Link de Pagamento: entenda como aumentar as suas vendas on-line
Link de Pagamento é seguro? Como é feito o controle? O serviço é pago? Neste post, entenda tudo da tecnologia do Link de Pagamento
Os sistemas de vendas on-line, assim como o Marketing Digital, possibilitaram que diversos empreendedores pudessem ampliar seus negócios. É possível alcançar novos clientes e aumentar suas vendas de maneira prática, segura e facilitada. Tais mecanismos otimizam o dia a dia tanto do cliente quanto do vendedor, automatizando e simplificando as transações comerciais. O Link de Pagamento é uma ferramenta importantíssima para quem deseja melhorar a performance do seu negócio. Isso porque oferece praticidade ao consumidor e aperfeiçoa seu controle financeiro.
No artigo a seguir, vamos entender mais como essa tecnologia funciona e como utilizá-la de forma eficaz.
O que é Link de Pagamento
O Link de Pagamento funciona como uma máquina de cartão de crédito. Pelo aplicativo ou pelo sistema escolhido, o vendedor cria uma cobrança no valor da compra, gera um Link de Pagamento e o envia ao consumidor. Por meio do Link de Pagamento, o cliente tem flexibilidade para realizar a transação, optar por boleto, cartão de crédito ou desconto no saldo bancário. Assim que a fatura é paga, o vendedor recebe um aviso, notificando a transferência e embolsa o dinheiro.
O Link de Pagamento é personalizável, desde o valor a ser cobrado, a quantidade de vezes em que o mesmo link pode ser utilizado e o vencimento dele. O que é bastante útil. Uma vez que, ao limitar o número de pagamentos pelo mesmo link, por exemplo, você evita vender o mesmo produto duas vezes.
Considerado muito prático, o sistema também facilita a Gestão do Fluxo de Caixa e otimiza o envio de recibos de compra a seus clientes. Da mesma maneira que a máquina de cartão de crédito, é possível realizar estornos e parcelar o valor para seus consumidores por meio dessa ferramenta, assim como manter registradas suas transações financeiras.
O Link de Pagamento é seguro?
É um serviço oferecido por instituições financeiras confiáveis como o PagSeguro ou o MercadoPago, que possuem sistema antifraude. Dessa forma, utilizar essas empresas como intermediários não só é uma maneira segura de realizar transações, como também aumenta a segurança e o conforto de seus clientes.
Além disso, o Link de Pagamento funciona como um intermediário, da mesma maneira que a máquina de cartão de crédito, não colocando em risco os dados sensíveis do consumidor e do vendedor.
O Link de Pagamento é gratuito?
Trata-se de um serviço pago, porém cada empresa tem um sistema de cobrança diferente. O PagSeguro, por exemplo, possibilitar a criação dos links de forma gratuita, porém cobra uma taxa pela transação realizada. Grande parte das empresas segue esse mesmo modelo. Algumas buscam disponibilizar mais vantagens aos consumidores, como a Cielo, que criou uma parceria com a Loggi, unificando em um só serviço o sistema de pagamento e entregas.
Por essa razão, antes de escolher qual empresa contratar, é importante verificar os valores e as vantagens oferecidas, o tempo de liberação dos valores recebidos e todas as características do serviço, a fim de entender qual a melhor opção para o seu negócio.
Como ampliar minhas vendas com o Link de Pagamento
Uma das grandes vantagens que o Link de Pagamento apresenta é a simplicidade para a realização de transações. Isso quer dizer que, para proporcionar formas práticas de pagamento a seus clientes, você não precisa ter uma loja física, muito menos uma loja virtual. Isso facilita a rotina de micros e pequenos empreendedores, além de tornar qualquer ambiente on-line em um espaço de venda.
Com essa ferramenta, você pode exibir os produtos que vende em um perfil no Instagram, realizar a negociação por mensagem direta e finalizar a venda enviando um Link de Pagamento ao cliente. O mesmo pode ser feito via outras redes sociais, como o WhatsApp e o Facebook.
O Link de Pagamento também é interessante para clientes que oferecem serviço de delivery, como restaurantes ou supermercados. Você pode receber o pedido pelo consumidor por intermédio das redes sociais, realizar a transação por meio do Link de Pagamento. Isso evita que o motoboy tenha de levar a máquina de cartão ou ande com dinheiro, além de otimizar o tempo do profissional responsável pela entrega, que não precisa esperar o cliente pagar. Outra vantagem do Link de Pagamento é que não há a necessidade de contato para que a transação seja efetuada, o que proporciona segurança durante o isolamento social e a pandemia da Covid-19.
De modo geral, o Link de Pagamento nutre a sensação de urgência que o consumidor possui, eliminando burocracia e agilizando o processo. Ademais, por eliminar obstáculos, a probabilidade de realizar vendas aumenta e amplia as plataformas de contato com seu cliente final.
O que achou da aplicação do Link de Pagamento como parte do seu negócio? Entenda também o que é Follow-Up de Vendas e saiba como essa técnica pode auxiliar a aumentar o sucesso do cliente e fidelizar seus consumidores.