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Pesquisa por voz: como preparar o seu negócio para a "era da voz"

Pesquisa por voz: como preparar o seu negócio para a "era da voz"

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A pesquisa por voz tem ganhado bastante popularidade nos últimos anos, isto é, quando, em vez de digitar no dispositivo eletrônico, se utiliza um comando de voz. O usuário fala, e o dispositivo com inteligência artificial consegue identificar  um comando e atendê-lo. Segundo o Google,  27% das pessoas utilizam a pesquisa por voz em dispositivos móveis ao pesquisar alguma coisa.No Brasil, esse tipo de pesquisa é bastante popular, visto que, segundo informações da Ilumeo, o uso de dispositivos nos lares brasileiros aumentou 47% durante o período da pandemia. E os mais conhecidos são Google Assistente, do Google; Alexa, da Amazon; e Siri, da Apple; Bixby, da Samsung; e Cortana, do Windows.Eles são capazes de compreender um comando e executar tarefas simples, como realizar pesquisas no Google, ativar alguma ferramenta como a lanterna do seu celular, registrar uma lista de compras, fazer compras e até mesmo interagir com dispositivos e móveis da casa que tenha inteligência artificial.Se pensarmos do ponto de vista da praticidade, pode ser mais confortável para uma pessoa direcionar um comando por meio da voz ao dispositivo do que por meio da digitação. Afinal, na interação social é mais natural o uso da voz a textos.Pode-se falar com o dispositivo enquanto se realiza outra tarefa, bem como é possível registrar a lista do supermercado enquanto dirige ou mesmo fazer alguma compra.Por isso, com a popularização dos dispositivos com comandos por voz, é necessário pensar em como isso pode impactar os negócios. E o ponto central dessa análise é pensar em termos de SEO para comandos por voz. Leia até o final para entender como se preparar para essa mudança.

Como funcionam os assistentes virtuais com comandos por voz?

Os assistentes virtuais são compostos de alto-falantes inteligentes, que podem ter uma tela integrada ou não. Eles são capazes de compreender um comando por voz e realizar uma ação ou responder ao usuário.Você pode, por exemplo, ao acordar, perguntar a previsão do tempo; imediatamente, o dispositivo busca a informação na internet e responde também por meio de voz. Esta pergunta pode ser feita de forma direta ou de forma indireta, como: “Será necessário usar blusa de frio hoje?”.Você pode registrar compromissos e criar uma espécie de agenda online. É possível configurar timers, cronometrar tempo de atividade física, pedir para o dispositivo ler as notícias ou algum livro digital e até configurar rotinas personalizadas definidas por você.No caso do Google Assistente e da Alexa, eles contam com dispositivos como o Nest e Echo Dot, respectivamente, que se assemelham a uma caixa de som portátil.  Eles podem também funcionar como caixa de som, reproduzindo músicas.E existem equipamentos domésticos que podem ser conectados aos assistentes virtuais, para que você consiga, por exemplo, desligar as luzes por meio de um comando de voz.E, por fim, o foco deste artigo, ou seja, os comandos de voz podem ser utilizados para a realização de compras na internet. Por esse motivo, é importante entender como eles funcionam.

Qual a tecnologia dos assistentes virtuais e dos comandos por voz?

A tecnologia por trás desses dispositivos é denominada de VUI, sigla de Voice User Interface, que em português significa Interface do Usuário baseada em Voz. Com o avanço tecnológico, especialmente da inteligência artificial, a capacidade de compreensão e resposta desses dispositivos tem melhorado a cada dia.E espera-se que, no futuro, essa tecnologia seja capaz até mesmo de prever as necessidades do usuário ou sugerir pesquisas e compras.A inteligência artificial é composta de algoritmos que armazenam os dados e comportamentos dos usuários. Assim como hoje a Netflix é capaz de sugerir filmes e séries, em um futuro próximo, os dispositivos com pesquisa por voz também poderão realizar coisas do gênero.Quando recebe o comando por voz, o dispositivo  transforma isso em palavras e realiza uma busca no Google e traz como resposta, normalmente, a primeira posição do Google, ou mesmo a posição zero, aquela que fica à frente dos links mais bem ranqueados, que é também denominada de “serp”.Essa é a  importância de investir em estratégias de SEO, considerando tanto pesquisas de termos pequenos (cauda curta) e longos (caudas longas).O maior impacto pode ser nos negócios locais, já que algumas pesquisas indicam que 93% dos consumidores iniciam seu processo de compra com uma pesquisa online. É bem provável que você já tenha feito alguma pesquisa neste sentido: “Onde comer em Belo Horizonte?”, “Pousadas em Tiradentes”, “Comida mineira em Ouro Preto”.

