O que é Business Model Canvas e como aplicá-lo no seu negócio?
Descubra o que é Business Model Canvas, saiba como utilizar esse método em seu negócio. Saiba para que serve e como implementar na sua empresa
"O Business Model Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico. Ele permite destrinchar uma ideia em várias partes, para que seja possível enxergar o modelo de negócio como um todo.O modelo nasceu utilizando-se de alguns conceitos de design thinking para revolucionar uma geração de modelos de negócios. Por isso ele é bastante visual, parecendo, à primeira vista, um grande diagrama.Ele foi inicialmente criado por Alex Osterwalder, que propôs uma tela separada em nove campos na sua tese de doutorado. Mas o processo de criação do Canvas como conhecemos hoje envolveu a colaboração de mais de 200 consultores ao redor do mundo.Cada um dos nove blocos deve ser preenchido com anotações sobre um dos pilares do seu negócio. Ao final, você terá uma visão holística e flexível do seu modelo e poderá descobrir seus diferenciais competitivos ou mesmo entraves que podem ser resolvidos para que haja um ganho de eficiência.Muita gente ainda confunde modelo de negócios com plano de negócios. Um modelo de negócios reflete como é possível criar, entregar e capturar o valor gerado para o mercado. Já o plano de negócios consolida todas as informações de uma organização, é um documento bem mais estruturado e completo, e é importante para se conseguir investimentos, formalizar a empresa e muito mais. Se quiser saber como criar um plano de negócios, clique aqui.A seguir, confira mais detalhes sobre o Business Model Canvas:
PARA QUE SERVE O BUSINESS MODEL CANVAS
O Modelo de Negócio Canvas permite enxergar todo um negócio em uma única página, destacando os pontos em que a sua operação é mais estratégica.Ele serve para te ajudar a visualizar como você é capaz de gerar valor, em quais pilares o seu negócio é mais ou menos competitivo e estratégico e o que poderia fazer de diferente para gerar ainda mais valor para os seus clientes e ter mais sucesso.O Business Model Canvas tem uma proposta muito ligada à inovação. É possível construí-lo com qualquer tipo de negócio, principalmente para quem tem produtos inovadores. Algumas startups precisam prever investimentos para um produto ou serviço que ainda nem existe no mercado. A melhor forma de ter essa noção é utilizando o Canvas.
COMO PREENCHER UM BUSINESS MODEL CANVAS
Preencher o modelo Canvas é bastante prático e até mesmo divertido. Não se preocupe tanto com os números e pequenos detalhes. Uma dica é imprimi-lo em tamanho de cartaz e usar post-its para preencher cada um dos quadros. Outra dica: mesmo que você esteja empreendendo sozinho e de maneira autônoma, convide pessoas da sua confiança para construí-lo com você.Aqui você pode baixar o modelo Canvas com uma resolução melhor.O Canvas apresenta os seguintes quadros:
- Key partners ou parceiros-chave;
- Key activities ou atividades-chave;
- Key resources ou recursos-chave;
- Value proposition ou proposta de valor;
- Customer relationships ou relacionamento com os clientes;
- Channels ou canais;
- Customer segments ou segmento de clientes;
- Cost structure ou estrutura de custos;
- Revenue streams ou fluxo de receitas.
É imprescindível que o Canvas responda às seguintes perguntas sobre o modelo de negócio ao preencher cada um dos pilares:
- Como é hoje ou como seria?
- Faz sentido?
- Poderia ser melhor?
- Todo o time entende o modelo e concorda com ele? Há outras ideias?
Depois de checar isso, você tem mais garantias de que a discussão gerou um bom material. Pelo Canvas, é possível enxergar o negócio no mercado e definir o que será preciso fazer para manter vantagem sobre a concorrência.Vamos falar rapidamente de cada um dos quadros:
PROPOSTA DE VALOR
A proposta de valor é o produto ou serviço que sua empresa vai oferecer para o mercado. Reflita sobre as questões abaixo:
- Quais problemas ou necessidades dos clientes você atende?
- O que é especial, e só seu, na sua proposta de valor e qual a opção do cliente perante outras alternativas?
- É possível que você tenha muitas propostas de valor?
Responda a todas elas no quadro, com post-its. Pode ser que você mude algum item de lugar mais tarde.
SEGMENTO DE CLIENTES
Identifique segmentos de clientes que são o foco da empresa. A ideia aqui é de fato segmentar e nichar. Trata-se de uma escolha de uma fatia de mercado. Afinal, “quem vende para todo mundo não vende para ninguém”. Se você não tem muita certeza de quem são seus clientes, converse com as pessoas, faça pesquisas de mercado e estudo de persona, entreviste seus clientes atuais, observe as suas redes sociais e os concorrentes. Utilize todo o material que puder visando a entender o seu público, suas dores, sonhos, necessidades e como gerar valor para eles.O cliente está no centro do entendimento de todo o modelo de negócio. Portanto, gaste tempo suficiente aqui, pensando em todos os aspectos de como esse segmento se comporta e o que realmente é importante para ele.
OS CANAIS
De que maneira o seu produto ou serviço chega ao consumidor? Neste quadrante do Business Model Canvas, você deve incluir todos os canais utilizados para comunicar sua proposta de valor ao cliente. Pense nos pontos de comunicação, venda e distribuição — todos e quaisquer pontos de interface entre o produto e o cliente. São muitas as possibilidades: pontos de loja, venda física, revendedores, lojas virtuais, redes sociais, mídias pagas, anúncios físicos…Se você tiver mais de um segmento de clientes, é interessante tentar distribuir os canais entre cada um deles.
RELACIONAMENTO COM CLIENTES
Aqui vamos explorar o relacionamento com os clientes, definidos nos quadrantes anteriores. Algumas perguntas para reflexão são:
- Como o consumidor interage durante o ciclo de vida do produto ou serviço?
- Existe uma pessoa dedicada para cada consumidor? Ou toda a interação é feita online?
Para saber se o seu relacionamento com o cliente é ideal, tente responder às seguintes questões:
- A proposta de valor pode ser entregue de forma eficiente por meio dos canais?
- É possível acompanhar números para conhecer seu crescimento?
Aqui é importante pensar nas formas de pós-venda e atendimento antes da compra. São pontos de contato estratégicos para fidelizar e para evitar perda de clientes para a concorrência.Acesse nosso e-book CRM para PMEs e entenda quais são os principais benefícios de implementar um software CRM, como ele funciona, as opções de CRM disponíveis no Brasil (inclusive gratuitas).
ATIVIDADE-CHAVE
Liste as atividades essenciais a fim de que seja possível entregar a proposta de valor, ou seja, as atividades necessárias para que o negócio funcione. Por exemplo, se você vende por meio de revendedores, provavelmente o gerenciamento de canais é muito importante.Se você comercializa um produto, as atividades-chave incluem sua fabricação e a descoberta de novas técnicas que vão permitir uma produção mais rentável e que atenda melhor os clientes.
RECURSOS PRINCIPAIS
Buscando executar as atividades-chave, é preciso contar com recursos. Liste aqui os ativos estratégicos para o negócio funcionar — como conhecimento sobre o segmento, talentos, infraestrutura, etc.Uma empresa que vende atendimento de informática para escritórios de advocacia, por exemplo, é um negócio em que o principal recurso é o know-how. Já as empresas de telecomunicação têm como principal recurso a estrutura.KIT ESPECIAL: 6 MODELOS DE CANVASESTRUTURE SEU NEGÓCIONome:E-mail:Cidade:Empresa:Departamento:
PARCERIAS PRINCIPAIS
Parceiros são muito importantes para o sucesso de um negócio. Inclua aqui atividades-chave realizadas por terceiros e os recursos externos. Quais parceiros estão possibilitando atividades essenciais para você? Quais os fornecedores de matéria-prima?
FONTES DE RECEITA
Coloque a receita vinda das suas propostas de valor. Pense nas fontes de renda. Não é complicado, a menos que você tenha mais de uma fonte — ainda assim, liste os lugares de onde vem o seu lucro.São fontes: venda direta (ou B2C — Business to Client), vendas para outras empresas (B2B — Business to Business), licitações, assinaturas, leilões, entre outras.
ESTRUTURA DE CUSTOS
Por fim, vamos identificar os custos necessários para que toda a estrutura funcione e você entregue a proposta de valor a seus clientes. Procure observar o Business Model Canvas que você montou até aqui e faça links entre a estrutura de custos e os outros quadrantes. Por exemplo, os blocos de recursos, atividades e parcerias-chave podem ser os principais geradores de custos.Pequenas e grandes ações podem reverter custos desnecessários em investimentos importantes. Neste artigo, confira ideias inovadoras direcionadas à redução de custos, úteis especialmente para novas ou pequenas empresas.
COMO UTILIZAR O BUSINESS MODEL CANVAS
O modelo de negócios Canvas pode ser usado para prototipar novos negócios, isto é, se você tem uma ideia ou um problema que gostaria de conhecer, comece estruturando pelo Canvas. Ele também pode e deve ser usado para revisar o seu negócio atual e descobrir pontos de melhorias de eficiência, de oportunidades de inovação e até mesmo para aumentar a competitividade.Por fim, ele pode ser utilizado também como um primeiro passo de um Plano de Negócios.
E AGORA?
Coloque tudo isso em prática! É um modelo bastante prático e fácil de se estruturar, que funciona bem para negócios dos mais variados portes e setores.Não importa se você está começando agora, ou se já tem um negócio consolidado. Nenhum negócio tem modelo estático, até porque o mundo está em constante mudança.Há sempre oportunidades de melhorias e de expansão, assim como necessidade de adaptação. Por isso, procure consultar o seu Canvas de tempos em tempos, tornando-o cada vez mais completo.Confira outros de nossos conteúdos para o sucesso do seu negócio:
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- PASSO A PASSO PARA ESCALAR UMA STARTUP
- CHECKLIST DE PRESENÇA DIGITAL PARA EMPRESAS
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