Liderança inspiradora: como líderes podem inspirar times

Compartilhe este conteúdo:

O trabalho de um líder não é apenas motivar, mas também inspirar. Ao praticar a liderança inspiradora, empresas podem alcançar um novo patamar de produtividade: pessoas inspiradas são duas vezes mais produtivas do que as que estão somente satisfeitas. Além disso, você passa a contar com colaboradores que acreditam em seus valores e no potencial do negócio.

 

 

Ainda assim, muitos líderes se concentram mais em motivar do que em inspirar. Neste artigo, vamos entender a importância da liderança inspiradora, o que ícones do mundo dos negócios como Richard Branson e Simon Sinek pensam sobre o assunto e quais são as características principais de líderes inspiradores. Vamos lá!

 

Por que inspirar é importante

Richard Branson é um dos maiores empresários do mundo, fundador do grupo Virgin, com dezenas de empresas, e autor de livros que inspiram pessoas há décadas. Em sua visão, a capacidade de inspirar é a principal habilidade que um líder pode ter.

Ele acredita que empresas de sucesso contam com líderes que trazem energia, paixão, comprometimento e conexão para o negócio. Mas não é só Richard que pensa assim. Segundo uma pesquisa feita pela IBM com 1.700 CEOs em 64 países, as habilidades mais importantes dos líderes são foco na necessidade do cliente, capacidade de colaboração e de inspirar.

As empresas do grupo Virgin são exemplos perfeitos de liderança inspiradora. Para Richard, “se importar com as pessoas é importante. Você não pode ser um bom líder se não gostar de pessoas e despertar o que há de melhor nelas”. Para engajar e inspirar colaboradores por todo o grupo Virgin, Richard implementou uma visão que está no cerne do negócio.

Você deseja que sua empresa seja assim também? Acompanhe a dica a seguir.

 

Como uma empresa pode incentivar a liderança inspiradora

Tudo começa com o porquê. Essa é a principal lição da palestra mundialmente famosa do consultor e autor Simon Sinek. Ele explica que empresas de sucesso não são famosas pelo que fazem, mas pelo motivo que fazem.

Negócios como os da Apple, por exemplo, entregam mais do que dispositivos tecnológicos. A empresa desafia o status quo (o porquê) por meio de produtos de design excelente (o como), que são os computadores (o que).

Confira a palestra completa:

Ao compreender o propósito por trás de produtos e serviços, a empresa tem potencial de inspirar todos os seus colaboradores. Dessa forma, contratará quem se alinhar a esse porquê e apto a dedicar-se à empresa.

Você pode saber mais sobre como ter um propósito neste post.

O papel do líder, a partir daí, é deixar transparecer o propósito para toda a empresa, inspirando seus liderados por meio dele. Algumas características são essenciais nesse contexto. Confira a seguir.

 

Características do líder inspirador

Será que você está pronto para praticar a liderança inspiradora? Confira algumas características típicas de líderes que possuem esse diferencial.

 

  • Positividade: líderes inspiradores conseguem achar o lado bom das situações do dia a dia. Frente a desafios e falhas, encontram maneiras de se superar, sempre procurando uma luz no fim do túnel.
  • Apreciação: quem não se sente valorizado e apreciado no ambiente de trabalho não está satisfeito ou inspirado. Seres humanos precisam de gestos de gratidão para sentirem que seu trabalho vale a pena.
  • Visão de futuro: a liderança não pode se preocupar apenas com o presente. Empresas que não pensam no futuro tendem a perder competitividade. Por isso, líderes inspiradores sabem para onde a equipe está indo e suas ações são focadas nesse objetivo.
  • Feedback: é importante oferecer feedback de forma inspiradora para os colaboradores. No entanto, ele deve ser uma troca. Líderes também devem saber ouvir e encorajar pessoas a dividirem suas opiniões e impressões de forma construtiva.
  • Comunicação: essa é a principal habilidade de líderes inspiradores. Você não pode inspirar colaboradores sem se comunicar de forma efetiva com eles. Além disso, é preciso passar ideias, ordens e tarefas sem criar ruídos e sentimentos equivocados. Confira nosso post sobre comunicação não violenta.
  • Confiança: outra característica essencial para praticar a liderança inspiradora. A confiança é construída aos poucos, deve ser mútua e baseada na honestidade e integridade.
  • Inspiração: líderes inspiradores são movidos por sua própria inspiração. Eles são motivadosporr acreditarem no propósito da empresa e entenderem como seu trabalho tem importância no mundo.

 

Como você viu, a liderança inspiradora tem potencial de trazer sucesso para empresas e motivar colaboradores. Pronto para aplicar esse conceito no seu dia a dia? Se você se interessa por conteúdos sobre liderança, vai gostar também do nosso e-book:

 

DESAFIOS DO PRIMEIRO CARGO DE GESTÃO