Tendências Web Design

Compartilhe este conteúdo:

8 tendências de Web Design

Mais de 30 anos depois da publicação do primeiro site, a internet conta hoje com 1,88 bilhão de endereços virtuais. Para se destacar na internet, é preciso ficar atento às tendências de Web Design.

Com tantas opções e estímulos, os sites precisam chamar a atenção das pessoas, entregar informações relevantes e possibilitar uma excelente experiência ao usuário. E um dos meios de conquistar o público é por meio da imagem. Na internet, os sites seguem as boas práticas de Web Design.

Para colaborar com você nessa missão, reunimos as 8 principais tendências da área que podem ajudar a tornar seu endereço na internet mais atrativo ao seu público e alavancar suas conversões. Confira agora!

1. Ilustrações 3D

Ilustrações em 3D se tornaram uma tendência forte ainda em 2021 e seguem com espaço em 2022. O que podemos ver são aplicativos e sites com ilustrações divertidas e realistas, que trazem cores suaves. Veja o exemplo da marca Gucci:

gucci

Outra característica forte das ilustrações 3D aplicadas ao Web Design é a mistura com o estilo minimalista. O contraste do movimento do 3D e os cenários mais cleans e transparentes dão o tom de surpresa para os endereços virtuais, o que chama bastante a atenção dos internautas.

Veja aqui como a Algoan, empresa do mercado financeiro, adotou a tendência.

2. Gráficos CGI

O uso de gráficos CGI também é outra aposta para o Web Design em 2022. Na prática, esse tipo de elemento garante uma interface mais interativa, permitindo o envolvimento maior do internauta. Veja só a aplicação no site da marca de champagne Dom Pérignon em parceria com a cantora Lady Gaga:

Lady Gaga

Graças à tecnologia, os visitantes conseguem clicar e arrastar para ter uma visão mais ampla do entorno e navegar pela página como se estivessem andando em um espaço físico. Além disso, ao clicar no produto, é possível ver uma apresentação animada dele antes de comprar.

3. Estética de ondas sintéticas dos anos 1980

O estilo retrô dos anos 1980 chega como forte tendência para o Web Design em 2022. Se você quer atualizar seu site, é uma boa dica investir em cores mais escuras, néon e grades, que remetem ao estilo musical da década.

Confira como a empresa de intermediação de frete Melhor Envio construiu uma página de um evento usando a estética de ondas sintéticas dos anos 1980:

Estética de ondas sintéticas dos anos 1980

Estética de ondas sintéticas dos anos 1980

4. Paralaxe

Você já navegou por um site cuja rolagem parecia estranha? O efeito Paralaxe é uma das tendências de Web Design, que não só causa certa estranheza, como também um misto de surpresa e mistério.

Ele pode ser visto nos sites que usam rolagem horizontal, efeitos visuais na mudança de páginas ou a possibilidade de dar zoom nas imagens. É bastante interessante para marcas que desejam lançar produtos inovadores e tecnológicos, pois despertam a atenção de quem vê.

Contudo, justamente pela possibilidade de causar estranheza, é importante que essa tendência seja usada na medida certa a fim de não atrapalhar a experiência do internauta. Quanto mais natural, melhor.

Confira na prática como a marca de óculos Rayban apresentou novos modelos ao público:

Acesse aqui a experiência

5. Ilustrações e animações em desenhos animados 2D

Além das ilustrações 3D, esse é outro elemento que marcará o Web Design em 2022. Os desenhos e as ilustrações animadas vão dar o toque especial  às páginas na internet, deixando a experiência do usuário mais agradável e fluída.

Esse é um recurso mais acessível para pequenas e médias empresas, já que essas não usam nenhuma tecnologia de ponta por trás. São animações mais simples que podem aparecer como gifs nas páginas, nos menus ou em qualquer outro elemento da página.

Veja alguns exemplos:

  • Circle of life: empresa que recolhe e faz doações para orfanatos nos Estados Unidos
  • Coreshare: empresa de soluções de gestão na nuvem

6. Objetos reais como parte da experiência

Se você quer tornar a experiência do seu site memorável e autêntica, considere investir em objetos reais como parte da navegação. Os produtos mesclados aos elementos virtuais tornam as páginas criativas e tendem a agradar os internautas pelo fator inesperado.

Confira alguns sites que usam essa tendência em Web Design:

7. One page

A premissa de que “menos pode ser mais”, no Web Design, segue firme também neste ano. Por isso sites com a navegação simplificada vão continuar em alta nos próximos meses, ou seja, são os endereços virtuais conhecidos como “one page”. Aqui as marcas usam apenas uma página para transmitir suas mensagens.

Esse formato é ideal para a apresentação de produtos e serviços simples, que não têm um volume extenso de conteúdo. Portanto, não há necessidade de categorizar ou definir por blocos de seções. Todas as informações podem aparecer em uma única página, como se o internauta estivesse lendo um panfleto.

Não à toa, os sites one page prendem a atenção das pessoas e mostram baixa taxa de rejeição. Veja como as marcas têm usado esse modelo!

  • Wix: ferramenta para a criação de sites
  • NuvemShop: plataforma para criação de lojas virtuais
  • Mlabs: ferramenta de gestão de redes sociais

8. Acessibilidade

No mundo, mais de 1 bilhão de pessoas têm alguma deficiência. Imagine quantas delas não deixariam de usar o seu site se ele não fosse acessível? Além do fator comercial, um site acessível permite a inclusão de todas as pessoas e é um sinal de que o negócio tem empatia com as diferentes necessidades humanas.

Na prática, investir em acessibilidade começa com a escolha de bons contrastes visuais, rótulos e hiperlinks com textos voltados a leitores de telas, fontes grandes e imagens nítidas. O uso do texto alternativo também garante que as pessoas cegas possam ter uma experiência mais completa ao navegar no seu endereço eletrônico.

Existem Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web, a WCAG, que aponta as boas práticas, a fim de tornar sites cada vez mais inclusivos e acessíveis ao maior número de pessoas. Veja aqui as recomendações!

Pronto! Agora você já conhece as principais tendências de Web Design para levar ao site do seu negócio e melhorar a experiência das pessoas. Quer continuar aprendendo a fortalecer sua marca na internet? Confira agora nosso post sobre o que é SEO. Ele certamente pode ajudar a alavancar o seu negócio.