Como planejar um evento pode ajudar a atingir as metas do seu negócio
Planejar um evento pode ser complicado, mas os resultados podem ser satisfatórios. Saiba como promover um da sua empresa!
Você já pensou em planejar um evento da sua empresa, aberto para o mercado? Apesar de ser uma ação que envolve vários fatores externos e internos, seu negócio tem muito a ganhar com isso.Com a estratégia certa, seu evento tem a chance de aumentar o reconhecimento de marca e reforçar a sua posição como referência de mercado. A seguir, listamos motivos para planejar um evento da sua empresa, além de dicas para que ele seja um sucesso.
Por que planejar um evento?
Antes de se aventurar no planejamento do evento, veja se as vantagens envolvidas nesse tipo de ação se alinham com os objetivos do seu negócio. Confira:
Colocar seu negócio em destaque
Todos gostam de um bom evento. Devemos considerar que, se for um circuito de palestras ou algo que ofereça conhecimento, a participação certamente será positiva para as próprias pessoas.Assim, você ganha respeito e destaque no mercado, firmando-se como autoridade. Em vez de apenas realizar o networking, comparecer e distribuir cartão de visita nos eventos, você pode fazer a própria ação e divulgar a sua marca.
Pauta de divulgação
Ao planejar um evento, você tem a oportunidade de fomentar seus canais de divulgação. Você pode divulgá-lo nas redes sociais, no site, no blog e em toda a sua presença online. Isso sem mencionar a divulgação offline, que pode contar com outdoors e flyers, por exemplo.Assim, você gera reconhecimento de marca, tendo uma pauta interessante para as pessoas.
Novos contatos
Quando realizam a inscrição para o seu evento, as pessoas precisam deixar algum tipo de contato. Assim, você aumenta a sua base de e-mails e números de telefone.Use-os, por exemplo, em sua estratégia de e-mail marketing. (colocar aqui link para post que ainda não foi publicado sobre e-mail marketing).A oportunidade desse aumento de lista pode gerar consequentemente novos clientes e novas parcerias.
Amostra do seu trabalho
Como costumam ser bem relacionados ao seu produto ou serviço, os eventos de negócio são uma oportunidade de oferecer às pessoas “um gostinho” do seu trabalho. É por isso que você atrai mais clientes: eles ficam mais confiantes depois de conhecer melhor o que você está colocando à disposição.
Dicas para planejar um evento de negócios
Agora que você sabe quais são as vantagens, confira abaixo algumas dicas para planejar o seu evento. Não se esqueça de que você também pode contar com a ajuda de profissionais promotores de evento.
Pré-planejamento
Antes de começar a planejar, é importante saber quais são os objetivos da ação. Pode ser aumentar o número de clientes, educar seu público, criar buzz. Ou pode até mesmo ter todas essas intenções!Seja como for, tenha em mente os resultados esperados antes de iniciar o processo. Afinal, é preciso pesar a quantidade de trabalho, o investimento e o retorno. Junto a isso, tenha uma lista de métricas que serão monitoradas antes, durante e depois.Dessa maneira, você pode avaliar a performance e examinar o que dá e o que não dá certo. Se o evento tiver sucesso, compare as métricas ano a ano e veja seu evento crescendo!É importante também conhecer o público-alvo. Você promoverá algo mais focado em seus clientes e potenciais clientes? Ou para pessoas do mercado (?) Isso ajuda a planejar a programação e a divulgação.
Pré-evento
Depois de traçar o pré-planejamento, é hora de pensar na divulgação. Procure aplicar uma estratégia que abrace todos os canais possíveis. O ideal é também ter uma identidade visual própria do evento.
E-mail marketing
Defina e-mails de divulgação com bastante antecedência. Varie os tipos de mensagens, fazendo chamadas para inscrição e falando sobre os palestrantes, por exemplo. Outra dica é lembrar as pessoas de datas, horários e locais, aumentando o comparecimento.
Redes sociais
Dedique-se para realizar uma estratégia de divulgação nas redes sociais que seja a cara do seu público. Se você acredita que as pessoas usam muito o Instagram e o Twitter, por exemplo, não deixe de criar uma hashtag própria. Se houver orçamento, faça anúncios pagos, segmentados para a região e de acordo com o interesse.Confira nossos posts sobre redes sociais para aprender mais sobre isso e realizar uma boa divulgação do seu evento:
- Guia inicial do Facebook para pequenas empresas
- Estar no Instagram vale a pena? Confira 6 dicas para pequenas empresas
- LinkedIn para empresas: 6 dicas para impulsionar seu negócio na plataforma
Site e blog
Você não precisa depender apenas das plataformas de redes sociais para divulgar o seu evento online. Realize ações também no seu site e no blog: escreva posts, peça aos palestrantes que escrevam também, insira CTAs, pop-ups, etc.Você também pode fazer parcerias e escrever guest posts em outros blogs. Não se esqueça também de negociar com sites de evento, como a Sympla e o Eventbrite.
Assessoria de imprensa
Se estiver ao seu alcance estrutural e financeiro, pense em contratar uma assessoria de imprensa com o propósito de realizar a divulgação do seu evento na mídia.
Durante o evento
Quando o grande dia chegar, o trabalho não se encerra. Pelo contrário: é hora de entregar o que a programação prometeu e realizar uma divulgação que aumente ainda mais o reconhecimento da marca.Afinal, as pessoas que não compareceram podem ficar sabendo que o evento foi um sucesso e queiram se inscrever para o ano vindouro. Algumas ideias:
Tweets
O Twitter é uma ótima rede social para falar de eventos ao vivo. Você pode deixar responsáveis postando com a hashtag oficial e interagindo com as pessoas que estão comentando sobre ele .É muito comum que os participantes reportem problemas durante o evento; por isso, é muito importante cuidar para que alguém ouça todos.
Ao vivo
Várias plataformas hoje possuem formatos de transmissão ao vivo – dentre elas, Facebook e Instagram. Para as pessoas que não estejam presentes ao evento, é interessante transmitir o que estiver rolando – assim, elas têm uma ideia de como está sendo e podem pensar em se inscrever no ano seguinte.
Pós-evento
Espere, o trabalho ainda não acabou! Não deixe de guardar e já deixar selecionado todo o material produzido antes e durante o evento. Fotos, vídeos e outros itens podem ser utilizados para a divulgação da próxima edição.Além disso, é interessante realizar pesquisas de satisfação com os participantes e atentar para o que eles apontaram.Viu só? Com algumas ações, você é capaz de realizar um evento de sucesso e aumentar ainda mais o reconhecimento e a referência da sua marca. Confira outro post que também pode ajudá-lo a impulsionar seu negócio:MARKETING DIGITAL É IMPORTANTE? SAIBA O QUE ELE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA