Em 2017, o LinkedIn atingiu a marca de 500 milhões de usuários (29 milhões no Brasil) e 9 milhões de empresas ativas. O conteúdo produzido também é expressivo: são 100 mil artigos publicados semanalmente.
A plataforma nasceu com a intenção de ser uma rede social exclusiva para relações profissionais, mas hoje é mais do que isso. Por lá, você pode fortalecer sua marca, aplicar ações de marketing e vendas e ainda realizar recrutamento e seleção.
Mas, antes de criar uma página e começar a postar, acompanhe nossas dicas e compreenda quais tipos de conteúdo são ideais para o LinkedIn. Assim, você pode utilizar a plataforma de forma eficiente.
#1 Crie conteúdo específico para o LinkedIn
O LinkedIn é essencialmente uma rede social voltada para o trabalho, com foco principal em recrutamento e desenvolvimento profissional. Criar uma company page (página de empresa) vai ajudá-lo com essas duas coisas.
Mesmo que se trate de uma rede social de nicho, porém, ela ainda pode fazer parte do seu planejamento de marketing. É bom lembrar que o tipo de conteúdo e provavelmente o tom de voz serão diferentes do que aqueles praticados em outras redes, como no Facebook e no Instagram.
Além das company pages, você pode utilizar os grupos do LinkedIn e interagir com outras pessoas do mesmo setor. Sua estratégia, de forma geral, deve se concentrar em torno da sua indústria e em como seu negócio pode contribuir com a comunidade.
A seguir, vamos oferecer algumas dicas práticas para criar o seu perfil e a company page, além de informações sobre as outras funcionalidades do LinkedIn para empresas.
#2 Crie uma company page
Visando a ter presença no LinkedIn para empresas, o primeiro passo é criar uma página. Assim, você vai poder postar conteúdos, e os colaboradores podem linkar em seus perfis, na informação “cargo atual”.
Vamos aos passos:
● Conheça sua audiência: antes de criar, procure compreender quem são os clientes e os parceiros os quais você procura impactar.
● Crie a company page: para começar a criar uma página, vá até o menu “Soluções” na barra superior direita e clique em “Criar Company Page”. Depois, basta inserir seu logotipo, o banner e a descrição.
● Seja encontrado: para que as pessoas encontrem sua empresa no LinkedIn, adicione especialidades, links e descrições do seu propósito. Não deixe também de conectar a página ao seu site, ao blog e a outras redes sociais.
#3 Impulsione a company page
Existem algumas formas de fazer sua empresa ser mais vista no LinkedIn. Confira:
● Engaje os colaboradores: seus talentos são os melhores evangelizadores da marca. Encoraje-os a colocar a companhia como trabalho atual, tornando-os seguidores automaticamente. Assim, clientes, parceiros e fornecedores podem ter acesso aos “rostos” da companhia, bem como às credenciais de cada um.
● Traga seus clientes: seus consumidores atuais sabem o valor que você oferece. Crie fóruns para que eles compartilhem suas experiências e sugira que eles sigam a sua company page.
● Demonstre valor: para cultivar uma audiência de valor, crie conteúdo relevante. Cada post deve refletir as ideias da companhia e focar em informações atuais sobre a indústria.
● Poste com frequência: assim como nas outras redes sociais, o seu LinkedIn precisa de consistência e frequência. Segundo o próprio site, companhias postam cerca de 20 vezes ao mês para atingir 60% da audiência.
● Varie os formatos: variar os tipos de conteúdo da página pode aumentar o engajamento. Por isso, trabalhe com fotos, vídeos, links e apresentações do SlideShare.
#4 Trabalhe bem o seu perfil
Como o LinkedIn é uma rede social para profissionais, o seu perfil pode ser parte do branding da empresa. Por isso, confira algumas dicas:
● Tenha uma boa foto de perfil: a fim de se mostrar amigável às outras pessoas, coloque um rosto junto ao seu nome. Segundo o próprio LinkedIn, membros com fotos de perfil recebem 14 vezes mais visualizações do que aqueles que não as têm.
● Utilize bem a descrição: logo após a foto de perfil, a descrição é a primeira coisa que as pessoas veem quando entram no seu perfil. Utilize a área para falar direto com a sua audiência, incluindo frases e palavras-chave.
● Conte sua história profissional: no restante do perfil, procure contar o máximo que puder sobre sua experiência profissional. Quanto mais o perfil estiver completo, mais será encontrado.
● Ofereça exemplos: nada melhor do que colocar amostras do seu trabalho para que as pessoas entendam o que sua companhia faz. Por isso, preencha o perfil com links, imagens, vídeos, etc.
● Crie uma rede de recomendações: procure trocar recomendações com os colaboradores da sua empresa, demonstrando como vocês acreditam no trabalho um do outro.
#5 Atraia os candidatos certos
O LinkedIn para empresas tem outra funcionalidade que só ganhou força nos últimos anos: o recrutamento. Por lá, você pode postar as vagas abertas (confira os preços), e a própria rede social vai impulsionar para quem atende aos requisitos.
Mais algumas dicas:
● Pesquise antes de recrutar: caso deseje recrutar talentos para um papel novo na empresa, você pode pesquisar dentro da própria plataforma. Procure observar pessoas que tenham um cargo parecido e ajuste isso às suas necessidades. Depois de definir, ainda é possível filtrar e observar quantos candidatos são elegíveis para a posição. Se o número for muito pequeno, talvez não valha a pena postar por lá, mas encontrar outras formas de recrutar.
● Escreva uma boa descrição: procure definir bem o tipo de candidato que você procura. Quanto mais informações, melhor. O LinkedIn para empresas vai mostrar a vaga para candidatos na sessão “Vagas que podem interessar”, além de e-mail e feed de atividades.
● Entre em contato com candidatos: mesmo que as pessoas ainda não se tenham candidatado, o LinkedIn dá a opção de listar candidatos possíveis para que você possa entrar em contato com eles.
● Utilize os grupos: novamente, os grupos ganham destaque. Recrutadores podem observar os membros mais ativos e identificar pessoas que atendam aos critérios e são experts em suas áreas.
#6 LinkedIn para empresas: fortaleça sua marca
Existem muitas opções dentro do LinkedIn para quem deseja impulsionar um negócio. Basta encontrar o tom de voz e a frequência certos para que sua empresa tenha muito a ganhar com a rede social.
Se você deseja fortalecer sua marca e estar mais presente na vida dos profissionais, não deixe de participar do LinkedIn!
Confira também outros conteúdos sobre marketing para empreendedores: