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Como trabalhar com influencers: 6 dicas práticas

Como trabalhar com influencers: 6 dicas práticas

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Você sabia que 43% das pessoas afirmam ter feito alguma compra por causa de algum conteúdo de influencers?Os influenciadores ou criadores de conteúdos são pessoas que estão nas redes sociais, ativamente, compartilhando informações, entretenimento e curiosidades sobre a sua rotina.Eles buscam por engajamento e atenção de seus seguidores, sendo capazes de inspirar comportamento, inclusive de compras. Usam de suas redes para construir e propagar opiniões, pensamentos e preferências.Eles podem gerar diferentes formas de conteúdo – desde os mais jornalísticos, de informação, de puro entretenimento ou algum tipo de combinação entre esses formatos.

Atualmente, já são grandes aliados das marcas, porque eles conseguem fazer publicidade de uma forma mais humana, natural e atrativa. Não são meros anúncios, mas uma mistura entre a descrição de um produto e a rotina, por exemplo.Marcas de diferentes portes já estão investindo em ações com os influenciadores, inclusive os micro e os pequenos negócios.Para saber como colocar isso em prática, leia este post até o final.

Por que contratar um influenciador?

Estamos em um cenário em que a atenção do consumidor é um ativo cada vez mais caro. Somos bombardeados de anúncios – sejam eles no mundo digital, sejam eles no mundo físico.Por isso, algumas marcas apostam em modos mais humanizados de publicidade, como é o caso do uso da imagem de artistas, modelos reconhecidos, nas telenovelas, e mais recentemente com os influenciadores.

A ascensão dos influenciadores ou criadores de conteúdo traz uma grande vantagem para os micro, pequenos e médios negócios.

Afinal, o acesso a esses produtores de conteúdo como uma maneira de promoção das marcas é muito mais democrático do que antigamente, quando essa vertente do marketing denominada de “marketing de influência” se restringia às grandes marcas.Hoje, existem diferentes modelos de influenciadores – os que trabalham em algum nicho mais específico (gastronomia, moda, viagens, dentre outros), ou em temas relacionados a algum papel social (exemplo: as influenciadoras que são mães e trabalham com temas somente relacionados à maternidade) ou mesmo os mais generalistas.Em relação ao tamanho, pode-se dizer que temos:

  • Nano influenciadores - de 1 a 10 mil seguidores
  • Micro - de 10 a 50 mil
  • Médios - de 50 a 500 mil
  • Macro - de 500 mil a 1 milhão
  • Mega - acima de 1 milhão

Quer entender um pouco mais desse universo? Acesse aqui o infográfico com o “Passo a passo para montar sua estratégia com influenciadores”.Os nano e micro influenciadores são mais acessíveis aos negócios de menor porte.São inúmeras as vantagens usar do influenciadores como:

  • audiência engajada: como veremos a seguir, os influenciadores podem contar com públicos bastante engajados;
  • custo acessível: existem diversos formatos de parceria, inclusive, por meio de permuta de serviços ou com pagamento ao influenciador conforme resultados;

público mais segmentado: alguns influenciadores trabalham de forma bastante “nichada”, e isso pode contribuir para que você acesse com mais facilidade o seu público comprador.

  • Separamos a seguir um passo a passo para guiar você nessa escolha:

1 –  Tenha um objetivo em mente

Tenha objetivos e métricas bem definidas.Você deseja que a empresa fique mais conhecida? Neste caso, um influenciador com mais seguidores pode ser mais adequado.Ou sua intenção é aumentar as vendas? Talvez, distribuir entre 3 ou 4 perfis menores pode ser mais estratégico.Estabeleça metas que possam ser mensuradas, por exemplo: crescer 500 seguidores no perfil em um mês ou aumentar em 10% as vendas no trimestre.A metodologia de OKRs (Objectives and Key-Results, ou Objetivos e Resultados-Chave) pode ser útil.

2 - Escolha pela afinidade com o seu negócio

Um dos pontos mais importantes na hora de selecionar potenciais influenciadores é a identificação da pessoa com o seu negócio e com o seu público.Por exemplo, se o seu negócio é do ramo de alimentação, é fundamental que seja um influencer que tenha feito algum conteúdo sobre o tema ou que more na região, ou ao menos na cidade.Um estudo de persona pode ajudar a entender a afinidade entre a forma como esse influenciador se comunica. Se o seu público está no Tik&Tok, o seu influenciador tem que ter presença e conteúdo relevante nessa mesma rede.Feita uma seleção prévia de influenciadores que trabalham na sua região ou que se identificam com o seu nicho e com o seu público, é hora de analisar o engajamento.Faça uma lista ou uma planilha com esse primeiro filtro. Se possível, crie colunas para comparar os próximos pontos!

3 - Analise o engajamento

Como vimos, temos influenciadores com alcances diferentes, graças ao número de seguidores.Mas atenção, não necessariamente o número de seguidores é a melhor métrica. Ele pode ser uma referência para você encontrar pessoas mais acessíveis a sua realidade.Além de analisar o número de seguidores, é necessário se atentar para o engajamento dos seguidores e o modo como os conteúdos são produzidos. Você pode observar os comentários e as curtidas no perfil do influenciador ou utilizar de ferramentas de verificação de perfil como é o caso do Social Blade, da Socialpeeks ou da Squid.Observe:

  • a frequência de postagens;
  • os tipos de conteúdos produzidos (formatos, qualidade das fotos e dos vídeos);
  • quantos e quais os tipos de comentários;
  • curtidas;
  • se possível, peça os prints de stories mais recentes;
  • se as postagens têm autenticidade, ou se são somente posts copiados;
  • use ferramentas de verificação de perfis;
  • fuja de perfis que já compraram seguidores.

4 - Converse antes de contratar

Marque uma conversa descontraída com o influenciador, apresente a sua marca e o seu objetivo.Tente entender se a conversa é fluída, se você pode passar um descritivo da ação que planeja executar e como ele costuma trabalhar.Com todas as opções na mesa, negocie.

5 - Faça um bom documento de alinhamento

A ideia do trabalho com influenciadores é deixá-los produzir conteúdo sobre sua marca ou produto, já que são eles que sabem falar diretamente com a audiência.Um documento, amplamente denominado de “ briefing”, pode ajudar. Ele nada mais é do que uma lista de informações úteis que vão orientar o trabalho.Escreva neste documento:

  • Quais as características do produto ou serviço precisam ser ditas (se existir alguma promoção, se for falar o preço, como funciona, onde é, como o cliente pode saber mais a respeito).
  • Detalhe todos os seus objetivos e as expectativas.
  • Anote o que foi combinado.
  • Indique qual é a ação esperada (ou call-to-action) – se a pessoa deve entrar em algum site, conhecer o seu negócio presencialmente, acessar a rede social.
  • Especifique o tipo de conteúdo (quantidade e tipo de postagens).
  • Alinhe o que você espera da comunicação (mais séria, descontraída ou com humor, por exemplo).

O importante é que as partes estejam bem alinhadas.

6 – Crie relações com os influenciadores

Mais do que apenas produtores de conteúdo, pense nos influenciadores como parceiros da sua marca. Cultive uma relação de proximidade – convide-o para conhecer presencialmente o seu negócio.Quanto mais próximo da marca, maior será a naturalidade ao promover o seu trabalho.

7 – Acompanhe as tendências do marketing digital

Além de contratar influenciadores, é importante que você fique por dentro das novidades e de como as redes sociais têm se comportado. Assim, será possível realizar melhores seleções e curadorias de conteúdos.E, para se manter sempre por dentro das novidades quando o assunto é negócios, conheça nosso Guia Tendências 2022.