TikTok App: O que é e como utilizá-lo em sua estratégia de marketing

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A internet se tornou um excelente canal de aquisição e comunicação com os consumidores nas últimas décadas. Isso fez com que a presença no meio digital seja essencial para empresas que queiram conquistar seu espaço no mercado. Entretanto, um dos maiores desafios de adicionar as mídias sociais em sua estratégia organizacional é a transformação constante pela qual esse mercado passa, modificando completamente o comportamento do consumidor, isto é, a forma e o tipo de conteúdo que ele acessa. Até 2019, a métrica de likes era bastante importante no Instagram. Entretanto, com o fim da visualização do número de curtidas, o comportamento do consumidor passou a focar mais no conteúdo do que em sua popularidade. O mesmo acontece com novas plataformas. O TikTok App surgiu em 2016 e já ultrapassou a faixa de mais de 1 bilhão de downloads, tornando-se extremamente popular entre o público jovem.

Essas novidades exigem atenção redobrada às mudanças e uma cultura de constante inovação, a fim de aproveitar as oportunidades disponíveis no mercado e corresponder ao tipo de conteúdo que os consumidores buscam. Neste post, vamos entender por que o TikTok App vem se tornando tão importante e de que forma é possível explorar essa ferramenta para aumentar suas vendas e melhorar seu relacionamento com o consumidor.

Como funciona o TikTok App?

O TikTok App é uma plataforma de vídeos curtos, com limite máximo de 60 segundos cada um, disponível para Android e IOS. Os usuários da plataforma podem editar, gravar e modificar o vídeo da forma que melhor entenderem antes de postar. De modo geral, o foco dos conteúdos tende a apresentar caráter humorístico, embora o formato de dublagem seja bastante popular no App. Além disso, os vídeos de maior destaque costumam viralizar não só na plataforma, mas em outras redes sociais, como Twitter, Instagram e Facebook.

Assim como nas plataformas tradicionais, o TikTok App possui ferramentas de engajamento. Seus usuários podem curtir, comentar e compartilhar as publicações alheias, enviar mensagens diretas, bem como seguir perfis cujo conteúdo acreditem ser interessantes. Entretanto, a plataforma não exige uma conta para que o usuário possa ter acesso aos conteúdos disponibilizados.

O TikTok utiliza inteligência artificial para segmentar os conteúdos de acordo com o consumo e o engajamento dos seus usuários. Afora isso, o uso de hashtags também auxilia no processo de segmentação.

Por que aderir ao TikTok App em sua estratégia de marketing

O grande destaque do TikTok App quando o assunto é marketing envolve a construção de branding e aumento de vendas mediante o marketing de influenciadores. Segundo pesquisa realizada na plataforma, 72% dos usuários seguem influenciadores, e 50% confiam nas recomendações desses.

Isso oferece significativo espaço para a divulgação do seu produto ou serviço por meio dos perfis dessas personalidades. De mais a mais, o investimento em branding que utiliza o canal de outras pessoas no TikTok permite que sua empresa teste o alcance da ferramenta e o quão vantajosa ela pode ser para o seu negócio, antes de estruturar um time novo ou modificar sua estratégia de marketing visando explorar um novo canal de aquisição.

TikTok e o relacionamento com os consumidores

Você pode também, é claro, criar um perfil na plataforma e utilizá-lo para a divulgação de conteúdos e a construção de uma audiência. Para isso, é importante pensar na elaboração de conteúdos dinâmicos, humorísticos e de caráter viral. A ideia é construir memes, gerar peças criativas e que engajem a sua audiência.

Isso faz com que o TikTok App não seja uma rede exatamente voltada para conteúdos fundo de funil, mas para ampliar o engajamento com seus usuários e construir um relacionamento com a sua rede de consumidores. A construção de um branding em uma rede social como o TikTok acaba sendo de baixo custo e com alto potencial de alcance. Outro diferencial é que o App possibilita e muito a elaboração de um brand voice  por meio dos seus vídeos e do conteúdo que você cria, fazendo com que os seus usuários conheçam os valores da sua empresa e se identifiquem com ela, auxiliando no processo de fidelização com a marca.

Cuidado com o público-alvo da plataforma

O TikTok App, hoje, possui mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês, superando redes como Twitter e Snapchat. Entretanto, o nicho que acessa a plataforma é bem específico. Cerca de 41% dos usuários está na faixa etária entre 16 e 24 anos. Além disso, um terço dos usuários é da China, país de origem do aplicativo.

Dessa forma, é importante consultar suas personas antes de investir pesado nessa plataforma e verificar se o seu público se encaixa no perfil de quem consome conteúdo nela. É válido lembrar também que o TikTok é uma rede social relativamente nova e ainda em processo de popularização no Brasil, podendo ampliar seu público e diversificá-lo nos próximos anos.

Como o TikTok App pode aumentar as suas vendas

Embora o TikTok App seja uma rede mais focada para conteúdos de topo e meio de funil, é possível ampliar suas vendas em longo prazo. Isso porque, embora sua audiência possa não estar em momento de compra, é provável que  um dia ela precise do seu produto e, por meio da sua estratégia de engajamento, saiba o que a sua marca oferece e quando poderá recorrer a você.

Além disso, a empresa reconhece que precisa ajustar a parte comercial da ferramenta. Por isso, estão sendo feitos testes para a inserção mais eficaz de anúncios, assim como outros tipos de otimização que facilitaram o sistema de comercialização no TikTok App, que atualmente ultrapassa a marca dos 50 milhões de dólares em compras na plataforma.

Como começar sua estratégia no TikTok App

Em relação a produzir no TikTok App, não são necessários muitos recursos, apenas bastante criatividade. Primeiramente, deve ser criada uma conta. Em seguida, é importante ter um escopo de postagens, com pequenos roteiros de como elas serão geradas e quais seus objetivos. Uma das vantagens do TikTok é que a ferramenta não necessariamente exige que seus produtores de conteúdos sejam experts em edição de vídeo, oferecendo formas de edição facilitadas em sua plataforma.

A fim de construir sua pauta de postagens, aproveitar as tendências da rede é uma boa oportunidade de produzir conteúdos iniciais. Você pode, por exemplo, participar dos desafios musicais que constantemente viralizam na plataforma.

Outra sugestão é você se inspirar em memes e acompanhar as tendências do momento. É possível criar vídeos dublando áudios que viralizaram, compartilhar cenas engraçadas do cotidiano da sua empresa ou da sua equipe, utilizar seus produtos como inspiração e relacioná-los com elementos da cultura pop. Um exemplo interessante envolve os vídeos da dona Silvana, em que o filho dubla áudios da mãe impersonando a progenitora. A empresa Liv Up aproveitou a oportunidade e divulgou seus produtos nos vídeos do rapaz. É importante sempre explorar a veia cômica de uma situação, em busca de fazer com que as pessoas se identifiquem com aquela cena e compartilhem com os amigos.

Uma forma de se inspirar e ter ideias é fazer uma pesquisa com sua audiência em outras redes sociais e verificar se eles utilizam a plataforma. Caso positivo, procure entender qual o tipo de conteúdo eles gostariam de ver. Isso pode oferecer a sua equipe um direcionamento e facilitar o começo da sua estratégia, ajustando-a aos poucos à medida que o seu número de seguidores cresce.

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