COMO ADAPTAR O SEO PARA A BUSCA POR PESQUISA DE VOZ?

Os dispositivos por comando de voz, como mencionado, são capazes de transformar o comando de voz em texto e, por meio de SEO, ele busca essas palavras em algum buscador, como a página do Google. Por isso, tais dispositivos podem impactar o seu negócio. Afinal, as pessoas falam de forma diferente do que escrevem.Na prática isso implica preparar o seu site, a loja e o seu SEO para comandos por texto e por voz. Por essa razão, separamos algumas dicas:

Use palavras-chave de cauda longa

Se para escrever as pessoas tendem a ser mais objetivas e a realizar pesquisas com 2 ou 3 palavras, ao falar é comum a elaboração de frases completas. Isso resulta em estruturar um SEO pensando em caudas curtas e longas.Além disso, a forma de organizarmos as ideias e as palavras ao escrever e ao falar é bem diferente. Normalmente, a fala contém menos formalidade, ou melhor, é como se estivéssemos conversando com amigos. Por isso, é importante utilizar termos mais simples e menos técnicos, como se estivesse transcrevendo alguém para falar.Vale a pena investir no uso de palavras-chave de cauda longa, aquelas que formam pequenas frases e simulam também o modo como nos comunicamos. Outro ponto é investir em perguntas.Se para buscar uma receita de pão de queijo de maneira escrita usamos simplesmente “receita de pão de queijo”, no momento de falar, normalmente fazemos perguntas: “Como fazer pão de queijo caseiro?”.

Estude a posição zero do Google

Featured snippets ou posição zero do Google é a que fica à frente dos links mais bem ranqueados na ferramenta de busca. Esse espaço é caracterizado por trazer respostas curtas e diretas ao usuário e, portanto, costuma ser a fonte de busca para as respostas usadas pelos dispositivos por pesquisas por voz.Então, liste as palavras-chaves curtas, longas e as perguntas que podem fazer com que um potencial comprador chegue até o seu site ou loja virtual, e, em seguida, estude o que está na posição zero. Tente fazer uma espécie de engenharia reversa para entender o que poderia levar você até essa posição.

Crie um perfil no Google Meu Negócio ou o mantenha atualizado

A maior parte das pessoas que usam a pesquisa por voz o faz quando estão dirigindo, para localizar endereços. Geralmente, estão em busca de um serviço ou produto, e o primeiro resultado que encontram são as informações disponibilizadas no Google Meu Negócio.Na prática, tem um perfil atualizado no Google Meu Negócio é como ter um cartão de visitas, pois ali estão reunidas informações como localização, horários de funcionamento e outros detalhes do seu serviço e loja. É válido investir em boas fotos e solicitar aos clientes que façam avaliações.

Mas por que a “Era da Voz” chegou para ficar?

Considerando que falar é mais rápido do que digitar, é possível executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.Se pensarmos do ponto de vista de dispositivos, além da popularização de dispositivos como Alexa e Google Nest, 99% das conexões à internet no Brasil são feitas por meio de celulares, segundo estudo divulgado no Canal Tech.Isso impacta o aumento da probabilidade de preferência pelo uso de comandos de voz à de uso de textos. Uma vez que os celulares são mais convidativos a comandos de voz, do que a digitação, diferentemente dos computadores.Uma forma simples de medir a popularização da voz nos dispositivos eletrônicos é observar a tendência de aumento de compartilhamento de mensagens por voz, em vez de texto no WhatsApp.Portanto, estamos um ambiente cada vez mais propício ao aumento das pesquisas feitas por meio de comandos de voz. E é por essa razão que já se fala em “era da voz”, principalmente nas discussões sobre Marketing Digital e vendas, graças ao impacto em SEO.E, para conferir se hoje você faz uso das melhores e mais atualizadas práticas de SEO, nós elaboramos o Checklist SEO 2022. Confira agora mesmo o que você deve otimizar na sua página a fim de atrair mais visitantes e faturar muito mais.