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TikTok App: O que é e como utilizá-lo em sua estratégia de marketing

Pensa que o TikTok App é só para diversão? Podemos afirmar que não. Entenda como funciona a ferramenta e como usá-la para os negócios.

A internet se tornou um excelente canal de aquisição e comunicação com os consumidores nas últimas décadas. Isso fez com que a presença no meio digital seja essencial para empresas que queiram conquistar seu espaço no mercado. Entretanto, um dos maiores desafios de adicionar as mídias sociais em sua estratégia organizacional é a transformação constante pela qual esse mercado passa, modificando completamente o comportamento do consumidor, isto é, a forma e o tipo de conteúdo que ele acessa. Até 2019, a métrica de likes era bastante importante no Instagram. Entretanto, com o fim da visualização do número de curtidas, o comportamento do consumidor passou a focar mais no conteúdo do que em sua popularidade. O mesmo acontece com novas plataformas. O TikTok App surgiu em 2016 e já ultrapassou a faixa de mais de 1 bilhão de downloads, tornando-se extremamente popular entre o público jovem.Essas novidades exigem atenção redobrada às mudanças e uma cultura de constante inovação, a fim de aproveitar as oportunidades disponíveis no mercado e corresponder ao tipo de conteúdo que os consumidores buscam. Neste post, vamos entender por que o TikTok App vem se tornando tão importante e de que forma é possível explorar essa ferramenta para aumentar suas vendas e melhorar seu relacionamento com o consumidor.

Como funciona o TikTok App?

O TikTok App é uma plataforma de vídeos curtos, com limite máximo de 60 segundos cada um, disponível para Android e IOS. Os usuários da plataforma podem editar, gravar e modificar o vídeo da forma que melhor entenderem antes de postar. De modo geral, o foco dos conteúdos tende a apresentar caráter humorístico, embora o formato de dublagem seja bastante popular no App. Além disso, os vídeos de maior destaque costumam viralizar não só na plataforma, mas em outras redes sociais, como Twitter, Instagram e Facebook.Assim como nas plataformas tradicionais, o TikTok App possui ferramentas de engajamento. Seus usuários podem curtir, comentar e compartilhar as publicações alheias, enviar mensagens diretas, bem como seguir perfis cujo conteúdo acreditem ser interessantes. Entretanto, a plataforma não exige uma conta para que o usuário possa ter acesso aos conteúdos disponibilizados.O TikTok utiliza inteligência artificial para segmentar os conteúdos de acordo com o consumo e o engajamento dos seus usuários. Afora isso, o uso de hashtags também auxilia no processo de segmentação.

Por que aderir ao TikTok App em sua estratégia de marketing

O grande destaque do TikTok App quando o assunto é marketing envolve a construção de branding e aumento de vendas mediante o marketing de influenciadores. Segundo pesquisa realizada na plataforma, 72% dos usuários seguem influenciadores, e 50% confiam nas recomendações desses.Isso oferece significativo espaço para a divulgação do seu produto ou serviço por meio dos perfis dessas personalidades. De mais a mais, o investimento em branding que utiliza o canal de outras pessoas no TikTok permite que sua empresa teste o alcance da ferramenta e o quão vantajosa ela pode ser para o seu negócio, antes de estruturar um time novo ou modificar sua estratégia de marketing visando explorar um novo canal de aquisição.

TikTok e o relacionamento com os consumidores

Você pode também, é claro, criar um perfil na plataforma e utilizá-lo para a divulgação de conteúdos e a construção de uma audiência. Para isso, é importante pensar na elaboração de conteúdos dinâmicos, humorísticos e de caráter viral. A ideia é construir memes, gerar peças criativas e que engajem a sua audiência.Isso faz com que o TikTok App não seja uma rede exatamente voltada para conteúdos fundo de funil, mas para ampliar o engajamento com seus usuários e construir um relacionamento com a sua rede de consumidores. A construção de um branding em uma rede social como o TikTok acaba sendo de baixo custo e com alto potencial de alcance. Outro diferencial é que o App possibilita e muito a elaboração de um brand voice por meio dos seus vídeos e do conteúdo que você cria, fazendo com que os seus usuários conheçam os valores da sua empresa e se identifiquem com ela, auxiliando no processo de fidelização com a marca.

Cuidado com o público-alvo da plataforma

O TikTok App, hoje, possui mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês, superando redes como Twitter e Snapchat. Entretanto, o nicho que acessa a plataforma é bem específico. Cerca de 41% dos usuários está na faixa etária entre 16 e 24 anos. Além disso, um terço dos usuários é da China, país de origem do aplicativo.Dessa forma, é importante consultar suas personas antes de investir pesado nessa plataforma e verificar se o seu público se encaixa no perfil de quem consome conteúdo nela. É válido lembrar também que o TikTok é uma rede social relativamente nova e ainda em processo de popularização no Brasil, podendo ampliar seu público e diversificá-lo nos próximos anos.

Como o TikTok App pode aumentar as suas vendas

Embora o TikTok App seja uma rede mais focada para conteúdos de topo e meio de funil, é possível ampliar suas vendas em longo prazo. Isso porque, embora sua audiência possa não estar em momento de compra, é provável que um dia ela precise do seu produto e, por meio da sua estratégia de engajamento, saiba o que a sua marca oferece e quando poderá recorrer a você.Além disso, a empresa reconhece que precisa ajustar a parte comercial da ferramenta. Por isso, estão sendo feitos testes para a inserção mais eficaz de anúncios, assim como outros tipos de otimização que facilitaram o sistema de comercialização no TikTok App, que atualmente ultrapassa a marca dos 50 milhões de dólares em compras na plataforma.

Como começar sua estratégia no TikTok App

Em relação a produzir no TikTok App, não são necessários muitos recursos, apenas bastante criatividade. Primeiramente, deve ser criada uma conta. Em seguida, é importante ter um escopo de postagens, com pequenos roteiros de como elas serão geradas e quais seus objetivos. Uma das vantagens do TikTok é que a ferramenta não necessariamente exige que seus produtores de conteúdos sejam experts em edição de vídeo, oferecendo formas de edição facilitadas em sua plataforma.A fim de construir sua pauta de postagens, aproveitar as tendências da rede é uma boa oportunidade de produzir conteúdos iniciais. Você pode, por exemplo, participar dos desafios musicais que constantemente viralizam na plataforma.Outra sugestão é você se inspirar em memes e acompanhar as tendências do momento. É possível criar vídeos dublando áudios que viralizaram, compartilhar cenas engraçadas do cotidiano da sua empresa ou da sua equipe, utilizar seus produtos como inspiração e relacioná-los com elementos da cultura pop. Um exemplo interessante envolve os vídeos da dona Silvana, em que o filho dubla áudios da mãe impersonando a progenitora. A empresa Liv Up aproveitou a oportunidade e divulgou seus produtos nos vídeos do rapaz. É importante sempre explorar a veia cômica de uma situação, em busca de fazer com que as pessoas se identifiquem com aquela cena e compartilhem com os amigos.Uma forma de se inspirar e ter ideias é fazer uma pesquisa com sua audiência em outras redes sociais e verificar se eles utilizam a plataforma. Caso positivo, procure entender qual o tipo de conteúdo eles gostariam de ver. Isso pode oferecer a sua equipe um direcionamento e facilitar o começo da sua estratégia, ajustando-a aos poucos à medida que o seu número de seguidores cresce.O que você achou das aplicações do TikTok App nos negócios? Confira também 5 hacks de produção de conteúdo para empresas!

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