Marketing Digital

Como colocar sua empresa nas opções de busca do Google

busca do Google

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo! 🙂

Como colocar minha empresa no Google é a pergunta que a maioria dos empreendedores faz a si mesmos. O buscador mais acessado do mundo é um canal valioso para a divulgação de marcas. Veja só: por dia, são mais de 3,5 bilhões de pesquisas, de acordo com o Internet Live Stats.

Muitas das respostas que aparecem fazem parte de estratégias de Marketing, como SEO e mídia paga, para atrair e converter visitantes em leads. A verdade é que hoje grande parte das empresas reconhece o poder da ferramenta para gerar negócios e investe pesado em ações com a intenção de aparecer nas primeiras páginas da ferramenta.

Por esses e outros motivos, é fundamental saber como colocar sua empresa nas opções de busca do Google. E o melhor: de forma gratuita. Continue a leitura se você quer saber as principais dicas para marcar presença no buscador.Como colocar sua empresa no Google de forma rápida e gratuita

Estar bem posicionado nos resultados de pesquisa do Google é a garantia de que seu público-alvo ou seus clientes vão encontrar por lá o seu negócio. Considerando que as pessoas usam a ferramenta para resolver problemas do dia a dia, sua marca precisa oferecer as respostas e as informações do próprio negócio, a fim de atender a essas demandas do consumidor.

Mas existe um jeito adequado para começar a organizar as respostas para o buscador. E nós te mostramos agora.

1 - Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que reúne e facilita a visualização dos dados para o consumidor. Sabe quando você digita o nome de uma loja no Google tentando encontrar o endereço e aparece um box com as principais informações da marca?

Você também pode criar o box da sua loja para facilitar ser encontrado no Google. Tudo isso de forma gratuita.

Veja o passo a passo:

A) Acesse a plataforma do Google Meu Negócio

Preencha as informações necessárias para cadastrar sua empresa. Forneça dados como descrição, endereço, horário de funcionamento, contatos, fotos, serviços oferecidos, etc. Quanto mais assertiva for essa etapa, mais chances de sua marca ser encontrada pelo cliente.

B) Aguarde o recebimento de um código de confirmação do endereço

Essa etapa é fundamental para o Google confirmar a existência do negócio, bem como a localização informada no momento do cadastro. Com essas informações, sua marca vai estar apta a aparecer no Google Maps, ou seja, o serviço de localização da gigante de tecnologia.

2 - Mantenha suas informações atualizadas no Google Meu Negócio

Depois de ter cadastrado sua marca na funcionalidade, é essencial manter a página atualizada. O box do Google Meu Negócio é uma das principais fontes de consulta sobre uma empresa. Seja para encontrar o endereço e o número de telefone, seja para avaliar a credibilidade da marca no mercado. Os clientes sempre pesquisam na internet antes de decidir comprar. Veja algumas dicas:

  • Ofereça o máximo de detalhes sobre seus produtos e serviços: valor, tamanho, tempo de duração, preço, etc.
  • Invista em imagens de qualidade, já que elas são uma vitrine para o seu negócio.

3 - Convide seus clientes a avaliar seu negócio

Além de ser fonte de consulta para os clientes, as avaliações no Google Meu Negócio ajudam os algoritmos a identificar sua página como relevante para determinado tipo de usuário. Por isso, incentive os consumidores a deixar um feedback na página e não se esqueça de responder a todos os comentários.

Dessa forma, aumentam as chances de sua marca aparecer nas primeiras páginas do “buscador”.

4 - Coloque sua empresa no Google Maps

Uma dica essencial de como colocar sua empresa no Google é inserir a marca no Google Maps. E isso se faz com o preenchimento das informações corretas na etapa de cadastro no Google Meu Negócio. Eles são correlacionados, e o seu negócio só vai aparecer na ferramenta de localização se os algoritmos entenderem que os dados estão todos corretos.

Com a inclusão, seu cliente vai poder encontrar sua marca diretamente no GPS, bem como saber a qual distância está do seu estabelecimento. Outro diferencial é que ele vai conseguir ver na tela quais são os horários de pico.

Vantagens de sua empresa aparecer no Google Meu Negócio e Google Maps

Quando uma marca deseja construir uma presença digital forte, ela precisa planejar ações para ser encontrada com mais facilidade pelo público-alvo.

O Google Meu Negócio e o Google Maps são formas gratuitas de chegar até o cliente com pouco esforço e alto impacto. Veja só alguns benefícios:

Mais visibilidade

O Google é a ferramenta de busca mais usada no mundo. Quando querem encontrar soluções, as pessoas pesquisam lá. Sua marca, então, deve estar presente ali.

Mais oportunidades de negócio

Se sua marca está sendo mais vista na internet, aumentam também as chances de conversão de visitantes ou curiosos em clientes.

Facilidade no acesso à informação

O Google organiza e padroniza os dados de todas as empresas para os internautas. Como a gigante da tecnologia está atenta a aspectos como UX Design e experiência do usuário, a entrega da informação é sempre voltada a facilitar a compreensão e o encontro das respostas esperadas.

Pronto! Agora você sabe como colocar sua empresa no Google e o mais importante: sem pagar nada por isso. Esse conteúdo foi útil para você e para o seu negócio?

Então continue aqui. Porque essas dicas não são as únicas para alavancar sua performance com a ajuda do maior buscador do mundo. Existem outros recursos gratuitos, e você pode descobrir quais são agora mesmo no nosso blog.

Conheça 5 ferramentas gratuitas do Google para impulsionar seu negócio.