Como escrever ótimos relatórios de resultado para clientes
Analise seus relatórios de resultado com eficácia. Tome ações informadas! Clique para mais detalhes.
Há uma palavra no universo dos negócios que pode causar calafrios em muitos colaboradores: relatório. A aversão se dá muitas vezes porque o processo de concepção desse documento é sofrido, toma tempo e pode parecer pouco estratégico à primeira vista. No entanto, o desafio de empreendedores é mostrar o contrário, principalmente quando buscam o desenvolvimento de um bom relatório de resultado para clientes.
A medida pode fazer a diferença para manter bons contratos e estreitar o relacionamento com esse público, que tem mais clareza em relação à tomada de decisão. Mas, para alcançar esse objetivo, é preciso que o cliente efetivamente leia o relatório de resultados. Ou seja, o documento deve ser atrativo e assertivo. Se quer saber por onde começar, continue a leitura!
Saiba a importância do relatório de resultados para clientes
Ao falar sobre o andamento de algum projeto ou a venda de algum produto, o empreendedor tem a oportunidade de mostrar ao cliente todo o trabalho realizado em determinado período a fim de alcançar as metas previamente estabelecidas. É por intermédio dele que será possível medir o progresso da empresa.O relatório de resultados também deve apresentar todos os desafios da empresa e os próximos passos. Por meio desse trabalho, cliente e empreendedor podem buscar em conjunto novas possibilidades visando garantir o bom desempenho do negócio.
O que devo considerar em meu relatório de resultados para clientes
Nesse ponto, o empresário deve exercer a empatia e pensar nas informações que podem ser realmente estratégicas para o cliente. Não faz sentido, por exemplo, gastar tempo e recursos humanos para criar um raio-x da empresa se o cliente tem interesse apenas ao acesso do comparativo relativo ao volume de vendas.Na definição do que deve entrar e daquilo que não precisa ser considerado, é importante sempre retomar o objetivo daquele documento para a sua realidade. Dessa forma, fica mais fácil escolher os caminhos e as informações que fazem sentido e que cumprem com esse propósito.
Quando preciso falar de resultados
O relatório de resultados para clientes não deve ser feito com a mesma periodicidade que reportes de produção, já que o objetivo não é oferecer uma visão tão ampla e específica do dia a dia do empreendimento. Ao contrário: é necessário definir momentos estratégicos, marcos temporais que dão conta de todo um ciclo. Algumas oportunidades para trabalhar nesse documento são:
- No início de um contrato. Definir os detalhes referentes a metas e indicadores, que serão utilizados ao longo da vigência do acordo. Na oportunidade, também é importante apresentar o contexto e os desafios daquele trabalho.
- Para garantir o acompanhamento de projetos específicos. Neste caso, é importante definir um marco temporal que faça sentido para a análise daquela realidade. Empresas de capital aberto, por exemplo, costumam divulgar resultados financeiros a cada três meses.
- Na conclusão de algum projeto. Apresentar todas as atividades realizadas, os dados finais, os pontos de destaque e as recomendações para os próximos passos.
5 dicas para produzir um bom relatório para clientes
Veja, a seguir, alguns aspectos que podem fazer a diferença nesse trabalho:
Conheça seu público
Defina a linguagem e a forma de apresentação de resultados mais adequada ao grupo com o qual você dialogará. Não adianta montar uma apresentação extensa se seu cliente gosta mesmo é de analisar os indicadores do período. Otimize o tempo do leitor e faça com que o momento dedicado para a leitura do relatório valha a pena. Com isso, seu documento se fortalece como estratégico para esse público.
Faça um resumo
O texto deve ser claro, objetivo e conter todas as principais informações listadas em seu relatório. Destaque aquilo que pode chamar a atenção e atrair o cliente para a leitura completa. Tente fazer tudo isso em um texto curto e objetivo.
Use recursos visuais
Relatórios mais claros e atrativos normalmente aproveitam todas as oportunidades para apresentar informações de forma visual. Use gráficos, tópicos e outras estratégias buscando facilitar a leitura dinâmica e destacar as informações mais relevantes, que podem ser detectadas rapidamente.
Crie um relatório pequeno
Evite aumentar a extensão do documento incluindo informações que considera importantes, mas que podem ser desnecessárias para seu público. Pense que, quanto mais claro e objetivo, maior será a chance de que seu cliente efetivamente leia e avalie seu trabalho como importante e estratégico. Coloque apenas as informações que o cliente quer saber e às quais precisa ter acesso.
Prepare-se para tirar dúvidas
Ao enviar o relatório, reforce sua disponibilidade para tirar dúvidas ou discutir aspectos específicos.O relatório de resultados pode ser uma boa oportunidade para fortalecer uma relação próxima e de transparência com o cliente. Essa parceria pode ser um bom terreno para a proposição de novas ideias ou oferta de novos produtos. Contudo, para aumentar a chance de fechar outros contratos, você também precisa estar atento à confecção de uma boa proposta comercial – confira algumas dicas valiosas.