Pinterest para empresas: como utilizar em sua estratégia

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O Pinterest está com tudo. Em 2021, a rede social ultrapassou a marca de 400 milhões de usuários no mundo. No Brasil, 46 milhões de pessoas usam o canal para buscar ideias. Por lpa, 97% das principais pesquisas ainda não estão relacionadas às marcas, como já ocorre no Instagram e no Facebook. O que torna ideal o Pinterest para empresas.

E tem mais: 80% dos usuários já descobriram um produto ou uma marca por meio de um “Pin”, como são chamados os posts da plataforma. Será que essa também não seria uma ótima oportunidade para a sua marca?

Além de ter crescido em popularidade enquanto outras redes a perdem, o Pinterest é um espaço democrático. Pessoas encontram inspiração para o dia a dia, e as marcas, por sua vez, têm a oportunidade de compartilhar suas ideias.

Será que a sua empresa também deve estar por lá? Vamos descobrir e entender melhor como usar o Pinterest para empresas.

pinterest para empresas

Pinterest para empresas: sua marca deve encarar?

Se um dia a rede social estava voltada às áreas de Moda, Beleza e Design de Interior, hoje não mais. O repertório de conteúdo se ampliou. Há centenas de milhares de Pins sobre Viagens, Bem-Estar, Hobbies, Interesses, Alimentos e Bebidas, dentre outros.

Dentre os usuários, 60% são mulheres e mais da metade (54%) das pessoas cadastradas têm entre 18 e 34 anos. Outro dado que surpreende é o crescimento do número de contas masculinas na rede social: quase 50% mais a cada ano.

Pelos dados, é possível saber. Quem decidir usar o Pinterest para empresas, sem dúvidas, vai fazer um bom negócio. Basta investir na produção de conteúdo com fotos e vídeos de alta qualidade.

Mesmo que a maioria dos usuários seja do sexo feminino, por exemplo, isso não significa que seu negócio deva estar no Pinterest somente se vender produtos tradicionalmente feitos para mulheres.

Vamos à prática. Imagine um salão de beleza. Mesmo oferecendo serviços em vez de produtos, é interessante ter uma conta no Pinterest para a empresa.

 

Veja algumas ideias de conteúdo:

 

  • Compartilhar inspiração de cortes.

 

  • Mostrar fotos das clientes com cabelos cortados ou penteados no salão.

 

  • Incentivar colaboradores a ter perfis no Pinterest e a interagir com as pessoas.

 

  • Compartilhar conteúdos úteis, que ajudem a persona de alguma forma: como dicas para cuidar melhor dos cabelos, tendências de penteados, etc.

 

  • O “segredo” do sucesso é pensar com quais “Pins” a audiência vai mais se encantar.  E então produzir imagens e vídeos que traduzam isso.

 

Outra dica importante: depois que você já tiver atividade no Pinterest, poderá fazer análises e entender ainda melhor a persona da sua marca. Isso porque a rede social usa uma ferramenta que fornece métricas sobre os usuários, o Pinterest Analytics.

Veja bem em outro exemplo. Imagine que seu negócio seja uma academia de ginástica. Você cria o Pinterest para empresas e começa a perceber o interesse em comum que as pessoas têm. São roupas femininas, comida saudável, educação de crianças e jardinagem. Saber disso é ter em mente uma base excelente de informações sobre sua persona.

Valendo-se desses dados, é possível interpretar os resultados e criar o seguinte post: “Pizza fit de espinafre para toda a família”. Certamente, sua persona vai gostar, não é mesmo

Muito bem, agora que temos exemplos do uso do Pinterest para empresas, vamos compreender um pouco melhor como funciona a estrutura da plataforma.

Como utilizar o Pinterest

A rede social tem um universo semântico próprio, e é essencial conhecê-lo para ter um bom desempenho com a audiência. Saiba como funciona a atividade dentro do Pinterest:

Pin: um “pin” é qualquer imagem ou vídeo salvo. Para negócios, a parte mais importante não é a mídia em si, mas para onde ela direciona o usuário. É possível inserir links nos pins, adquirir tráfego e gerar vendas.

 

  • Boards: os “pins” podem ser organizados em quadros ou boards. Além de seguir contas, você pode seguir quadros para que novos “pins” apareçam no feed. Hoje, são mais de 4 bilhões de painéis.

 

  • Feed: é uma lista de todo o conteúdo que você segue, acrescida das sugestões.

 

Quem usa o Pinterest para empresas pode criar contas profissionais da própria marca. O perfil comercial possibilita até mesmo a  empresa exibir anúncios na plataforma. Caso você tenha uma conta, é possível transformá-la em “conta de negócio”. Veja a explicação do processo.

Pronto! Uma vez que sua conta esteja criada, você está dentro do Pinterest como empresa. Mas isso é só o começo. Confira abaixo dicas que vão fazer sua Estratégia de Marketing ter sucesso.

PINTEREST PARA EMPRESAS: COMO SE SAIR BEM

Agora que você sabe se sua persona realmente utiliza o Pinterest e quais são as principais características da rede, confira dicas para ter uma boa estratégia na plataforma:

 

Adicione botões de ‘salvar’ as imagens do seu blog e do site: você já deve ter visto isso alguma vez. Basta passar o mouse em cima de uma imagem para aparecer o botão de salvar. 

Essa dica é interessante para quem investe na produção de conteúdo.

 

  • Tenha frequência: não adianta muito criar sua conta de Pinterest para empresas e deixá-la esquecida por lá. Comece, pelo menos, com um “pin” por dia em um dos seus boards.

 

  • Cuide do visual: usuários que estão no Pinterest (todo mundo, na verdade) gostam de ver imagens bem feitas. As imagens “pinadas” têm muito mais alcance quando são agradáveis visualmente. Mas, cuidado! Evite compartilhar conteúdo criado por outras pessoas, uma vez que pode haver direitos de copyright.

 

  • Otimize para dispositivos mobile: não compartilhe “pins” difíceis de visualizar do celular. A maior parte do tráfego vem desse meio, e certamente você não vai querer perdê-lo. Uma dica é postar e testar de algum celular.

 

  • Utilize palavras-chave: por mais que a rede seja visual, cuide também das legendas. Procure colocar palavras-chave que tenham a ver com seu produto ou serviço, a fim de permitir que usuários as encontrem.

 

  • Invista em anúncios: assim como em qualquer rede social, é uma boa ideia pensar em impulsionar conteúdos. Procure aumentar o alcance dos seus “pins” com verbas de anúncio e potencialize ainda mais os resultados. Conheça a função Pinterest Ads.

 

CRIE ESTRATÉGIAS PARA REDES SOCIAIS

Como você viu, é possível atrair muito tráfego  ao seu negócio por meio do Pinterest — e de qualquer rede social. Uma vez que você encontra sua audiência, vale a pena criar conteúdos direcionados com o propósito de chamar sua atenção.

 

Então, preocupe-se com o principal: planejamento e produção de imagens e vídeos de qualidade. Toda estratégia bem-sucedida tem de ser feita passo a passo, pensando no futuro.

 

Se você está pretendendo discutir  a melhor forma para estar nas redes sociais, faça agora mesmo o checklist da sua presença digital. Um conteúdo rico para ajudar você a posicionar bem a sua marca na internet e aumentar suas vendas!

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