recorrência, uma assinatura para comprar ração com desconto. Esse é outro exemplo de inovação e adaptabilidade.

TUDO DE CÃO

Um dos motivos da dor de cabeça dos “pais” de pet é a bagunça e a dificuldade de adaptação no início. A Tudo de Cão tem como proposta melhorar a convivência entre os donos e seus pets, por meio de ações de adestramento.Com opções de atendimento em domicílio, em grupo e consultorias online – aliás, esse serviço online pode ser uma fonte de inspiração para boas ideias.

FITBARK

Os wearables (tecnologias vestíveis) também encontraram seu espaço no mercado pet. O FitBark funciona como as pulseiras fitness utilizadas em humanos. Trata-se de um dispositivo que, colocado na coleira do animal, fornece informações sobre sua saúde e seu bem-estar.Assim, é possível controlar, diretamente no celular, por meio dos aplicativos, a quantidade de exercício praticada pelo animal e a comida ingerida. Os dados podem ser compreendidos por leigos, mas também auxiliam veterinários em tratamentos.Aqui a tecnologia e o mercado pet se uniram para inovar!

PINMYPET

Um dos maiores pesadelos de donos de animais é perder o seu pet. A PinMyPet apresenta uma solução para o problema: um rastreador GPS para a coleira de cães e gatos.Em caso de perda ou fuga do animalzinho, é só acessar a plataforma, o que torna possível localizar o pet. E também é viável monitorar as atividades, como distância percorrida durante o passeio.

VET CALCULATOR

A inovação em relação ao mercado pet não  se preocupa apenas com os donos de animais de estimação. Os veterinários também ganham produtos, como o Vet Calculator. O aplicativo oferece a possibilidade de realizar cálculos com base nas informações dos exames e verificar a saúde dos bichos com facilidade.

PET NATURAU

A empresa nasceu a partir de um diagnóstico de doença do pet de um dos fundadores. Ela se propõe a entregar comidas naturais, caldo de ossos e petiscos saudáveis, que passam por um rígido processo de fabricação industrial.Interessante entender que normalmente pessoas que buscam se alimentar de forma mais natural ou seguem dietas veganas podem se identificar com propostas similares.

Dog Bakery

A empresa se propõe a elaborar bolos de aniversário para pets – que possam ser ingeridos pelos animais. São produtos que se parecem com comida de humanos e são bem fotogênicos. É uma tendência tirar fotos dos pets com os seus bolinhos de aniversário.É um nicho ainda pouco explorado; então, pode ser uma proposta interessante.DICAS EXTRASO mercado de pet apresenta tendência de crescimento, com uma projeção de 14% para o ano de 2022 no Brasil. E são diversas as opções de entrada ou inovação no setor. Nós trouxemos exemplos de:

  • Produtos de assinatura ou recorrência
  • Uso de tecnologias para rastrear animais e monitorar saúde
  • Aplicativos para veterinários
  • Acessórios customizados e design diferenciado
  • Serviços de creche, passeio e hospedagem
  • Adestramento online, em domicílio ou em grupo
  • Treinamentos
  • Alimentação saudável e natural
  • Bolos de aniversário

E, para inspirar você ainda mais, separamos aqui outras três tendências nas quais ficar de olho:

1 - Presença na internet:

Pesquisas informam que 96% dos brasileiros buscam negócios no Google. Por isso, é importante que o seu negócio esteja na internet e de preferência também nas redes sociais.Use recursos diversos de redes sociais como Instagram e TikTok, produzindo conteúdos educativos sobre pets a fim de atrair a atenção das pessoas para o seu produto e serviço. E aposte em dicas de SEO no seu site (SEO - ou Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que favorece que os algoritmos dos buscadores do Google e das redes sociais encontrem o seu site ou redes sociais) .Por fim, pense se existe alguma maneira de realizar atendimentos online. Como é o caso de consultorias e adestramento.

2 - Personalização

Os consumidores estão buscando cada vez mais por itens customizados e superpersonalizados – do produto, à embalagem, à entrega. Encontre ao menos uma maneira de customizar –  opções diferentes de embrulhar, cartinhas manuscritas entregues junto ao produto, opções de estampas, formas de se escrever o nome do pet e de seu dono. Enfim, o importante é fazer com que o seu cliente se sinta único.

3 - Datas comemorativas

Como os pets se tornaram membros das famílias, um efeito no qual vale a pena prestar atenção é a inclusão dos pets em datas comemorativas. Com produtos exclusivos, acessórios customizados, presentes e mesmo comidas, como é o caso dos bolos para pets.Trouxemos aqui os principais temas do universo pet; agora, é hora de colocar em prática. E aproveite para acompanhar outras mudanças que vem se desenhando e quais podem ser os impactos para o seu negócio no conteúdo "NEXT NORMAL: o que o seu negócio vai encontrar em um futuro próximo"